quinta-feira, julho 02, 2015

Geraldo Júlio fala sobre políticas públicas no Ponto a Ponto hoje (2)

O prefeito do Recife é entrevistado por Mônica Bergamo e Antonio Lavareda
 
As políticas públicas para os principais problemas das grandes cidades são o tema do Ponto a Ponto desta quinta-feira (2), às 22h, na Band News. O entrevistado é o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), que conhece bem o assunto. Antes de ser eleito, ele atuou como servidor público no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e é especialista em Gestão Pública. A entrevista é mediada pela jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda.

De acordo com pesquisa do CNI-Ibope, em novembro de 2012, os principais problemas das capitais brasileiras são: 43% responderam saúde; 39%, segurança pública; 28%, educação; 17%, calçamento de ruas e avenidas e, por último, 12% elencaram a geração de empregos.

O prefeito Geraldo Júlio entende que, para enfrentar essas dificuldades nas cidades, é preciso estar atento às questões da revisão do Pacto Federativo. "O prefeito, hoje, para fazer uma creche, um posto de saúde ou uma praça ou calçar uma rua de 200 metros, só faz se for com recursos de Brasília. A gente precisa fazer com que os recursos fiquem onde quem tem a responsabilidade de fazer, nos municípios, estados e União, conforme a Constituição de 1988. O Brasil precisa desonerar a União de questões locais, deixar os Estados cuidarem das questões regionais e os municípios cuidarem das suas obrigações, mas com recursos", afirmou.

O prefeito também falou sobre o fim da reeleição, aprovado na Câmara para mandatos executivos. "Cinco anos de mandato são suficientes para a execução de um programa de governo. Um pensamento estratégico de longo prazo e mandatos de cinco anos seriam o melhor modelo para o país". Sobre a redução da maioridade penal, tema amplamente discutido na sociedade, o prefeito disse ser contra. "Acredito que a gente precisa suprir as deficiências no processo de ressocialização e reintegração desses jovens", argumentou.

As reprises do programa são sempre na sextas-feiras, às 3h; sábados, às 17h e meia-noite, e domingo, às 14h e 23h30.

SL.MCI Comunicação
Foto: Thiago Coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário