quinta-feira, junho 25, 2015

Frases do dia 25/06/2015: Coletânea IHU Online


Sinal dos Tempos

“Lula não falou muito, mas disse quase tudo. Tem em torno de uma hora a soma das três ocasiões, de quinta-feira para cá, em que desnudou a presidência de Dilma e o governo, a realidade dramática do PT e sua própria situação política. Mas não incluiu sinal algum da motivação de tanta e tão inesperada franqueza. Apesar disso, o interesse aqui de fora voltou-se para a motivação, com variada especulação entre a justificável e a de oportunismo achincalhante. Sinal dos tempos, diriam no passado, o teor das considerações de Lula está deixado à margem” – Janio de Freitas, jornalista –Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Padres e artistas da política

“Lula mostrou que a cabeça política está em forma. A escolha de uma reunião com padres para lançar sua saraivada de verdades dolorosas foi muito hábil. Era uma conversa fechada, em que podem ser ditas coisas especiais, não era um ataque público a Dilma, ao governo e às condições do PT. E também era uma conversa previsível e facilmente vazável, tornando público o que conviria sê-lo sem o ser. Vazou, paciência, isso acontece --poderia dizer. Mais tarde, fez complementos justificados pela abertura pública dada às reflexões anteriores. Técnicas de Getúlio, Tancredo, Jânio, Adhemar, dos artistas da política” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Intenções

“Mas é certo que (Lula) tem intenções, ou não abriria essa fase de franquezas inconvencionais para um político do seu nível” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Trégua

“Preocupado com as críticas de Lula a Dilma Rousseff, o Planalto procurou o ex-presidente. Edinho Silva (Comunicação Social) se encontrou nesta quarta com o petista, em São Paulo” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Mulher sapiens

“Assessores querem dar a Dilma um diagnóstico preciso sobre os motivos da irritação de Lula” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Tudo conspira

“A prisão do empreiteiro Marcelo Odebrecht e as más notícias na área econômica deram impulso às conversas sobre um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff, ou de alternativas que no mínimo diminuam seu poder. Antes restritas à oposição, e adormecidas nos dois últimos meses, elas agora correm soltas entre parlamentares, ministros e lideranças do PMDB” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Você Amanhã

“A prisão de Odebrecht, financiador de campanhas de praticamente todos os partidos e amigo pessoal de diversos políticos, seria um sinal de que Dilma perdeu de vez o que peemedebistas chamam de "controle" da situação: se o empreiteiro foi preso, com argumentos considerados "frágeis", qualquer um no país pode ser detido também, e a qualquer momento. Boa parte dos líderes do partido está sob investigação” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Alta costura

“A casa de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, virou um dos centros de reunião dos que passaram a defender, depois da prisão de Odebrecht, uma "saída" para a situação, que definem como "grave". As ideias discutidas, no entanto, são consideradas complexas e de difícil viabilização” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Ranking

“O impeachment, por exemplo, não agrada ao presidente do Senado. Ele está em rota de colisão com o vice-presidente Michel Temer, que substituiria Dilma. Outra alternativa ventilada seria a implantação do parlamentarismo no país, sem que Dilma perdesse o mandato, mas, sim, o poder. E uma terceira, a saída da presidente e do vice, com a convocação de eleições, é considerada a mais traumática de todas” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

As voltas que o mundo dá

“Amigo de Lula de longa data, Frei Betto lamentava, ontem, que só agora o ex-presidente reconheceu que o PT “perdeu um pouco a utopia e hoje só em pensa em cargos”. Em 2004, Betto escreveu o livro “Calendário do poder”, sobre sua passagem como assessor de Lula, quando cuidou do natimorto Fome Zero. Na obra, afirmou que o PT trocou “um projeto de Brasil por um projeto de poder” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 24-06-2015.

Pecador arrependido...

“Outro, digamos, dissidente, o ex-deputado Paulo Delgado, um dos fundadores do PT, diz que também fica contente em saber que Lula, “que vivia em pecado”, voltou a valorizar a “virtude” dos velhos tempos”

“Não entendi!”

“Eu não entendi muito as falas dele (Lula)! Não é muito bom ele falar isso! Eu não estou entendendo! Estranho!” - Jaques Wagner, ministro da Defesa, perplexo, como outros petistas, com as recentes declarações do ex-presidente Lula – O Globo, 24-06-2015.

A luta pelo poder

“É grande a irritação do presidente Lula com os ministros Aloizio Mercadante e Miguel Rossetto, quadro da tendência Democracia Socialista. Os lulistas dizem que a esquerda da legenda quer usar a crise para assumir o comando do PT” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 24-06-2015.

Abismo cultural

“Nos últimos dois anos, a Globo cancelou a "Sessão da Tarde" apenas três vezes. A primeira delas foi em julho de 2013, quando as manifestações que sacudiam o Brasil atingiram o ponto de ebulição e mereceram cobertura ao vivo. A segunda foi em agosto do ano passado, quando o presidenciável Eduardo Campos morreu num acidente aéreo em Santos. E a terceira foi nesta quarta-feira (24), quando morreram o cantor sertanejo Cristiano Araújo e sua namorada Allana Moraes num acidente automobilístico no interior de Goiás” – Tony Goes, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Abismo cultural 2

“Sua morte (Cristiano Araújo) também serviu para revelar que o Brasil está ainda mais dividido do que se pensava. Enquanto alguns se desesperaram com a notícia, outros escutaram o nome do intérprete de "Bará Berê" pela primeira vez. Não é só na política que existe um abismo a nos separar. Nossa cultura também está se fragmentando: alguém pode se tornar um fenômeno para um enorme segmento, e passar quase despercebido para outro” – Tony Goes, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-06-2015.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário