segunda-feira, março 16, 2015

Frases do dia 16/03/2015: Coletânea IHU Online


Incapacidade de entender o que está acontecendo

“Quem conversa com os assessores de Dilma Rousseff sente que o problema no momento parece ser a grande incapacidade do Palácio do Planalto de reconhecer o que está se passando na sociedade. E, em seguida, ter presença de espírito para fazer algum tipo de autocrítica para reconquistar uma parte da confiança perdida entre os brasileiros” –Fernando Rodrigues, jornalista – Portal Uol, 15-03-2015.

“Nada funciona”

“O país passa por um momento curioso do ponto de vista sociológico. A demonstração de indignação se transformou quase numa forma de relacionamento social. Os amigos vão ao restaurante, o garçom demora para atender e em segundos alguém está falando alto: “É um absurdo. O Brasil não dá mais. Nada funciona”. Pode-se gostar ou não dessa atitude, mas cenas assim estão se tornando cada vez mais comuns” – Fernando Rodrigues, jornalista – Portal Uol, 15-03-2015.

Tessitura

“Goste ou não dos manifestantes, o governo Dilma às vezes demonstra não entender que a tessitura do grupo que foi às ruas neste 15 de março é muito semelhante à das massas que fizeram as Diretas-Já e o impeachment de Collor. Sem uma reação melhor do que a entrevista dos ministros Rossetto e Cardozo será difícil a presidente Dilma se recuperar politicamente” – Fernando Rodrigues, jornalista – Portal Uol, 15-03-2015.

Good cop...

“A dicotomia nas falas de José Eduardo Cardozo e Miguel Rossetto após os protestos foi proposital. O titular da Justiça se dirigiu aos que foram às ruas” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.

...bad cop

“O "script" do secretário-geral da Presidência era manter a mobilização dos eleitores de Dilma e garantir que resistam às manifestações pró-impeachment” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.


Em campo

“O PT contratou institutos de pesquisa qualitativa para irem às manifestações de sexta-feira e domingo para colher opiniões sobre o governo e o partido” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.

Contágio

“O PT se preocupou com a grande quantidade de faixas, cartazes e camisetas contra Lula. Petistas avaliam que a blindagem ao ex-presidente não está resistindo à deterioração da imagem de sua sucessora” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.

Cacofonia

“O Ibope analisou, a pedido do Twitter, 609 mil tuítes sobre os protestos contra o governo desde 1º de março até o início da tarde de domingo. Pela análise, 40% das postagens faziam referência ao impeachment de Dilma” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.


Por região

"Dos tuítes sobre impeachment, 49,6% foram postados a partir do Sudeste, 17,9% vieram do Sul, 16,6% do Nordeste, 8,7% do Centro-Oeste e 7,2% do Norte” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.

Ida e volta

“Os partidos políticos envolvidos no escândalo da Operação Lava Jato podem ser obrigados a responder financeiramente pelos prejuízos causados à Petrobras, caso se comprove que eles receberam mesmo propina. A tese jurídica começou a ser debatida entre envolvidos nas investigações” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.

Fim da linha

“A ideia, no entanto, é polêmica. No limite, ela poderia significar o fim de algumas legendas, que não teriam recursos para arcar com pesadas multas. Os valores envolvidos no escândalo já foram estimados em centenas de milhões de dólares” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.

Suspeição geral

“Todos estamos sob suspeição por termos sido eleitos por um sistema com custo altíssimo de campanha e financiamento feito privadamente” - Cristovam Buarque, senador - PDT-DF – O Globo, 15-03-2015.

Ruminar é preciso

“Estudar filosofia é mais parecido com a atividade de ruminar um texto (como faziam os monges no início do cristianismo e ainda o fazem), lendo-o atentamente e várias vezes, procurando nele "seu próprio texto", do que simplesmente defender um doutorado. A burocracia mata tudo, inclusive a filosofia” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 16-03-2015.

Liberdade de expressão

“O Tribunal de Justiça do Acre deu ganho de causa ao recurso da TV Globo contra a sentença que condena a emissora a pagar uma indenização no valor de R$ 80.000 a Gilson Pescador. Ex-padre militante em Xapuri no final dos anos 1980, Gilson alegou ter sofrido danos em função do personagem Padre Cláudio da minissérie “Amazônia - De Galvez a Chico Mendes”, de Gloria Perez, ter sido “inspirado em sua história de vida sem autorização” - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 16-03-2015.

Bem-vindo ao Rio

“Um casal inglês, em visita ao Rio no fim de semana passado, pediu aquele serviço Uber, que é tipo um táxi, para ir a um jantar. Minutos depois, o motorista mandou mensagem avisando que iria se atrasar, pois estava... num tiroteio. Uma carioca, que esperava o casal, disse ao gringo: o “traffic” (que, em inglês, quer dizer tanto tráfico quanto trânsito) do Rio anda assustador” - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 16-03-2015.

O cara de pau

“Um carioca procurou a Ouvidoria do Palácio Guanabara pedindo ajuda para fazer uma correção em sua carteira de motorista. Disse que a data de nascimento estava errada. Um funcionário foi averiguar o caso e descobriu que a habilitação era... falsa” - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 16-03-2015.

Infiltação

"Já chega de infiltração de capitalista no governo. Não aceitamos a infiltração de um tal de [Joaquim] Levy" – João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST – Folha de S. Paulo, 14-03-2015.

Saia do palácio, Dilma!

"Não podemos fazer ajuste às custas do trabalhador. A crise que o Brasil vive é culpa dos capitalistas. Não aceitamos a redução do direito da classe trabalhadora. Dilma, saia do palácio e venha para rua ouvir os trabalhadores" – João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST – Folha de S. Paulo, 14-03-2015.

Povo na rua

“É ilusão esperar que o Congresso faça a reforma. Queremos Assembleia Constituinte para esse país. Uma Assembleia que vá ouvir o povo na rua. Dez empresas brasileiras elegeram 70% do Parlamento. Temos bancada ruralista, da Vale, do Bradesco, do Itaú e da puta que o pariu, e não do trabalhador" – João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST – Folha de S. Paulo, 14-03-2015.

Sem Mercadante

“O que se diz na Esplanada é que Lula vetou a participação dos ministros Aloizio Mercadante e Miguel Rossetto no encontro que teve com Dilma terça passada. Os dois ministros esperaram sentados pelo fim da reunião” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 14-03-2015.

Calma, padre!

“Do padre José Roberto, na igreja N. Sª. da Ressurreição, no Rio: “Pessoas normais não matam e não roubam. Quando Deus fez o mundo, a exceção foi o Brasil. É só a gente passar pelas bancas e ver as primeiras páginas dos jornais” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 14-03-2015.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário