19 setembro 2014

Estudantes participam de peixamento realizado pela SEAF em Recife

 Pernambuco é o único estado do Nordeste que vem fazendo peixamento nos açudes

Cerca de 50 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, puderam acompanhar de forma representativa, o trabalho de peixamento que é executado no estado dePernambuco pela Secretaria de Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF). A ação foi realizada na manhã de ontem (18), no Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife – o museu foi criado com base na vida e obra do cantor e compositor, Luiz Gonzaga e do Sertão.

Durante o evento, os alunos participaram de uma palestra com o engenheiro de pesca da SEAF, Roberto Maurício e o produtor de peixe, José Bonifácio que explicaram todo o trabalho de criação dos peixes, as técnicas usadas para que eles sobrevivam e possam reproduzir, e sua importância. Em seguida, todos auxiliaram no peixamento, feito no reservatório de água que cruza o museu representando o rio São Francisco. Em Pernambuco, o rio passa por 10 municípios: Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Floresta, Petrolândia e Jatobá.

Pernambuco é o único estado do Nordeste que vem fazendo peixamento nos açudes e tem previsto para até o final desde ano, a distribuição de 2,5 milhões de alevinos (peixes recém saídos do ovo). “Nosso trabalho é feito em cima de resultados, tanto social quanto econômico. Estamos cada vez mais aumentando o número de peixamento, visto que a ação melhora a qualidade da água”, explicou o secretário de Agricultura, Aldo Santos.

Assessoria de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Sindicato denuncia uso da Compesa na campanha de Paulo Câmara


Urbanitários divulga nota afirmando que direção da companhia promoveu reunião na Estação de Pirapama para promover candidato

O Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, entidade que reúne mais de 10 mil trabalhadores no Estado, denunciou nesta sexta-feira (19) o uso das instalações da Compesa em favor da campanha eleitoral dos candidatos do PSB, Paulo Câmara, Fernando Bezerra Coelho e Marina Silva. O uso eleitoral da empresa estatal, segundo a direção do Sindurb/PE, foi feito pela própria direção da Compesa.

O presidente da entidade, Jose Gomes Barbosa, condenou o que chamou de abuso de poder. Nesta sexta-feira, a direção da empresa estatal promoveu uma reunião com os candidatos do PSB no auditório da Estação de Tratamento de Água de Pirapama, e funcionários da companhia, visando pedir votos e gravar o guia eleitoral.

Veja abaixo a nota divulgada pelo Sindurb/PE:

Marina promete aumentar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública


A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje (19) que, se eleita, aumentará os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Ela explicou que não pretende criar um ministério para cuidar da área de segurança pública e sim estabelecer parcerias com os governos locais para combater a violência de forma integrada.

“Vamos ampliar, sim, os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para, em parceria com os governadores, dar uma resposta à altura – não é questão de criar um ministério, é como fazer para que se tenha, de fato, uma visão integrada do problema da segurança pública”, disse, em entrevista coletiva, em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde fez comício.

Marina disse que vê o Programa Pacto pela Vida, desenvolvido na gestão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em agosto, como exemplo de combate à criminalidade. “Nossa proposta é o Pacto pela Vida, que foi feito em Pernambuco e reduziu a violência de um modo geral, mas também a violência policial”, destacou.

Marcos Cavalcanti destaca papel do professor na era da informação em duas palestras


Hoje (19) foi o último dia do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, realizado no Centro de Convenções e Chevrolet Hall, em Olinda. Um dos destaques da programação foi Marcos Cavalcanti, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

O papel do educador em meio ao mundo de informações

Em um mundo de facilidade ao acesso da informação, em que os alunos têm a possibilidade de saber novidades antes do professor e estarem mais informados acerca de determinado tema, se faz necessário repensar o papel do professor. Na palestra “Pra que escola no mundo das redes sociais e do Google?”. Marcos Cavalcanti afirma que o papel do educador atualmente é o de provocar. É preciso que se tenha a consciência de formar os alunos para o presente, pois a mentalidade atual despreza a velocidade com que as formas de se relacionar com o conhecimento mudaram. “O professor e a escola como meros transmissores de educação estão com os seus dias contados”, alerta Cavalcanti.

Marcos Cavalcanti faz uma comparação com índios e caciques: hoje em dia os índios não precisam mais do intermédio dos caciques para se comunicar – agora os índios se comunicam entre si. Mas então, qual seria a função do professor neste meio aparentemente completo e blindado de informações? Resposta: o professor tem o papel de filtrar e selecionar qualitativamente estas informações, de modo a questionar a credibilidade de esta ou aquela fonte de informação. O professor se configura como o guia que conduza a multidão, sem esquecer de qualificar-se como parte integrante deste mundo informatizado.

Escritório do IPA é inaugurado em Trindade, no Sertão do Araripe


Foi inaugurado ontem (18), o escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Trindade, Sertão do Araripe. A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura, Aldo Santos, o secretário executivo de Agricultura, Guilherme Gondim, o presidente do IPA, Genil Gomes e o prefeito da cidade, Everton Costa.

O escritório foi construído em um terreno doado pela prefeitura. Para Aldo Santos, é importante existir essa parceria entre os municípios e o estado. “Essa não é uma obra de concreto, é um prédio que vai trazer a possibilidade de melhorar a vida de muitos sertanejos. É fundamental que o município trabalhe junto com estado, é assim que avançamos. Vamos continuar juntos nessa parceria”.

Segundo a gerente regional do IPA, Marlene Rezende, cerca de 589 agricultores familiares são atendidos anualmente. A meta é chegar até dezembro assistindo a 750 agricultores. “Falar do IPA é uma alegria, pois se hoje tenho orgulho de ser agricultora familiar e apicultura, devo ao trabalho de assistência do IPA", disse a moradora do Sítio de Caco Verde II, Iracema Maria.

“Como dizia o ex-governador, Miguel Arraes: o tamanho da obra é o tamanho da mudança na vida das pessoas”, cravou Santos.

Assessoria de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

'Seca - A Velha História', artigo de Francisco Parente de Carvalho


Quase todos os problemas do Nordeste brasileiro são atribuídos às adversidades climáticas, à ausência ou à escassez das chuvas, conforme os meios de comunicação informaram recentemente com a visualização de um período com poucas chuvas ou ocorrência de uma seca no corrente ano. Não se podem negar os graves impactos sociais, econômicos, ambientais e psicológicos causados pela seca. Quando ela ocorre, os nordestinos observam impotentes suas lavouras morrerem, seu gado definhar, os rios e açudes secarem, ocasião em sua “tragédia” é exibida em vários meios de comunicação para todo o Brasil e para outros países.

Na ocasião, os poderes públicos, então, se manifestam anunciando, nos mesmos órgãos de imprensa, medidas que serão tomadas para combater a carência de água, projetos que serão executados a médio e longo prazo, e a liberação de verbas que serão destinadas à distribuição de alimentos, água, remédios, etc.

E, a cada nova estiagem, a cada nova “calamidade pública” esse procedimento se repete, mas não soluciona o problema. Na próxima seca tudo será igual ou pior, dependendo da sua intensidade e duração. A seca faz parte da história do Nordeste brasileiro. Tem sido registrada desde o século XVIII, porém, durante e a partir do Brasil Império, entre 1877 e 1899, ocorreram dezenas de grandes estiagens.

Oliveira Canindé é o novo técnico do Santa Cruz

Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

O técnico Oliveira Canindé vai comandar o Santa Cruz na Série B do Brasileiro. Ele acertou o contrato, nesta tarde de sexta-feira (19/9), no lugar de Sérgio Guedes, que se desligou do clube na quinta-feira (18). O novo comandante coral tinha o desejo de dirigir o time logo neste sábado (20), contra o Icasa, às 16h10, no Arruda, mas irá acompanhar o jogo do camarote da diretoria. Assim, no gramado estará mesmo o assistente técnico Adriano Teixeira, que comandou o treinamento na manhã desta sexta, ao lado de Everaldo Pierrotti, que concordou com a sua permanência, mesmo com a saída de Guedes.

Para acertar a sua vinda, Oliveira Canindé abriu mão de trazer o seu assistente e um preparador físico. Esta foi uma condição da diretoria tricolor para definir o contrato até o final da temporada.

No entanto, a sua apresentação oficial está marcada para a manhã da próxima segunda-feira (22), quando vai comandar o seu primeiro treinamento para a estreia contra o Oeste, na terça-feira (23), em casa.

O novo técnico coral, Oliveira dos Santos Lopes, cearense da cidade de Canindé, foi atleta profissional na década de 1980. Ele atuou pelo Ceará, Fortaleza, São Bento de Sorocaba, Figueirense e Marcílio Dias. Como treinador, iniciou a carreira no Limoeiro-CE, em 2004. Na profissão só dirigiu clubes do Nordeste. Um deles o Guarany de Sobral, campeão da Série D de 2010. O destaque veio com o título da Copa do Nordeste, em 2013, à frente do Campinense. Começou a atual temporada no CSA. Em seguida foi para o América-RN, conquistou o título potiguar, mas após alguns tropeços na Série B, terminou deixando o cargo, principalmente devido as derrotas na Arena das Dunas, em Natal.

Jornal do Commercio

Fernando e Elias fazem caminhada porta a porta em Jaboatão

Foto: Rafael Medeiros

Acompanhado pelo prefeito Elias Gomes e várias lideranças de Jaboatão, o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), realizou, nesta sexta-feira (19), uma caminhada pelo bairro de Dois Carneiros. A mobilização faz parte da estratégia de campanha da Frente Popular para reforçar a presença do socialista na Região Metropolitana do Recife, área onde o postulante a senador mais cresceu nas últimas pesquisas eleitorais.

Durante o trajeto de quase 2 Km de caminhada porta a porta, Fernando foi apresentado pelo prefeito de Jaboatão a vários moradores e comerciantes de Dois Carneiros. Ao conversar com a população, o candidato a senador garantiu que irá se empenhar para viabilizar novos empreendimentos para a cidade. “Como secretário de Desenvolvimento Econômico, pude trazer empreendimentos das áreas logística, industrial e a uma empresa que constituirá um polo farmacêutico. Quero continuar ajudando Elias nesse processo de resgate e fortalecimento de Jaboatão.”

Ao justificar o apoio ao candidato da Frente Popular, Elias Gomes ressaltou a participação decisiva de Fernando no comando do Ministério da Integração Nacional para liberar cerca de R$ 100 milhões em obras para Jaboatão. “Fernando foi responsável por trazer recursos para a recuperação da orla e também para importantes obras de contenção nos morros, pavimentação e drenagem da periferia. Precisamos elegê-lo para trazer mais investimentos e ser o representante de Jaboatão no Senado Federal.”

Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia: Prefeito Lourival Simões entrega novo fardamento para Guarda municipal




Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (19), no auditório do Centro Cultural de Petrolândia, o Prefeito Lourival Simões (PR) realizou a entrega do novo fardamento para os 65 integrantes da Guarda Municipal. Além de proporcionar mais conforto e comodidade aos guardas, o renovado uniforme facilita a visualização e identificação dos servidores pela população.

Também acompanharam o evento, o Secretário Executivo de Segurança Cidadã Fábio Herbert, e os Coordenadores da GM, Carlenildo, Márcio e Sandro.

Cada componente da GM recebeu um kit composto por 02 calças, 03 camisas (duas azuis e uma branca), 01 cinto, 01 cintona, 01 boné, 01 torçal, e 01 coturno.

"Apesar do atraso, estamos realizamos hoje a entrega de kits de novos uniformes para a nossa Guarda Municipal, sendo tudo da melhor qualidade", disse Lourival Simões, que aproveitou a ocasião para relatar os arrochos financeiros e a gravidade da situação econômica das prefeituras em todo o Brasil.

A Guarda Municipal de Petrolândia trabalha em regime de plantão, oferecendo suporte na maioria dos festejos populares, eventos culturais, no controle do trânsito durante as feiras livres, operação de proteção aos banhistas e aos turistas em eventos na Orla Fluvial, apoio no Hospital Municipal, PSFs, CAPS, no trabalho de guarda patrimonial, e em outros locais onde se faz necessário resguardar a ordem e a segurança das pessoas e do patrimônio público.

Para ver fotos do evento, clique >Entrega do novo fardamento a Guarda Municipal

O cerimonial do evento foi conduzido por Hislaine Menezes, Diretora de Turismo da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Ket's Buffet oferece noite especial nesta sexta, com piano, vinho e luz de velas

Noite caliente especial no Ket's

Ketty Gislene, do Ket's, preparou uma noite diferente e especial para seus clientes nesta sexta-feira (19). Piano, vinho e luz de velas são os ingredientes de hoje. Está tudo preparado para embalar as conversas de um grupo de amigos ou dar o clima romântico aos casais apaixonados. 

Lembrando que o prato da casa no sábado é a irresistível feijoada, entre outras opções. O Ket's abre também aos domingos para almoço.

Ket's Buffet e Restaurante
Org. Ketty Gislene e Edelson
Av. Pref. José Gomes de Avelar - em frente à Odontomedic (Dr. Eudes)
Centro de Petrolândia


Informações: Ket's Buffet e Restaurante

Banco do Nordeste e CDL-JP firmam parceria que beneficiará cerca de 700 lojistas de João Pessoa

Medida abrange comerciantes de micro e pequenas empresas por meio de crédito para formação de estoque, investimentos em reformas e capital de giro 

O Banco do Nordeste e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa firmaram um acordo de cooperação, na segunda-feira passada (15), com o objetivo de oferecer aos comerciantes pessoenses linhas de crédito voltadas principalmente para aquisição de insumos para formação de estoques e capital de giro. As linhas de crédito do Banco objeto do Acordo também podem financiar reformas e modernização dos estabelecimentos comerciais e de serviços.

Cerca de 700 comerciantes credenciados à CDL-João Pessoa terão a oportunidade de se beneficiar com as linhas oferecidas pelo banco, que variam de acordo com o tipo de crédito, e apresentam taxas a partir de 0,93% ao mês para formação de estoques. As taxas de juros variam de acordo com o objetivo do crédito, o prazo da operação e a nota de risco do cliente. Os comerciantes interessados em conhecer os planos oferecidos pelo Banco do Nordeste poderão ligar gratuitamente para o número 0800 728 3030 ou dirigir-se a uma das três agências localizadas em João Pessoa (Centro, Cidade Universitária e Epitácio Pessoa) para que o gerente de negócios possa fazer uma análise, adequando os valores à realidade do lojista.

O Acordo que visa estimular o crédito foi assinado na sede da CDL na capital, e contou com a presença do presidente da CDL de João Pessoa, Eronaldo Maia, e do superintendente da CDL, Antônio Carlos Ribeiro. Pelo Banco do Nordeste, estiveram presentes o superintendente estadual José Maria Vilar, executivos da superintendência e gerentes das agências de João Pessoa.

TCM envia projeto de reestruturação à Assembleia Legislativa da Bahia


O Tribunal de Contas dos Municípios encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia o projeto de lei que dispõe sobre a estrutura técnico-administrativa do TCM, modifica o quadro de pessoal e o sistema de remuneração, além de alterar dispositivos da Lei nº 12.207/11, relativa ao Ministério Público Especial de Contas.

Publicado no Diário Oficial do TCM e do Estado, o projeto tem o objetivo de realinhar a estrutura, o quadro de pessoal e o sistema de remuneração dos servidores da Corte, em virtude das alterações ocorridas nos últimos anos, permitindo a formação de uma base sólida para a implantação dos projetos estruturantes elaborados, tendo em vista, em especial, a nova metodologia de Controle Externo, ancorada no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA.

“A estrutura técnico-administrativa do Tribunal foi estabelecida pela Lei Complementar nº 6 de 1991 e ao longo desses 25 anos foram criadas diversas unidades administrativas, tais como, Superintendência Geral, Ouvidoria e Ministério Público Especial de Contas, sem que fossem estabelecidas as devidas unidades subestruturais e o quantitativo de cargos necessário ao desempenho de suas atividades”, ressaltou o presidente do TCM, conselheiro Francisco Netto.

A ideia central do projeto é o fortalecimento das atividades finalísticas do controle externo, buscando assegurar a unidade técnica e atuação integrada das atividades de análise, fiscalização e auditoria das contas públicas municipais. A requalificação e o redimensionamento dos órgãos centrais, representados pelas atuais Coordenadorias de Controle Externo, permitirá a implantação de nova metodologia de controle externo, respaldadas em auditorias e nos uso intensivo da tecnologia da informação.

Miguel Arroyo aborda a formação de professores em palestra no XII Congresso de Tecnologia na Educação

Arroyo (de preto) defendeu uma educação mais interativa

o reconhecido educador Miguel Arroyo proferiu a palestra “Currículo e Formação de Professores”, para o público de congressistas que lotou o Teatro Guararapes na manhã de quarta-feira (18/9), durante o Dando continuidade à programação do XII Congresso de Tecnologia na Educação, realizado em Olinda. Doutor em Educação pela Stanford University, na Califórnia, Arroyo é autor de diversos livros que defendem uma educação interativa, baseada na compreensão das necessidades de alunos e professores.

A dificuldade de implementar mudanças que melhorem e ampliem o aprendizado de crianças e adolescentes foi um dos temas abordados durante a palestra. Arroyo defendeu que, em grande maioria, os professores não são resistentes a novas estratégias de ensino, mas que precisam ter o subsídio de seus gestores para adotá-las. “Temos que dar aos jovens do ensino médio conteúdos que os auxilie a entender a verdade. Se o objetivo do aluno é o mercado de trabalho, então que os ajudemos a entender o mercado”, afirmou.

A transformação da escola em um espaço mais inclusivo também esteve em pauta. Segundo Miguel Arroyo, o ambiente escolar funciona não somente para ensinar disciplinas convencionais, mas para formar cidadãos preparados para viver socialmente. “A escola tem que assumir o papel de cuidar dos deficientes. Quando preparamos alunos para receber colegas com necessidades especiais, estamos os educando para lidar com a deficiência. E eles aprendem muito bem”, declarou.

Petrolândia: Militância da Frente Popular realiza caminhada hoje nas Quadras 9, 4 e CS, a partir das 18h


Nesta sexta-feira (19), a partir das 18 horas, Petrolândia vai se pintar de amarelo. Os militantes da Frente Popular participam de caminhada nas Quadras 09, 04 e CS, em prol dos candidatos Marina Silva (Presidente), Paulo Câmara (Governador), Fernando (Senador), Fernando Filho (Deputado Federal) e Alberto Feitosa (Deputado Estadual).

Assessoria de Imprensa

Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do Brasil


Pernambuco tem hoje a rede estadual de ensino mais atrativa do Brasil. É o que confirmam os dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). A instituição aponta Pernambuco como sendo o Estado da federação com o menor índice de abandono escolar em 2013 para as escolas estaduais do ensino médio: 5,20%.

"Em 2007, quando Eduardo Campos assumiu o Governo do Estado, Pernambuco tinha a segunda pior colocação nesse mesmo ranking, com 24% de taxa de abandono escolar. Hoje, sete anos depois, o Estado alcança a melhor posição. Isso representa mais um dado significativo para a nossa educação, que é um compromisso fundamental de nossa gestão desde 2007. Esse avanço é mais um reflexo dessa luta incansável, mas que nos deixa muito felizes e animados com o que virá pela frente", comemorou o governador João Lyra Neto.

O governador ressaltou a série de boas notícias na área da educação no mês de setembro. “No último dia 5, o Inep já havia divulgado o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), revelando que Pernambuco bateu todas as metas do Ministério da Educação (MEC) nos três níveis de ensino. No Ensino Médio, o Estado se destacou com o maior crescimento percentual dentre todos os estados, saltando da 16ª posição para a 4ª colocação no ranking nacional do Ensino Médio, antecipando inclusive a meta proposta para 2015. Portanto, hoje foi mais uma vitória”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Capital da confecção, Santa Cruz do Capibaribe ganha espaço para incrementar atividade na região


Consolidado como um dos mais importantes polos de confecção do Estado, o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, foi contemplado com mais uma obra de incentivo a atividade na região. Na presença da população e dos comerciantes, o governador João Lyra Neto inaugurou, nesta quinta-feira (18/09), o Calçadão Miguel Arraes Alencar. O espaço, que substitui o antigo 'Poeirão', é uma ampliação do Moda Center, local que recebe, em média, 30 mil visitantes nas segundas e terças-feiras, dias em que acontece a feira.

Com a nova estrutura, cerca de quatro mil famílias de confeccionistas - que antes comercializavam seus produtos a céu aberto - agora contam com mais conforto e infraestrutura. O empreendimento, que recebeu cerca de R$ 13,5 milhões em investimentos, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado (através da Secretaria de Planejamento e Gestão) e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Situado no quilômetro 12 da PE-160, o Calçadão foi construído numa área de 25.376 metros quadrados. Dividido em três módulos - verde, branco e azul –, o espaço vai abrigar cerca de quatro mil boxes, 65 lojas, além de 60 lanchonetes, restaurantes e banheiros.

O governador João Lyra Neto destacou que a construção do novo espaço era fundamenta para o crescimento do setor. "O calçadão vai consolidar ainda mais esse grande polo de confecção, que hoje é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Graças ao espírito empreendedor daqueles que iniciaram essa feira aqui em Santa Cruz do Capibaribe, e que foram expandindo suas ações pelo Agreste inteiro, a economia pernambucana recebeu uma importante colaboração.

BNB atuará de forma mais agressiva no crédito comercial em 2015, diz presidente da instituição


Em 2015, o Banco do Nordeste atuará de forma mais agressiva no mercado do crédito comercial. A informação é do presidente da instituição, Nelson Antônio de Souza, durante assinatura de contrato de financiamento para instalação do shopping RioMar Presidente Kennedy, localizado no bairro de mesmo nome, na capital cearense.

O evento ocorreu hoje (18), na sede do BNB, em Fortaleza (CE), com a presença do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, para quem “o Banco do Nordeste é parceiro natural nos empreendimentos do grupo, em função da agilidade no processo de concessão de crédito da Instituição, que tem sido cada vez menos burocrático”.

Para Nelson Souza, o crédito comercial atua de forma complementar ao crédito de longo prazo, nas operações estruturantes do desenvolvimento. “Fizemos o dever de casa em 2013 e em 2014. Modernizamos nosso parque tecnológico, contratamos mais empregados, ampliamos nossa capilaridade, aumentamos nosso portfólio de produtos e serviços e investimos no compartilhamento de rede com outras instituições financeiras. Estamos criando condições para que o Banco do Nordeste aumente consideravelmente seu lucro líquido, sem deixar de cumprir suas responsabilidades de banco de desenvolvimento. Em 2015, temos tudo para incomodar a concorrência no crédito comercial”, afirmou.

Prefeito do PTB promove grande festa para Paulo Câmara, em Exu

Evento reuniu lideranças e prefeitos do Sertão do Araripe (Fotos: Aluísio Moreira e Rodrigo Lobo)

Mesmo pertencendo ao partido do postulante oposicionista ao Governo Estadual, o prefeito de Exu, Léo Saraiva (PTB), promoveu um grande ato em sua cidade para receber o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). O petebista mobilizou milhares de exuenses, em um comício que parou o município, na tarde e noite desta quinta-feira (18), reunindo prefeitos e lideranças de todo o Sertão do Araripe.

"Juntar uma multidão como esta, na tarde de uma quinta-feira, não seria fácil nem se fosse para uma festa. Mas estas pessoas atenderam ao nosso chamado. Vieram, porque sabem da sua capacidade e da sua determinação, porque querem ouvir as suas propostas e declarar seu apoio àquele que vai continuar as mudanças iniciadas em Pernambuco há oito anos", afirmou Saraiva. O petebista lembrou que Paulo liderou ações que evitaram a falências de várias prefeituras, como a redistribuição do ICMS e o FEM.

"Obrigado, Léo. Grandes festas como esta mostram que estamos no caminho certo, que é o do Pernambucano que se transforma. Seu esforço será também o meu, para que esta região continue crescendo em desenvolvimento e qualidade de vida", garantiu Paulo, afirmando que, no Governo, continuará investindo nas parcerias com Saraiva, em prol de Exu.

Estudo do Inesc alerta para sub-representação de minorias na eleição de outubro

Apenas 83 candidatos de um total de 25,9 mil que disputam as eleições gerais deste ano se declararam indígenas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Apenas 83 candidatos (0,32%) de um total de 25,9 mil que disputam as eleições gerais deste ano se declararam indígenas. Nenhum deles concorre à Presidência da República ou aos governos estaduais. Os candidatos que representam os índios estão na corrida por cargos de deputado estadual (51), federal (24) e senador (3). A informação aparece como um dos destaques do levantamento Sub-representação de Negros, Indígenas e Mulheres: Desafio à Democracia, lançado hoje (19), pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em Brasília.

Esta é a primeira eleição em que os candidatos a cargos federais e estaduais tiveram que declarar raça e cor, conforme definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com os dados concentrados no Tribunal Superior Eleitoral, pesquisadores conseguiram confirmar alertas e críticas que já vinham sendo endossadas por organizações sociais e entidades representativas.

“A partir de agora, com os dados oficiais, a gente tem uma forma concreta de pressionar uma mudança no sistema partidário, como foi com a questão do gênero que já tem a legislação [que reserva] 30% [das candidaturas para mulheres]. A gente sabia que tinha desigualdade, mas não tinha um dado oficial”, explicou Carmela Zigoni, assessora política do instituto.

Congresso de Tecnologia na Educação: Empreendedorismo social para mudar o mundo

Para Josias Albuquerque, devemos buscar fazer a diferença
Lyra incentiva professores a fazerem a diferença nas escolas

Um dos momentos mais aguardados desta quinta-feira (18) na programação do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, realizado em Olinda, foi o painel duplo com as participações do professor Josias Albuquerque e do escritor e jornalista Eduardo Lyra. No primeiro momento, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac contou como a sua história de vida e de carreira contribuiu para desenvolver um espírito empreendedor social. “Às vezes, mesmo que a gente não possua todos os recursos para mudar a realidade que nos cerca, podemos - e devemos - tomar ações simples, mas que fazem toda a diferença. Eu acredito que cada pessoa pode usar seu potencial, seu talento, para transformar a vida de alguém”, afirmou o professor. “Empreendedorismo não se resume a dinheiro. Esse não deve ser o principal foco. A gente precisa fazer a diferença”, completou ele.

No segundo painel, o escritor paulista Eduardo Lyra apresentou o trabalho de empreendedorismo que ministra à frente da ONG Gerando Falcões. Ele, que é autor do livro Jovens Falcões, e chegou a ser considerado um dos jovens mais influentes do país pela revista Forbes Brasil, contou sobre o trabalho realizado com jovens da periferia de todo o País. “As estatísticas diziam que eu, pobre, favelado, cujo pai já havia sido preso, não teria nenhuma chance na vida. Minha vitória foi superar essas probabilidades”, afirmava ele. Hoje, Eduardo viaja o país para fazer trabalhos culturais e esportivos com jovens moradores de favelas. “Minha função é dizer a essas pessoas que elas podem ser o que quiserem. Elas podem voar mais alto. Esse é o meu jeito de mudar o mundo. E eu acredito que cada um pode mudar o mundo. Para vocês, professores, o mundo pode ser a sala de aula. Façam a diferença dentro dela”, disse o escritor.

Notícias Senac Pernambuco

Petrolândia: Velmont Delicatessen, na Av. Manoel Borba, é um espaço reconfortante no centro da cidade

Fotos: Lúcia Xavier


Se você busca um lugar agradável, no centro comercial de Petrolândia, onde sentar-se à mesa e ler um livro ou folhear uma revista, enquanto degusta um saboroso café, acompanhado ou não pelos deliciosos salgados e doces da casa, este local é a Velmont Delicatessen

Situada ao lado do escritório de Dr. Sandoval Couto, a Velmont Delicatessen tem o clima de aconchego, além de ótimo atendimento. É um lugar perfeito para você relaxar, enquanto saboreia seu lanche, sem ser incomodado. Ao sair, você se sente revigorado, pronto para enfrentar uma caminhada sob o sol forte, as filas dos bancos e o trânsito. 

A Velmont Delicatessen serve lanches, inclusive chocolate quente e expresso/capuccino. Doces finos sob encomenda, personalizados ao gosto do cliente, também são produzidos na casa, além de trufas, chocolates e cestas para diversões.  

Lembranças delicadas, embalagens para presentes, canecas e porta-retratos exclusivos também são produtos que você encontra à venda na Velmont Delicatessen, mas você pode preferir comprar um livro, também à venda na estante. 

A Velmont Delicatessen tem o atendimento gentil da prestativa e sempre simpática Alicienne. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Semas-PE inova com o lançamento do Projeto Relix em Recife

Iniciativa usa tecnologia e arte para incentivar a coleta seletiva do lixo, fortalecer o segmento dos catadores de materiais recicláveis e engajar a sociedade como um todo nesse processo de uso sustentável dos resíduos sólidos (Foto: Osvaldo Santos)

Lançado, nesta terça-feira (16), pela manhã, no Ginásio Pernambucano, o Projeto Relix que, além da ação educativa de conscientização do tratamento adequado do lixo, com a exibição em escolas públicas e industriais do espetáculo teatral Relix, oferece à população baixar aplicativo no sistema versão android e IOS e selecionar associação ou cooperativa de catadores mais próxima para atender demanda de coleta seletiva do lixo. O Relix prevê, ainda, a distribuição de 100 ciclolix - bicicletas mecânicas adaptadas para coleta seletiva -, no próximo mês de novembro, às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, fortalecendo o segmento. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Em latim, Liz significa cinzas. Relix é recusar, repensar, reciclar, reduzir e reutilizar, daí a escolha do nome do projeto. "Essa é mais uma ação de educação ambiental e, ao mesmo tempo, de incentivo a economia verde, a partir do estímulo a prática da reciclagem e fortalecimento do segmento dos catadores de materiais recicláveis, que dependem da coleta seletiva para garantir renda e sustentar suas famílias. Estamos muito orgulhosos de colocar em prática o Relix para o bem e a sustentabilidade de todos, afirma o secretário Carlos Cavalcanti. Para ele, o novo projeto chega, também, para potencializar o Recicla-PE que já vinha atuando em 12 municípios do Estado.

Professor Roberto Oliveira, de Petrolândia, ministra palestra no XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

 Prof. Roberto Oliveira na apresentação de seu artigo científico


O professor de Física Roberto Oliveira (EREM Maria Cavalcanti Nunes), apresentou artigo científico que foi publicado no XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. A apresentação foi realizada no Espaço do Conhecimento, no Centro de Convenções, em Olinda, na manhã desta quarta-feira (17).

O artigo é Análise Digital de Vídeo: do fenômeno à sua representação (Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação ISSN 1984-6355) foi construído em uma parceria do professor de Petrolândia com o professor lusitano Alvaro Manuel Folhas Ferreira, que leciona em Portugal.

O professor Roberto aproveitou o evento do qual participam palestrantes e congressistas de vários países e associou as práticas pedagógicas portuguesas com as do Sertão pernambucano. No final da apresentação foi aberto espaço para o público fazer perguntas.

"É fantástico participar com agente ativo de um congresso deste porte. Estou muito feliz, pois conheci pude compartilhar de minhas ideias e conhecer profissionais de diversas partes do Brasil, onde fiz uma comparação às práticas da década de 50, com o professor Rômulo de Carvalho, que desde aquela época já satirizavam o ensino da Física, até Bechner que sentiu a necessidade de ter um trabalho diferenciado em relação aos gráficos que representam os movimentos dos corpos. Mencionei o Blog de Assis Ramalho, onde estão presentes vídeo aulas para a comunidade, e que pretendo retomar com aulas experimentais e um abraço, todo especial a todos os amigos presentes", declarou o professor Roberto sobre sua participação no evento internacional de educação.

Parabéns ao professor Roberto Oliveira pelo merecido destaque obtido pelo seu trabalho neste evento de porte internacional, para orgulho para Petrolândia e deste Blog, parceiro de vídeo-aulas.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Prof. Roberto Oliveira