terça-feira, novembro 11, 2014

Paciente que estava com suspeita de ebola será transferido para o Hospital Otávio de Freitas, no Recife


Apesar de a Secretaria de Saúde de Caruaru descartar a suspeita de ebola, o paciente Geraldo Venceslau de Souza, de 44 anos, internado na Policlínica do Vassoural segue o protocolo internacional adotado em casos suspeitos. A unidade de saúde foi completamente evacuada e apenas ele está sendo atendido. O órgão acredita que o homem, que é encarregado de obras em Guiné Equatorial (área considerada livre do contágio), deve ser transferido para o Hospital Osvaldo Cruz, no Recife, ainda na tarde desta terça-feira (11).

A família de Geraldo Venceslau é de Caruaru, no Agreste. Ele tem dois filhos, Deivid Rodrigo de Souza, 22, e um garoto de 13 anos. Segundo o primogênito, o pai já teve malária anteriormente e costuma vir ao Brasil de três em três meses para passar 15 dias. O paciente chegou na última terça (4) ao Rio de Janeiro e só foi para Caruaru na quarta (5).

"Ele passou mal na madrugada. Sentiu febre e dores. Fomos para a UpaE, mas não conseguimos atendimento. Em seguida, levamos para a policlínica", explicou Deivid Rodrigo.



Para tranquilizar a sociedade, a Secretaria de Saúde do município emitiu nota oficial sobre o caso: "A Secretaria de Saúde de Caruaru já entrou em contato com o Governo do Estado e está sendo encaminhado um exame do paciente brasileiro, procedente da Guiné Equatorial, que não é considerada área de infestação do virus ebola. A hipótese mais provável é que o paciente está acometido de malária. Será feito um teste, ainda hoje, para definir o diagnóstico. O procedimento está sendo orientado por infectologista especializado da Secretaria Estadual de Saúde. Não há qualquer motivo para pânico. Todas as providências técnicas e preventivas estão sendo tomadas. Em breve, a Secretaria Municipal de Saúde voltará a informar ao povo de Caruaru e região".

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário