segunda-feira, novembro 03, 2014

Frases do dia 03/11/2014: Coletânea IHU Online

Deputados da oposição comemoram a derrubada de decreto presidencial (Foto: André Coelho/O Globo)

Participação Popular

“A recente derrubada do decreto presidencial que institui o Sistema Nacional de Participação Popular, pela Câmara dos Deputados, traz à tona a discussão sobre a democracia participativa. Mais do que uma demonstração de força diante do governo recém-reeleito, a decisão dos parlamentares fere a Constituição” – José Fortunatti, prefeito de Porto Alegre pelo PDT, é presidente da Frente Nacional de Prefeitos – Folha de S. Paulo, 03-11-2014.

Retrocesso

“A Frente Nacional de Prefeitos expressa preocupação diante da anulação desse decreto, o que é um lamentável retrocesso democrático” – José Fortunatti, prefeito de Porto Alegre pelo PDT, é presidente da Frente Nacional de Prefeitos – Folha de S. Paulo, 03-11-2014.

Quem te viu

“Atacada pelo PT no primeiro turno, a educadora Neca Setubal, que coordenou o programa de governo de Marina Silva, diz que a subida na taxa de juros logo depois da reeleição de Dilma "é a coisa mais irônica da campanha" – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-11-2014.

Quem te vê

“Petistas sustentavam que a herdeira do Itaú faria Marina ceder aos interesses dos banqueiros. "E ainda falam no Luiz Carlos Trabuco para ministro da Fazenda!", diz ela, referindo-se ao presidente do Bradesco” - – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-11-2014.

Equívoco monumental

“Na minha opinião, um problema sério prejudicou Aécio. Ele foi apoiado por um grande número de pessoas com preconceito gigantesco. É o sujeito que diz: "Eu me fiz por conta própria, eu trabalhei, eu estudei. Não fui como esses vagabundos". O que é um equívoco monumental” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 02-11-2014.

Murchou

“A preocupação número 1 (do governo Dilma) deve ser o seguinte: por que caiu o crescimento econômico brasileiro? Caiu porque murchou a indústria nacional. Por que murchou a indústria nacional? Porque há 40 anos ninguém olha o setor externo. Se você não expandir a economia, a inclusão social vai morrer, vai estagnar. Você tirou da indústria as condições competitivas. A política cambial foi uma tragédia ao longo desse período. E continua. Neste momento, ela precisa apresentar um programa coerente de como vai restabelecer a competitividade do setor industrial” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 02-11-2014.

Não precisa conversar

“Tem que reconhecer: eu destruí um setor e vou reconstruí-lo. Ponto final. Na minha opinião, não precisa conversar com ninguém. Tem que apresentar um programa bom e transparente” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 02-11-2014.

Bando de idiotas X Trotsckista enrustida

“Acho que se criou uma distância entre o setor privado produtivo e o governo. No fundo, o setor privado produtivo achava que a Dilma era uma trotskista enrustida e ela achava que se trata de um bando de idiotas. Então, é muito difícil você ter feito um acordo” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 02-11-2014.

Injustiça

“É uma injustiça pensar que o Guido [Mantega, ministro da Fazenda] é responsável por tudo isso que está aí. O Guido foi um instrumento do partido [PT]” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 02-11-2014.


Honesta e atenta

“A presidente é a ministra da Fazenda e do Planejamento e do Transporte e da Segurança Nacional e de tudo. Ela é absolutamente honesta e extremamente atenta. De forma que, de fato, o Brasil voltou a trabalhar das 7h às 23h. Agora, ela é centralizadora. Houve alguns equívocos. Mas está na mão dela consertar isso” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 02-11-2014.

Os olhos e ouvidos

“Integrantes da base, falando sobre a reforma ministerial, dizem que é preciso aprender com a experiência. Toda vez que empurram um nome que não agrada à presidente, ela até nomeia, mas põe um executivo para ficar de babá do titular” –Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 02-11-2014.

O carimbo

“A militância petista se empolga com o tema “regulação da mídia”, mas os ministros do partido fogem do assunto. Basta um deles ser cotado para a pasta das Comunicações a fim de tocar a tarefa, para ele reagir dizendo que querem fritá-lo” –Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 02-11-2014.

Tá liberado

“O presidente do Senado, Renan Calheiros, está em lua de mel com o PT. Sem contestação, ele critica o plebiscito da reforma política, diz que o Senado vai rejeitar os conselhos populares e ironiza: “conversar não arranca pedaço” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 02-11-2014.


Dilma manda

“Quem ela escolher para ser ministro, para o partido está perfeito. Não adianta fazer ministro contra a vontade dela (presidente Dilma)” - Ciro Nogueira, presidente do PP e senador (PI) – O Globo, 01-11-2014.

Sarney ministro da Cultura

“A exemplo do que ocorreu na eleição passada, voltou a se falar no nome de Sarney para presidir a ABL. O ex-presidente também é cotado para ser ministro da Cultura” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 02-11-2014.

Não é sério!

“O que me leva a crer na falta de seriedade do pedido (ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “auditoria especial” sobre o resultado da eleição do último domingo” é se dizer que seria bom auditar por causa da rede social, onde se escreve o que se quer. O fato (que embasa o questionamento) não pode ser fofoca, rede social” - João Otávio de Noronha, ministrocorregedor-geral da Justiça Eleitoral – O Globo, 01-11-2014.

Venezuela

“Não somos a Venezuela, a Bolívia. O Brasil é um país democrático e temos uma Justiça Eleitoral democrática. Não acredito que o Aécio esteja por trás disso. É muito negativo para a imagem do processo eleitoral e para o processo democrático. Estão questionando o próprio processo, ao insinuar que ele está viciado. Sou corregedor: que me apontem o erro, os vícios” - João Otávio de Noronha, ministro corregedor-geral da Justiça Eleitoral – O Globo, 01-11-2014.

Tiro no pé

“O pedido de investigação das urnas eletrônicas gerou constrangimento entre políticos que apoiaram Aécio Neves. "Isso não ajuda a fortalecer as instituições. É preciso analisar com prudência o que é boato e o que é evidência", reclama o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira (PSDB). Sob anonimato, outros integrantes da oposição se referem ao pedido como "absurdo" e "burrada". Eles dizem temer que a ideia fique carimbada como choro de perdedor” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-12-2014.

Mercado futuro

“Além do presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, o economista-chefe do banco, Octavio de Barros, passou a ser cotado para a equipe econômica. Não como ministro da Fazenda, mas em algum posto forte da pasta ou do Banco Central” –Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-12-2014.

Meirelles fora

“Apesar de frequentar a bolsa de apostas para a Fazenda, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não está na lista de possíveis convocações da presidente Dilma. Um ministro petista explica que ela não gosta de Meirelles, com quem teve duros embates quando ambos eram colegas no governo Lula. Ministros do Planalto apostam em um perfil do tipo Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo da pasta e economista com credibilidade no mercado” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 31-10-2014.

Lá vem o noivo

“José Dirceu, 68 anos, condenado no processo do mensalão, pretende se casar de papel passado assim que sair da prisão. A noiva é Simone Tristão, ex-recepcionista” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 31-10-2014.

Elite branca

“Conversa entre um sociólogo e um historiador na Biblioteca Nacional na festa de entrega do prêmio Camões a Alberto da Costa e Silva, quarta: “Viu só que maravilha o que essas eleições revelaram? Lula conseguiu fazer quase metade do país virar elite branca...” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 31-10-2014.

Sabe a última?

“Piadinha que corre na internet depois que Suzane Richthofen, presa há 12 anos pela morte dos pais, se casou com uma detenta: “Até a Suzane casou! E você aí continua encalhada, hein?!” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 31-10-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário