quarta-feira, novembro 12, 2014

Atlético (MG) x Cruzeiro inicia decisão da Copa do Brasil nesta quarta-feira


O primeiro encontro entre Atlético-MG e Cruzeiro ocorreu no dia 21 de abril de 1921, mais de 93 anos atrás. De lá para cá, a rivalidade só cresceu até se tornar a maior de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil. Nem mesmo em relação aos números do clássico os dois clubes se entendem, já que cada um adota uma contagem própria. Em meio a tanta discordância e rivalidade, uma coisa é encarada com o mesmo olhar: os jogos que decidem a Copa do Brasil deste ano serão os mais importantes da história, já que colocam rivais frente a frente numa decisão de âmbito nacional. O pontapé inicial será nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência.

Sem nem mesmo a bola rolar, a atmosfera que cerca a decisão está repleta de polêmica e tensão. Os dirigentes não se entenderam com relação à venda de ingressos, já que a definição de que o Cruzeiro abriria mão da parte a que tinha direito veio somento na terça-feira. E há um clima de apreensão entre os torcedores, muito mais preocupados com as consequências que o resultado desse primeiro jogo pode acarretar do que com provocações contra o adversário. Entre os protagonistas do espetáculo, o tom é de respeito total, sem deixar escapar uma fagulha sequer para que o barril de pólvora exploda.

Levir Culpi não tem problemas para escalar a equipe, ainda mais após a decisão de poupar todos os jogadores de linha diante do Palmeiras, sábado, pelo Brasileirão, e mesmo assim ter conseguido a vitória. Com os atletas descansados, ele tem apenas uma dúvida no meio-campo: Josué e Leandro Donizete brigam pela vaga, sendo que o primeiro vem sendo titular, enquanto o outro se recuperou de lesão e tem bom retrospecto diante do rival.

O Cruzeiro chega um pouco mais desgastado, já que Marcelo Oliveira não poupou seus titulares e mesmo assim encontrou dificuldades para vencer o Criciúma, no domingo, pelo Brasileirão. Além do cansaço e do peso da decisão, a equipe vai carregar para o jogo a necessidade de quebrar escritas. O time vai tentar a primeira vitória sobre o Galo no ano, após três empates e duas derrotas, e a primeira no Independência frente ao rival desde que o estádio foi reinaugurado. Para isso, aposta no bom momento de alguns jogadores, como Willian e Moreno. Líder do Brasileirão com cinco pontos de vantagem, o Cruzeiro quer manter vivo o sonho de conquistar pela segunda vez a Tríplice Coroa - a primeira foi em 2003.

A responsabilidade de apitar o primeiro clássico ficará a cargo de Marcelo de Lima Henrique (RJ), que será auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ). A TV Globo exibe a partida para todo o Brasil, menos para São Paulo e Rio Grande do Sul. O SporTV transmite para todo o país. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances da decisão em tempo real com vídeos, a partir das 19h.

G1 MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário