quinta-feira, outubro 30, 2014

Frases do dia 30/10/2014: Coletânea IHU Online


Guerra

"A votação (do decreto dos conselhos populares) mostra que a Câmara tem maioria contra o PT e não aceita o PT no comando" – Eduardo Cunha, deputado federal – PMDB-RJ e candidato à presidência da Câmara – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Guerra 2

"Vamos derrubar tudo (referindo-se ao plebiscito da reforma política). Nada disso vai passar. Vamos derrotar o governo" –Eduardo Cunha, deputado federal – PMDB-RJ e candidato à presidência da Câmara – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Guerra 3

“Os parlamentares não aceitam delegar poderes para que terceiros façam a reforma política. Eles não querem plebiscito, Constituinte e nem referendo” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 30-10-2014.

Nuvens negras

“Dois dirigentes do PT que conversaram com Lula nesta semana ouviram dele que Dilma enfrentará uma equação política complicada no segundo mandato, com quatro anos difíceis, de "muita tensão" – Bernardo Mello Franco, jornalista –Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Mãos à obra

“Lula avisou que pretende convocar uma reunião com parlamentares e dirigentes do PT nos próximos meses para discutir a renovação do partido. Até a reforma do estatuto petista está na mira do ex-presidente” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Força sindical

“Uma das preocupações de Lula é a redução da bancada de sindicalistas do PT neste ano. Ele disse a aliados que o partido precisa se reaproximar de seu berço: as lutas trabalhistas” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Cristãos novos

“A Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil, que apoiou Marina no primeiro turno e Aécio Neves no segundo, agora faz chamego para Dilma: "Que Deus a abençoe com a sabedoria do 'alto' para presidir esta nação" – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Traíra

"Nem tucunaré, nem filhote. Pelo visto, o peixe que o senador Sarney serviu à presidente Dilma Rousseff no dia da eleição foi traíra” – Randolfe Rodrigues, senador – PSOL-AP, sobre o vídeo da TV Amapá que sugere que José Sarney (PMDB-AP) votou em Aécio Neves; o senador nega – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Luta de classes

"A eleição acirrou a luta de classes. Estamos num momento em que a democracia brasileira tem que se decidir se vai se aprofundar ou se vai continuar patinando. As instituições até agora funcionaram para bloquear a diminuição da desigualdade no país. É a ideia de que todo mundo tem que andar em bloco para que todos fiquem mais ou menos onde estão” – Marcos Nobre, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Junho 2013

"As revoltas de junho abriram um horizonte que parecia fechado, e essas eleições já são expressão de que alguma coisa mudou no sistema político" – Marcos Nobre, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Aécio

“A direita trocou os blindados do Exército por blindados privados - esses carros enormes, que parecem militares, e que têm o adesivo do Aécio" – Marcos Nobre, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Séculos

"Estou contente que esse ódio tenha aparecido nesta eleição, porque não aguentava a pasmaceira de antes. É uma coisa que deve ser cultivada. Não devemos recuar de medo, dizendo que isso é muito perigoso. É preciso ver esse ódio como manifestação de uma sociedade que quer aprofundar sua democracia. Redemocratizar demorou 30 e poucos anos; democratizar espero que demore séculos. Mas junho de 2013 foi um bom começo" – Marcos Nobre, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Duas derivas

"Vejo duas derivas que seriam desastrosas para nós. Uma se o governo fizer uma deriva argentina ou bolivariana, de conflito com setores conservadores, a imprensa. Se for por esse lado, as coisas vão se agravar e gerar uma crise aguda. Espero que não ocorra. A outra deriva é ressuscitar o lacerdismo. Lula usou bem essa palavra” – João Carlos Brum Torres, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 30-10-2014.

Lastimável

“A minha expectativa é negativa em relação ao mandato do Lasier (senador eleito do Rio Grande do Sul). É um conservador que eu não sei como veio parar no PDT. É lastimável” - Carlos Araújo, ex-marido e conselheiro de Dilma Rousseff, líder histórico do PDT-RS – Zero Hora, 30-10-2014.

Futuro

“Petistas gaúchos comentam na Câmara que Tarso Genro estará em Brasília na próxima semana muito mais para resolver seu próprio futuro do que para negociar com o Senado a votação da dívida dos Estados com a União” – Carolina Bahia, jornalista – Zero Hora, 30-10-2014.

Reforma

“A reforma sairá desde que estejam presentes pressão popular intensa, empenho do governo e generosas regras de transição, ou seja, fazer agora para vigorar daqui a duas eleições” - Antônio Augusto de Queiroz, analista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – Zero Hora, 30-10-2014.

Televisão e eleições

“Se os candidatos à presidência da República tivessem lido e entendido bem uma tese de Ciência Política da Uerj, do ano passado, teriam sido menos agressivos diante das câmeras de TV. A tese é “Do confronto à conciliação: debates presidenciais na TV como eventos persuasivos”, do doutor em Ciência Política pela Uerj Fábio Souza Vasconcellos. À despeito da importância da TV nas eleições, o estudo conclui que, mesmo que os debates ajudem os candidatos a ganhar voto, o impacto causado pela disputa televisiva é praticamente nulo, já que não influencia diretamente na escolha” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 30-10-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário