segunda-feira, outubro 13, 2014

Frases do dia 13/10/2014: Coletânea IHU Online


Santo e diabo

“Não reconheço em Aécio Neves alguém que possa dar aula de ética. O povo sabe que tem santo e diabo em todos os partidos. No meu e nos outros. Ninguém ganha eleição dizendo "sou honesto". Até porque ninguém acredita” – Jaques Wagner – PT - governador da Bahia – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Lula 2018

“Lula terá 72 anos em 2018 e terá bala na agulha para se apresentar tranquilamente” – Jaques Wagner – PT - governador da Bahia – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Carta no jogo

“O patrimônio político de Lula não é algo que você dispense. Temos que esperar o resultado de 2014 e, em qualquer dos casos, Lula continua sendo uma figura importante. É uma carta no jogo para 2018. Até lá vamos ver o outro nome que pinta” – Jaques Wagner – PT - governador da Bahia – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Lista da Dilma

“Nomes já ventilados para ocupar o Ministério da Fazenda em um eventual segundo mandato da petista Dilma Rousseff causam aversão a setores do mercado financeiro. Josué Gomes da Silva, da Coteminas, é o mais rejeitado dos candidatos” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Lista 2

"A indicação de Gomes seria vista por parte do mercado como um reforço à atual política econômica de Dilma, rechaçada pelo setor. Nas palavras de um dos maiores empresários do país, se a presidente nomear o presidente da Coteminas é porque quer "pisar nos bancos". Filho do ex-presidente José Alencar, que passou o governo Lula criticando os juros altos, ele não tem ligação com o setor financeiro" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Até ele

"Dirigentes de bancos também rechaçam nomes como Abilio Diniz, da BR Foods. "Até o [ministro Aloizio] Mercadante seria melhor. Ele pelo menos é economista", diz o mesmo grande empresário. Sonho mesmo, para o mercado, seria a nomeação do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles para o comando da economia" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Número dois

'Outro nome da lista de ministeriáveis que seria palatável: Nelson Barbosa, que já foi o número dois do Ministério da Fazenda" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Demofobia

“Pode-se flertar com uma explicação fácil: Russomanno teve o apoio da Igreja Universal, Yared (Christiane Yared (PTN-PR, 200 mil votos) e Heinze (Luiz Carlos Heinze (PP-RS, 162 mil votos) são evangélicos. A bancada dessa denominação cristã cresceu 14%, chegando a 70 deputados, empatando com a do PT. Quem olha para o Templo de Salomão, em São Paulo, e vê nele um monumento à manipulação da fé do andar de baixo, converte ignorância em demofobia. (Frequentemente, são pessoas que dão preferência a evangélicos quando contratam empregados para trabalhar em suas casas.)” – Elio Gaspari, jornalista – Correio do Povo, 12-10-2014.

Nulos e brancos

"Um índice de votos igual ao que tivemos de nulos e brancos decide qualquer eleição em qualquer país do mundo. É um sintoma de um divórcio do eleitorado das instituições parlamentares, algo que já vinha se insinuando mas que está claro nesta eleição. Os movimentos democráticos e os partidos políticos deveriam pensar mais nessa situação, porque um país que teve duas ditaduras no século XX, ainda recentes na memória e nas instituições, e que tem desconfiança das instituições eleitorais, terá um eleitorado apto a ser capturado por um salvador. Se você soma isso à quantidade exponencial do aumento de movimentos de direita no Brasil, está explicada a votação de algumas figuras eleitas neste pleito" - Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia na Unicamp e doutor em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. – Zero Hora, 12-10-2014.

Será?

“Gente próxima a Marta Suplicy diz que a ministra pretende disputar a prefeitura de São Paulo em 2016. Mesmo que não seja pelo PT. Isso no caso de o partido optar pela reeleição de Fernando Haddad” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 12-10-2014.

Segundo turno no Congresso

“Partidos e consultores estão convencidos que o escândalo Petrobras terá efeito devastador na Câmara. Avaliam que em março haverá uma espécie de nova eleição, com dezenas de suplentes assumindo mandatos. Já foram citados 25 deputados e seis senadores, mas os políticos especulam que vem mais. Eles preveem que os envolvidos não apenas serão cassados, mas também presos. E justificam: nada será como antes depois do mensalão” - Ilimar Franco, jornalista - O Globo, 12-10-2013.

Tudo está no seu lugar

“Mesmo tendo perdido quadros importantes na eleição, a tendência Construindo um Novo Brasil, que comanda o PT, elegeu 45 dos 70 deputados da bancada. A Mensagem, do deputado Alessandro Molon (RJ), elegeu 12. O Movimento PT, do ex-líder Arlindo Chinaglia (SP), seis. A Esquerda elegeu apenas sete” - Ilimar Franco, jornalista - O Globo, 12-10-2013.

Bico calado

"Marina Silva ficou irritadíssima com o vazamento de sua conversa com o ex-presidente Fernando Henrique. Há uma caça às bruxas no seu entorno. Um de seus fiéis auxiliares afirma que “a conversa com FH jamais deveria ter vazado”. Marina tratava o encontro como “pessoal” e virou um fato político, gerando “confusão e desentendimento” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 10-10-2014.

Identidade

“Eu sou fundador do PSB. Tenho 74 anos. Minha identidade ideológica é com a esquerda. Não tenho mais como mudar” - Roberto Amaral, presidente do PSB, anteontem, na reunião que decidiu pelo apoio ao tucano Aécio Neves –O Globo, 10-10-2014.

A dissidência

“Irritado, o deputado Glauber Braga (RJ) deixou a reunião do PSB, na terça-feira, esbravejando que um “socialista” não podia apoiar o “conservador” Aécio Neves. Já Luiza Erundina (SP) deixou o local assim que o tucano pisou no salão da festa” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 10-10-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário