terça-feira, setembro 02, 2014

Palmeiras demite Ricardo Gareca; Dorival é o mais cotado para a vaga


Demorou menos de três meses a era Ricardo Gareca no Palmeiras. A diretoria alviverde resolveu demitir o treinador nesta segunda-feira, após reunião na Academia de Futebol. O técnico foi informado da decisão logo que chegou da Argentina - ele passou o domingo de folga em seu país natal.

Gareca entrou no CT do Verdão por volta das 14h40 e, na sequência, recebeu a notícia de que não comandaria mais a equipe. A principal justificativa da direção é que os resultados dele à frente do Verdão eram insustentáveis. Ao lado do técnico, também saem o preparador físico Néstor Bonillo e o auxiliar Sergio Santín.

O mais cotado para assumir o lugar do ex-comandante é Dorival Junior. Antes da contratação de Gareca, ele chegou a ser "entrevistado" pela diretoria e declarou que gostaria de dirigir o Verdão, mas o clube decidiu apostar no estrangeiro. Dorival está sem trabalhar desde o final do ano passado, quando saiu do Fluminense.

O argentino não resistiu à pressão por resultados no Campeonato Brasileiro. No torneio, ele conquistou apenas quatro pontos de 27 possíveis. Em nove partidas na competição, foram sete derrotas, um empate e uma vitória. No total, Gareca comandou a equipe em 13 jogos, incluindo aí um amistoso pela Copa EuroAmericana e três duelos pela Copa do Brasil. Foram quatro vitórias, um empate e oito derrotas - aproveitamento de 33%.

A última derrota de Gareca foi no sábado - 1 a 0 para o Internacional, no Pacaembu. Na ocasião, o treinador levou um tempo maior do que o de costume para aparecer na entrevista coletiva, aumentando as especulações de que poderia pedir demissão. Aos jornalistas, porém, o treinador garantiu que não pediria para sair. Bem em frente a ele, misturado aos repórteres, estava Mauricio Galliotte, vice-presidente do Palmeiras que se tornou recentemente o homem-forte do departamento de futebol, em substituição a José Carlos Brunoro, que se encontra numa espécie de "geladeira" no clube. Aquela foi a primeira vez em toda a gestão Paulo Nobre que um dirigente acompanhou uma coletiva de um treinador depois do jogo. Galliotte se sentou na primeira fileira, viu a maior parte do depoimento de Gareca e se levantou irritado, pouco antes de a entrevista terminar.

Pouco depois de comunicar o treinador da saída, o Palmeiras confirmou a decisão com uma nota em seu site. Confira abaixo:

"O argentino Ricardo Gareca não é mais técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (01), na Academia de Futebol, o clube decidiu pela saída do treinador. Gareca estava no comando da equipe palestrina desde o fim do mês de junho e, em 13 jogos, obteve quatro vitórias, um empate e oito derrotas.

Com o comandante, deixam o clube o preparador físico Néstor Bonillo e o auxiliar técnico Sergio Santín. Em seu lugar, interinamente, assume Alberto Valentim, que já dirigiu o time em sete jogos nesta temporada – são quatro triunfos, um empate e dois reveses.

A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece os serviços prestados pelo técnico e deseja sorte na sequência de sua carreira."

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário