segunda-feira, setembro 22, 2014

Frases do dia 22/09/2014: Coletânea IHU Online


Sem estudo

“Sem nenhum preconceito com os políticos ou com as políticas – até porque eu brinco: se tem duas atividades que, para exercer, você não precisa estudar elas são publicitário e presidente da República” - Washington Olivetto, publicitário –O Estado de S. Paulo, 22-09-2014.

Sem estudo 2

“Se você tiver boas ideias e souber comunicá-las, tiver carisma, souber montar boas equipes e administrar, você pode virar um bom publicitário e um bom presidente da República, sem ter estudado. Não tem curso para isso. Outra característica histórica que tem de publicitário e presidente da República – que é fundamental – é a capacidade de prever. Se tem uma coisa em meu negócio que é fundamental é, vamos dizer assim, “para onde será que o quadro social vai ?”; “do que será que os jovens vão gostar?”; “como será que vai andar a economia?” Sem dúvida nenhuma, o presidente da República também tem que ter essa capacidade de prever” - Washington Olivetto, publicitário – O Estado de S. Paulo, 22-09-2014.

Esquerda-esquerda

“O socialismo está numa crise de identidade. Como é difícil, hoje, recuperar o sentido antigo, sem qualificativos, de uma opção pelo socialismo, as pessoas se entregam à autorrotulagem para se definirem exatamente (sou dois quartos de esquerda-esquerda, um quarto de centro-esquerda e o outro quarto devem ser gases), o que só atrasa as discussões que interessam. Quais são os limites da coerência ideológica e do pragmatismo? O que ainda pode ser resgatado das ilusões perdidas? Por que não se declarar logo um neo-neoliberal e ser feliz?” – Luis Fernando Verissimo, escritor –Zero Hora, 22-09-2014.

Um apelido

“Num livro recém publicado, a ex-mulher do François Hollande revela que ele tem horror a pobre. Se pode sobreviver a Francis Fukuyama, a François Hollande e a partidos políticos brasileiros que se chamam de “socialistas” com uma certa imprecisão semântica, o socialismo ainda tem um futuro, mesmo que seja apenas um apelido conveniente para o que se quer. A escolha continua sendo entre socialismo e barbárie. Pode-se não saber mais o que é socialismo, mas para saber o que é barbárie basta abrir os olhos” – Luis Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 22-09-2014.

Água fria

“No café da manhã que tomou com investidores internacionais, em Nova York, em encontro promovido pelo banco JP Morgan, há alguns dias, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso preveniu: "Não se iludam. A presidente Dilma Rousseff ainda pode vencer as eleições". O mercado financeiro não esconde que torce fervorosamente contra a petista” –Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-09-2014.

Experiência

“No dia da reunião, Marina Silva, do PSB, mantinha dianteira folgada de Dilma num hipotético segundo turno. Mas FHC, que concorreu à reeleição e foi vitorioso em 1998, afirmou que a força da máquina governista não pode ser desprezada. Hoje, a situação é de empate no segundo turno, com Dilma abrindo vantagem no primeiro, segundo o Datafolha” –Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-09-2014.

Todos por todos

“Integrantes das campanhas de Dilma e Aécio, que têm hoje Marina Silva como adversária principal, mantinham canal de comunicação indireto sobre a situação da candidata. A excitação era grande: pesquisas internas registravam que, até o fim da semana, ela continuava oscilando para baixo nas pesquisas, em quase todo o país --no mesmo fenômeno captado pelos principais institutos de pesquisa” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-09-2014.

Convexo

“Apesar dos ataques constantes do presidenciável pastor Everaldo contra Dilma, o PT é o partido mais popular entre seus eleitores: tem 14% da preferência dos que declaram voto nele. O PSB vem em segundo lugar, com 3%” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 22-09-2014.

Para onde vai o PSDB?

“O PSDB está mergulhando numa profunda crise. As previsões dos especialistas são as de que os tucanos vão encolher na Câmara, no Senado e nos governos estaduais. Além disso, o partido não terá mais expectativa de poder. Se a presidente Dilma for reeleita, Marina Silva será a alternativa de poder para 2018. Se Marina vencer, quem assumirá a bandeira da oposição será o PT. Uma derrota em Minas deixará o partido ainda mais paulista” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 21-09-2014.

O futuro de Aécio Neves

“Avalizado pelo ex-presidente Fernando Henrique, o presidente do PSDB, Aécio Neves, está à procura de uma boia para não afundar. Seguindo nesse ritmo, ele não só perderá em Minas, como terá de pagar a conta de deixar seu partido fora da luta pela Presidência pela primeira vez em 20 anos. E não poderá cruzar os braços no segundo turno. Para sobreviver, terá que mostrar comando sobre o voto dos mineiros. Os analistas citam o exemplo do trabalhista Leonel Brizola no pleito de 1989. Fora do segundo turno, Brizola transferiu cerca de 100% de sua votação no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul para Lula, na disputa contra Collor. Aécio terá a mesma capacidade em Minas?” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 21-09-2014.

A batalha pelo voto

“O Movimento dos Sem Terra vai usar o Dia da Ação Global Pelo Clima, domingo, e chamar a atenção para a sua campanha: “Não Vote em Ruralistas”. O MST tem como objetivo reduzir o tamanho da bancada do agronegócio na Câmara” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 21-09-2014.

Dilma, Patrus, Tarso Genro

“Por que Lula escolheu Dilma Rousseff e não Patrus Ananias ou Tarso Genro, para concorrer à presidência em 2010? Porque ela, de todos os líderes petistas, era a mais próxima das preocupações empresariais. Que o patronato não goste dela é uma pesada ironia, porque ela e eles compartilham a preocupação com o PIB” – Renato Janine Ribeiro, professor de Filosofia – Valor, 22-09-2014.

Monarquia

“Nossa política se tornou, em todos os principais partidos, monárquica” – Renato Janine Ribeiro, professor de Filosofia –Valor, 22-09-2014.

Bolsos e sonhos

“O PT precisaria reencontrar o discurso ético. Uma de suas falhas gritantes foi não proclamar, ao ser acusado de corrupção, que a chaga ética maior do Brasil é a miséria, e que ele foi o primeiro a enfrentá-la de maneira decidida. Em vez disso, preferiu promover a inclusão social como agenda de consumo, de crescimento econômico, de sedução empresarial e eleitoral, mas sem elaborar seu valor moral. O PT hoje fala mais aos bolsos do que aos sonhos” – Renato Janine Ribeiro, professor de Filosofia – Valor, 22-09-2014.

Lula e Marina

“Como Lula, Marina é uma pessoa do povo, mas seguiu por outro caminho. Escolheu a educação, conseguiu formar-se professora, enquanto Lula escolheu ser um sindicalista” – Neca Setúbal, educadora, herdeira do banco Itaú e uma das coordenadoras da campanha de Marina Silva, em entrevista à Bloomberg – O Estado de S. Paulo, 21-09-2014.

Vai apanhar!

"Você já esteve em ambiente de torcedores organizados? Se esteve, sabe que esse comportamento não é aceito pelos demais. Mesmo que ele seja gay, não vai admitir nem para um amigo. Sabe que, se for descoberto, vai apanhar" - dirigente da Gaviões da Fiel, que pediu anonimato – Folha de S. Paulo, 21-09-2014.

Ficção

"Colocar a homofobia como cômica é jogar a homossexualidade no registro da ficção, para não precisar lidar com sua existência. Negando que há atletas gays, tenta-se ignorar as possibilidades alternativas de existência que eles colocam ao universo segregador de gênero que é o esporte, onde o masculino está no topo da hierarquia" - Wagner Xavier de Camargo, pesquisador na área de sexualidades dissonantes no esporte na Universidade Federal de São Carlos – Folha de S. Paulo, 21-09-2014.

Produção banal

“A coisa que matou as ciências humanas foi o construtivismo de identidades dos anos 1990, aquela coisa de "qual é nossa contribuição?", de criar identidades comunitárias coletivas. São os projetos de identidades nacionais, construções sociais do mundo, uma banalização completa. Resultou numa produção muito banal, que não tem nada de errado, mas é tão banal. Estudar ciências humanas nesse contexto hoje nem é proveitoso, profissionalmente, nem é interessante” –Hans Ulrich Gumbrecht, crítico literário – Folha de S. Paulo, 21-09-2014.

Na sala de aula

“A torcedora do Grêmio Patrícia Moreira da Silva, flagrada xingando o goleiro Aranha, do Santos, de macaco, aceitou estudar a história dos negros na unidade da Central Única de Favelas no Rio Grande do Sul. Ela assistirá aos filmes de Zózimo Bulbul, lerá livros de Abdias do Nascimento, estudará a vida de Malcom X e ainda a história da África” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 21-09-2014.

Selfie

“É uma agressão permanente em cima de você” – Sebastião Salgado, fotógrafo, sobre as pessoas que agora se aproximam dele e, em vez de conversar querem só ‘tirar uma selfie” – O Estado de S. Paulo, 21-09-2014.

No escuro

“O báculo do arcebispo de Porto Alegre ainda não foi encontrado pela polícia. O objeto foi furtado do carro do religioso na semana passada. “Resta-nos a resignação diante do fato”, lamentou dom Jaime Spengler, que chegou a receber uma indicação – falsa – sobre o paradeiro de seu cajado” – Túlio Milman, jornalista – Zero Hora, 22-09-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário