quarta-feira, julho 23, 2014

Escola Escritor José de Alencar é a única escola pública na Copa do Mundo de Robótica


A Escola Estadual Escritor José de Alencar, localizada no município do Paulista, é a única escola pública do Brasil que está disputando, em João Pessoa, na Paraíba, a RoboCup, o mais tradicional campeonato mundial de robótica. Para a competição, desembarcaram em solo paraibano delegações de mais de 50 países.

A escola se classificou para o mundial após ficar com o 3º lugar na categoria Resgate na Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2013. Desde então, a dedicação em montar um robô competitivo para o mundial é tão grande que os estudantes chegaram a assistir os jogos do Brasil na Copa do Mundo, a de futebol, na própria escola. “Estamos de domingo a domingo na escola montando e programando o robô”, explica o estudante Arllan Pablo, 18 anos, capitão da equipe Nanobite, que representa a escola na RoboCup.

Na categoria Resgate, o robô precisa ser capaz de resgatar objetos em um ambiente hostil. “A ideia é simular o resgate de vítimas de um desastre”, explica o professor de matemática Carlos Muniz, orientador da equipe Nanobite.

Os resultados são surpreendentes para um grupo de estudantes que, há bem pouco tempo, não sabia muito bem o que era robótica para além dos filmes hollywoodianos. Desde 2012 a Escola Estadual Escritor José de Alencar e outras 225 instituições de ensino oferecem aulas de robótica aos seus alunos com equipamentos da Lego Zoom adquiridos pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado.

Arllan não arrisca um palpite sobre a participação da escola no mundial, mas avisa: “O robô que levamos para o nacional era muito bom. Esse de agora é melhor ainda, com mais recursos que permitem a execução das tarefas”.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário