sábado, maio 10, 2014

Inacabado, Itaquerão é inaugurado neste sábado


Ainda com obras por fazer, o Itaquerão será inaugurado neste sábado, às 10h, em amistoso com mais de 100 ex-jogadores do Corinthians. Cada um dos convidados, incluindo Ronaldo, Rivellino e Basílio, atuará por cerca de 15 minutos. Do time profissional, apenas Elias, que só poderá disputar o Brasileiro, após o Mundial, está confirmado. A inauguração do estádio, que receberá o jogo de abertura da Copa, em 12 de junho, entre Brasil e Croácia, é tratada como evento-teste pelo clube, mesmo sem operação da Fifa, com as arquibancadas provisórias em obras e sem acabamento. O público será de 20 mil pessoas (será 68 mil no Mundial). As entradas se esgotaram em 1h30m, e a renda chegou a R$ 1,2 milhão.

O teste não terá padrão Fifa em vários quesitos como nas entradas (sem raio-X) e no bufê (com apenas lanches frios, chocolates e refrigerantes). Já houve outros eventos no Itaquerão: jogo entre operários e teste com cinco mil crianças. De acordo com o Corinthians, o mais importante no teste de hoje será o uso dos setores Leste Superior e Oeste Inferior, que ainda não receberam público (o setor Leste Inferior também será usado). Serão observadas as dinâmicas da entrada e da saída, além do som, iluminação, banheiros e lanchonetes.

O primeiro jogo para valer, no entanto, será no domingo (dia 18), contra o Figueirense, pelo Brasileiro. Com operação da Fifa, o estádio deverá receber 50 mil pessoas e pretende usar as arquibancadas provisórias Norte e Sul, ainda em fase de instalação. As obras da Fast Engenharia estão atrasadas, e teme-se que a Fifa não possa testá-las.


Das intervenções de grande relevância, faltam a conclusão de parte do forro do teto e a colocação das estruturas temporárias exigidas pela Fifa (tendas para credenciamento de jornalistas, local para geradores de TV etc.) e que serão pagas pelo clube (R$ 60 milhões).

Depois do Itaquerão o próximo estádio a ser inaugurado será a Arena da Baixada, em Curitiba: quarta-feira, às 19h30m, num amistoso entre Atlético-PR e Corinthians. Dos 43 mil lugares, só 30 mil estarão à venda, já que a instalação das cadeiras não foi concluída. Ontem, a presidente Dilma Rousseff visitou a Arena da Baixada, que receberá quatro jogos da Copa. Ela foi até o gramado, cumprimentou e tirou fotos com alguns dos cerca de 1.500 operários da obra. Do lado de fora do estádio, 30 manifestantes faziam um pequeno protesto, reivindicando melhorias em áreas como saúde, educação e moradia. Dilma não deu entrevistas.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário