domingo, fevereiro 16, 2014

DNOCS se compromete em dialogar sobre indenizações das famílias atingidas pela barragem de Cachoeirinha


A partir da próxima semana, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) irá entrar em contato com as famílias atingidas pela construção da barragem de Cachoeirinha, no município de Ingazeira, para iniciar um diálogo sobre valores das indenizações das terras, bem como das benfeitorias feitas nas propriedades. A partir desse primeiro contato, outras medidas serão tomadas para que não ocorram perdas para esses moradores. Esse foi um dos compromissos firmados entre a superintendente regional do órgão, Rosana Maria Bezerra e Silva, e os agricultores que ocuparam o canteiro de obras da barragem, na manhã de sexta-feira passada (14).

O Dnocs se comprometeu em repassar para a Fetape uma lista informando as famílias agricultoras que passarão a integrar o projeto de irrigação. Outro encaminhamento importante é que, a partir de agora, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, da Fetape e da Diocese de Afogados da Ingazeira irão integrar a Comissão de Acompanhamento das Obras da Barragem.
Para o presidente da Fetape, Doriel Barros, a ocupação foi importante para firmar o diálogo com o Dnocs. “Se todos os encaminhamentos negociados não se concretizarem, nós voltaremos a acampar. É importante deixar claro que não somos contra construção da barragem, mas queremos que as famílias sejam respeitadas em seus direitos”, explica.

Além da Fetape, participaram da manifestação, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Paróquia do Município de Tuparetama.

FETAPE
Foto: Cláudio Gomes