sábado, outubro 05, 2013

A dança dos técnicos no Brasileirão continua quente: 20 já caíram

Nesta sexta-feira foi a vez de o ex-técnico da seleção brasileira perder o emprego. Dunga foi demitido do Internacional após sequência de maus resultados. Esta edição do Campeonato Brasileiro já teve 20 treinadores que ficaram pelo caminho.

Teve clube que trocou de 'professor' mais de uma vez. É o caso do São Paulo, por exemplo, que teve Ney Franco, Paulo Autuori e agora Muricy Ramalho. Depois de pouco mais de dez meses no comando do Inter, o gaúcho não aguentou a pressão após a derrota para o Vasco por 3 a 1 e deixou o cargo com menos de 60% de aproveitamento na temporada. No começo do ano, Dunga levou o Inter ao título do Campeonato Gaúcho.



Para o seu lugar, o interino Clemer assume o comando, pelo menos na rodada do fim de semana. Mesmo assim, estão cotados para o cargo Abel Braga, demitido no Fluminense na 9ª rodada do Brasileirão, e Mano Menezes, que pediu demissão do Flamengo na 23ª rodada. O Fluminense, que perdeu Abelão, contratou Vanderley Luxemburgo, demitido do Grêmio. Muricy, que deixou o Santos logo na segunda rodada do Brasileirão, foi contratado pelo São Paulo há poucas semanas e encontrou no Morumbi um time abatido na zona de rebaixamento. Muricy veio para substituir Paulo Autuori, que não foi bem no Tricolor, apesar das apostas. Conquistou a Copa Eusébio, em Portugal, mas só fez perder. Autuori havia pedido demissão do Vasco antes de se mudar para São Paulo. O clube cruzmaltino contratou para o seu lugar o técnico Dorival Júnior.

Dos times que se encontram na zona de rebaixamento, todos já mudaram de comandantes. O Náutico foi o que mais demitiu: Silas na terceira rodada, Zé Teodoro na 14ª e Jorginho na 18ª. O Criciúma, com duas demissões, continua perto do rival pernambucano, ambos na zona da degola. Osvaldo Alvarez, o Vadão, caiu na 15ª rodada e deu lugar ao interino Silvio Criciúma, que ficou no cargo por oito rodadas. Argel Fucks assumiu.

A Ponte Preta também demitiu duas vezes neste Brasileirão. Guto Ferreira caiu na quarta rodada e assumiu a Portuguesa, que havia dado as contas para Edson Pimenta. Guto deixou o comando da Ponte nas mãos de Paulo César Carpegiani, ex-Vitória. Ainda na Bahia, o contestado Ney Franco assumiu a vaga deixada por Caio Júnior, que foi demitido na 17ª rodada. No Coritiba, Marquinhos Santos foi campeão paranaense e chegou a liderar o Brasileirão. Porém, a derrota em casa para o Itagüi da Colômbia, na Copa Sul-Americana, foi a gota d'água para as más atuações da equipe. Marquinhos estreou como técnico no alvi-verde paranaense e já percebeu que a dança das cadeiras não alivia para ninguém. Ele saiu para a chegada de Péricles Chamusca. Ainda no Paraná, o Atlético-PR se livrou de Ricardo Drubscky na sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Vágner Mancini chegou e colocou o time na quarta colocação.

Apenas seis clubes do Nacional não trocaram de técnico. Marcelo Oliveira permanece no líder Cruzeiro. Oswaldo Oliveira continua firme no Botafogo. O Atlético-MG manteve Cuca após ganhar a Libertadores. O Goiás segura desde 2011 o técnico Enderson Moreira. Tite, que balançou no Corinthians nas últimas semanas, parece ter conseguido um pouco de paz após a vitória em cima do Bahia, de Cristóvão Borges, que também se mantém no cargo desde o começo da competição. São poucos, portanto.

Na edição do Brasileirão de 2012, 19 treinadores foram demitidos. O recorde ainda é da temporada de 2010, com 32 demissões.
VEJA A LISTA DE 20132ª rodada: Muricy Ramalho (Santos)
3ª rodada: Silas (Náutico)
4ª rodada: Jorginho Campos (Flamengo)
4ª rodada: Guto Ferreira (Ponte Preta)
5ª rodada: Vanderlei Luxemburgo (Grêmio)
5ª rodada: Ney Franco (São Paulo)
6ª rodada: Paulo Autuori (Vasco)
6ª rodada: Ricardo Drubscky (Atlético-PR)
9ª rodada: Abel Braga (Fluminense)
9ª rodada: Edson Pimenta (Portuguesa)
14ª rodada: Zé Teodoro (Náutico)
15ª rodada: Osvaldo Alvarez (Criciúma)
16ª rodada: Paulo César Carpegiani (Ponte Preta)
17ª rodada: Caio Júnior (Vitória)
18ª rodada: Jorginho (Náutico)
19ª rodada: Paulo Autuori (São Paulo)
23ª rodada: Marquinhos Santos (Coritiba)
23ª rodada: Silvio Criciúma (Criciúma)
23ª rodada: Mano Menezes (Flamengo)
25ª rodada: Dunga (Internacional)


Fonte: Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário