quinta-feira, setembro 12, 2013

Frases do dia 12/09/13: Coletânea IHU Online

Filé

"Não tem que se incomodar com isso não. A gente tem que saber que quando a gente come um contra-filé, o próximo passo é querer um filé" – Lula, ex-presidente da República, comentando as manifestações de junho – Valor, 12-09-2013.

Negação

"Aos 67 anos de idade, depois de participar da construção da democracia deste país, me assusta profundamente quando vejo algumas pessoas quererem negar a democracia. Me assusta profundamente negar os partidos políticos, a democracia, as entidades conhecidas e reconhecidas pela sociedade" – Lula, ex-presidente da República, comentando as manifestações de junho – Valor, 12-09-2013.

Asma

"O interesse da população está acima de qualquer corporação. Eu fui mãe e sei o que é acordar de madrugada com a criança sofrendo de asma" – Dilma Rousseff, presidente da República – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Tabu

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, as taxas de suicídio ficam, em geral, entre 10 e 30 por 100 mil, chegando a passar de 40 em alguns casos - Rússia e Lituânia, por exemplo” – editorial “O tabu do suicídio” – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

“O suicídio é uma das principais causas de morte do planeta. No ano 2000, 815 mil pessoas tiraram a própria vida. Isso representa mais do que o total de assassinatos (520 mil) ou de mortos em guerras (310 mil) no mesmo ano” – editorial “O tabu do suicídio” – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

2014

"Hoje eu sou (candidato). Para ganhar, para perder. Para fazer 1% ou 30%” – Eduardo Campos, governador de Pernambuco – PSB – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Resta um

“Lula se reuniu ontem com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para discutir os cenários para 2014. O ex-presidente é o único que ainda contém a falta de paciência da cúpula petista com o aliado insurgente” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Lupi se agarra a ministério

“Apesar de 25 dos 26 deputados que ontem se reuniram com o presidente do PDT, Carlos Lupi, defenderem a entrega do Ministério do Trabalho, a proposta naufragou. Lupi disse que interpretaria a devolução do ministério como uma segunda derrota e ameaçou renunciar à presidência do partido se os deputados insistirem em abrir mão do cargo. Segundo o deputado Enio Bacci, os parlamentares estão convencidos de que há corrupção no Ministério do Trabalho” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 12-09-2013.

Referência

“Estou achando que o PDT perdeu absolutamente a referência do que já foi. E outros companheiros também acham” –Miro Teixeira, deputado federal – PDT-RJ – Zero Hora, 12-09-2013.

Porção

"Não é razoável que a sede da Segurança Pública ou de qualquer outra secretaria seja invadida por uma porção de gente com foice, facão, enxada” – Jacques Wagner, governador da Bahia – PT - defendendo Ari Pereira de Oliveira, funcionário de sua gestão que usou arma de fogo para dispersar um grupo do MST que protestava num prédio do governo em Salvador – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Erro

"Erramos. Não soubemos fazer o diagnóstico da situação. A população ficou contra a gente" - um médico, que pediu para não ser identificado, em debate realizado anteontem à noite na Fundação Getulio Vargas, criticando a posição contra o programa Mais Médicos – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Vergonha

"Tive vergonha da minha categoria" - Paulo Saldiva, patologista, em debate na USP – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Antipatia

"O que ganhamos com essas reações equivocadas? A antipatia da população e a acusação de defendermos interesses corporativistas" – Drauzio Varella, oncologista – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

R$ 10 mil é pouco

"Fui me inscrevendo e no meio do caminho desisti quando não concordei com algumas das formas de trabalho. Vi que era para ganhar R$ 10 mil, é pouco, eu consigo ganhar mais trabalhando aqui em Manaus e com todos os direitos trabalhistas" - Rogério Nunes, médico que se inscreveu para trabalhar em Manaus (AM), onde mora, e desistiu quando fez as contas - Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Não pode trocar

"Quando me inscrevi, só havia opção para trabalhar em área indígena. Acabei escolhendo pensando que poderia trocar depois" - Cindy Fernandez Luguizamo, médica que mora em Foz do Iguaçu (PR) e se inscreveu para trabalhar em um distrito indígena de São Gabriel da Cachoeira (AM), a 850 km de Manaus - Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Viagem longa

"Pedi para fazer um remanejo e ficaram aguardando a resposta do ministério. Não teve nenhuma reunião com os médicos selecionados sobre a escolha dos postos, foi feita uma coisa meio predeterminada" - Paulo Fernando Porciuncula, médico de Pelotas (RS), a 246 km de Porto Alegre, selecionado para atuar na área rural da cidade, o que o desagradou -Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Causa e consequência

"Ex-jogador de futebol que se recusou a cumprimentar Augusto Pinochet no auge da ditadura no Chile, Carlos Caszely, 63, vai contar sua história em Santo André, no dia 24. Após o atleta deixar o ditador com a mão no ar, na despedida da seleção para a disputa da Copa na Alemanha, em 1974, a mãe dele foi perseguida e torturada. Caszely é convidado de seminário do Centro de Memória do ABC sobre os 40 anos do golpe no país vizinho” – Mônica Bergamo, jornalista –Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Tristeza crônica

“Será que uma modernidade seria possível sem a desvalorização do momento presente e sem a repulsa ao prazer que são partes da mensagem cristã e que talvez sejam a fonte de nossa tristeza crônica?” – Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Epicuro

“Qual modernidade seria possível com Epicuro, e não contra ele? Somos modernos graças ao cristianismo ou somos modernos graças ao materialismo e à disciplina dos prazeres que atravessaram a modernidade perseguidos e silenciados pelo cristianismo?” – Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo, 12-09-2013.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário