domingo, setembro 08, 2013

Frases do dia 08/09/13: Coletânea IHU Online

Sete de Setembro

“Há um mês, não havia ministro ou assessor palaciano que não prenunciasse um Sete de Setembro inesquecível, em que autoridades seriam constrangidas de forma inédita. Não foi o que aconteceu” – Igor Gielow, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Sete de setembro 2

“Curiosa neste ano, é a completa desconexão entre os simbolismos pespegados no Sete de Setembro e as convocações para ocupá-lo sem nelas incluir, sequer remotamente, algo da ideia de nacionalidade, ou de soberania, de independência mesmo” – Jânio de Freitas, jornalista, comentando as manifestações de ontem – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Neutro e sem remorsos

“Armas químicas são produtos do engenho humano, como qualquer outra arma. São mais repugnantes porque associamos química a vida e não a morte, apesar de todos os venenos que ela produz. Mas o universo moralmente neutro e sem remorsos em que elas são desenvolvidas e usadas é o mesmo” – Luís Fernando Verissimo, escritor –Zero Hora, 08-09-2013.

1964 e 2013

“Em 1964, tão logo o presidente do Congresso, Moura Andrade, declarou vaga a Presidência da República (Jango ainda estava no Brasil), uma comissão formada por pessoas do próprio Congresso foi ao Palácio do Planalto abandonado para dar posse a Ranieri Mazzilli. Eu seu livro "O Governo Castelo Branco" (José Olympio, 1975), Luís Viana Filho, que viria a ser o chefe da Casa Civil do primeiro presidente daquele regime militar, conta que a turma entrou no Planalto às escuras, haviam desligado o registro geral do palácio. Um isqueiro foi aceso e seu dono sabia onde era o registro. Luís Viana Filho diz em seu livro: "Era o jovem secretário da embaixada americana, Robert Bentley" (pág. 46)” – Carlos Heitor Cony, escritor – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Luz do palácio

“Como e por que um funcionário de embaixada estrangeira estava na comissão que daria posse ao novo presidente da República? Como e por que o diplomata americano sabia onde era o registro geral de luz do palácio, que havia sido desligado por Darcy Ribeiro, último ato que praticou como chefe da Casa Civil do governo deposto?” – Carlos Heitor Cony, escritor – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Rasteira

“Um obscuro episódio ganha uma hipótese luminosa com a revelação, por Edward Snowden e pelo jornalista Glenn Greenwald, dessa espionagem. É a bem sucedida intermediação, a pedido de Obama, feita pelo então presidente Lula e pelo turco Tayyip Erdogan no caso do enriquecimento iraniano de urânio, com fins imaginadamente militares. Obtida pelos dois a desejada concessão do Irã para conversações e inspeções, Obama, surpreendentemente, desconheceu-a. Sem uma palavra a Lula e Erdogan” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Rasteira 2

“A rasteira diplomática e a grosseria pessoal nunca tiveram explicação. Agora a espionagem violadora de telefones e e-mails dos governos brasileiro e turco, entre outros, comprovada mas de início ignorado, suscitou uma hipótese: o governo americano captou alguma coisa que tomou, certa ou erradamente, como razão para sustar as operações com Lula e Erdogan” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Junho 2013 segundo Olavo de Carvalho

“Tudo começou como uma tentativa de golpe, planejada pelo Foro de São Paulo [coalizão de partidos de esquerda latino-americanos] e pelo governo federal para fazer um "upgrade" no processo revolucionário nacional, passando da fase de "transição" para a da implantação do socialismo "stricto sensu" – Olavo de Carvalho, autor do livro “"O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota" – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Golpe!?

“Isso incluía, como foi bem provado, o uso de gente treinada em guerrilha urbana para espalhar a violência e o medo e lançar as culpas na "direita". Aconteceu que os planejadores perderam o controle da coisa quando toda uma massa alheia à esquerda saiu às ruas, e eles decidiram voltar atrás e esperar por uma chance melhor. Isso foi tudo. Não há um só líder da esquerda que não saiba que foi exatamente isso” – Olavo de Carvalho, autor do livro “"O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota" – Folha de S. Paulo, 08-09-2013.

Calma, gente

“A conversa, terça, do grupo de senadores que foi agendar uma visita às antigas instalações do DOI-Codi, no Rio, com o comandante do Exército, Enzo Peri, terminou bem. Tanto que a visita será feita. Mas houve um momento tenso, quando o general chegou a dizer que se tratava de uma “provocação barata” - Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 07-09-2013.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário