terça-feira, setembro 03, 2013

Frases do dia 03/09/13: Coletânea IHU Online


Quem está furioso?

“A sucessão de polêmicas sobre o país ou o governo não parece ter sido resultado de nenhum grande mal-estar econômico. A elite da elite está furiosa com a economia deste governo. O povo do povo, não” – Vinícius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Seletiva

“Mesmo depois de 23 anos de implantação da coleta seletiva, somente 9% dos resíduos são separados corretamente” -André Carús, diretor-geral do DMLU, Porto Alegre – Zero Hora, 03-09-2013.

Multa

“Já que as campanhas não funcionam, a multa vai forçar os porto-alegrenses e os visitantes a manterem a cidade limpa. Não jogar lixo na rua será a melhor forma de impedir que a “indústria da multa” prospere” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 03-09-2013.

Crasso

“O MinC acabou por demonstrar a rendição final da política cultural brasileira aos argumentos do mais crasso economicismo” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.


Mercadoria

“Fala-se em "quebra de paradigma", mas o Ministério da Cultura apenas implementa o paradigma, cada vez mais hegemônico, de indistinção geral entre arte, entretenimento e mercadoria” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia –Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Rouanet

“Estruturas como a Lei Rouanet deveriam ser radicalmente modificadas. Um bilhão e duzentos mil reais foram perdidos pelo Estado para que empresas fizessem políticas de marketing às custas do erário, financiando, principalmente, musicais, Oktoberfest, festas gastronômicas, atividades da torcida do Palmeiras e, agora, desfiles de moda" – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Periferia

“Pergunte, no entanto, quanto desse dinheiro foi direcionado à construção de conservatórios de música, bibliotecas ou em auxílio a saraus literários na periferia” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Passado a limpo

“As circunstâncias pedem que avancemos, estimulando a autocrítica e o debate na esquerda. Que tarefa nos caberia hoje após o que vimos nas ruas? Certamente, a compreensão de que não adiantará nem sequer falar em reformas se, antes, o Brasil e seus dirigentes políticos não se unirem em torno da construção de um projeto nacional que resulte do debate e da participação de todo o nosso povo. Diria Darcy Ribeiro que este é um bom momento para "passar o país a limpo". É disso que as ruas se ressentem” – Roberto Amaral, vice-presidente do PSB e Luíza Erundina, deputada federal pelo PSB – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

O petróleo é nosso

“Durante reunião com ministros para discutir a informação de que foi espionada pela agência NSA, Dilma Rousseff apontou o pré-sal como principal alvo de interesse dos EUA. Ela descartou razões políticas para a ação. Integrantes do governo lembram que todas as empresas petrolíferas norte-americanas já sinalizaram a autoridades brasileiras que participarão do leilão de Libra, avaliado em US$ 15 bilhões e previsto para a mesma semana em que a presidente deve ir a Washington” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Para rir

"Nem viram a presidente sair de moto!" - auxiliares do governo brincando com a competência dos "espiões" norte-americanos – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Cascudo

"Hell's Dilma! Na garupa da moto dum ministro. Já imaginou o que esse ministro levou de cascudo? "Direita, caraca". "Não inclina, porra" - José Simão, humorista - Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Motobóia

"A Dilma é autoritária até na liberdade! Devia ter virado entregadora de pizza! Pra combinar com o clima das ruas de Brasília. Ia jogando as pizzas: mozarela, calabresa, pepperoni! Motobóia!" - José Simão, humorista - Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Ereto

“Se o Brasil não tem meios para dar a resposta à altura (à espionagem dos EUA), será muito pedagógico que ao menos se mantenha ereto - como se mostra até aqui” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Nada de novo

“Em 31 de março de 1964, véspera do golpe militar daquele ano, mensagem oficial de Washington informava ao embaixador Lincoln Gordon que Juscelino Kubitschek encontrara secretamente o ministro da Guerra de João Goulart, general Jair Dantas Ribeiro, que estava internado no Hospital dos Servidores do Estado” – Carlos Heitor Cony, escritor – Folha de S. Paulo, 03-092-2013.

Reacionário

"Não poderia ser diferente o artigo "O fascismo do PT contra os médicos", de Luiz Felipe Pondé. A capacidade de distorcer os fatos é prática comum entre os reacionários e conservadores. Palavras bonitas, rico vocabulário. Pega-se o texto, espreme-se bem e o resultado é apenas um retrato de si mesmo e de seus iguais" - Maria Ângela Neves (São Caetano do Sul, SP) - Painel do Leitor - Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Camburão

“Já imaginou a cena? "O deputado Donadon apareceu pra votar?". "Ainda não, o camburão das dez tá preso no trânsito!". Rarará! Ou então vota pelo celular do traficante” - José Simão, humorista - Folha de S. Paulo, 03-09-2013.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário