quarta-feira, julho 17, 2013

Deputado Rodrigo Novaes fala sobre providências após audiência no Projeto Icó-Mandantes, proposta de redução de ICMS para redes e mantas de Tacaratu e outros assuntos, em entrevista exclusiva ao Blog


Deputado Rodrigo Novaes(PSD-PE) em entrevista a Assis Ramalho

Na tarde desta terça-feira (16) a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), durante sua passagem por Petrolândia, após compromisso na vizinha cidade de Jatobá.

Na entrevista, o deputado fala sobre os movimentos sociais que ganharam as ruas no último mês e que os partidos políticos não representam mais os anseios da sociedade, isso porque, segundo ele, existe uma salada mista de várias siglas, de vários nomes, que ninguém mais entende o que cada partido representa. Se é de direita ou se é de esquerda.

Rodrigo Novaes também fala sobre o andamento do processo iniciado após audiência pública realizada no Projeto Icó Mandantes, no mês de abril passado.  Segundo o deputado, ele esteve com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, e que foram solicitadas as providências para que a  Hidrosondas seja notificada, para que em 30 dias ou 60 dias, ela se pronuncie para que se possa ser chamada a empresa que ficou em segundo lugar na licitação, ou realizar uma nova licitação para que a Hidrosondas seja substituída.

O deputado afirma ainda que o governo do estado já tomou todas as providências para melhorar a PE-375, que liga os municípios de Tacaratu a Inajá, e que o governador Eduardo Campos já autorizou a obra que vai custar mais de R$ 10 milhões.

Entre outros assuntos importantes, Rodrigo Novaes também fala de sua solicitação junto ao governo do estado para que seja reduzido o tributo de ICMS das mantas e redes de Tacaratu, e se diz preparado e otimista com relação à sua reeleição em 2014.

Acompanhe abaixo na íntegra a entrevista concedida ao Blog de Assis Ramalho.


Pedimos a opinião do deputado sobre os manifestos que tomaram as ruas do país no mês de junho:

"Olha, Assis, o que eu acho é que a juventude foi às ruas, independente de órgão, de partidos, de identidades, de sindicatos e de órgãos de representação. Eles se mobilizaram através da rede social e tomaram as ruas com bandeiras, pedindo melhorias nos serviços públicos de uma maneira geral, além do combate à corrupção e (resgate) da dignidade. Eu acho que tudo isso foi importante para a sociedade, que demonstrou força praticando a cidadania. Então, para nós que fazemos política, isso nos gera uma grande reflexão para estarmos sempre em sintonia com o desejo da população, conhecendo as dificuldades, sendo solidários e trabalhando para buscar as devidas soluções. Para os partidos políticos, fica a conclusão de que eles não representam mais os anseios da sociedade. Existe uma salada mista de várias siglas, de vários nomes, que a gente não entende mais o que cada partido representa. Se é de direita, se é de esquerda, quem defende o socialismo, quem defende o liberalismo e quais as correntes. Daí a iniciativa da presidente Dilma e o Congresso, agora, está se mexendo para uma reforma política ampla que possa justamente atender a essa demanda. Isso foi sentido também, Assis, aqui na região como um todo e em Petrolândia. Temos como muito válida a participação dos cidadãos aqui de Petrolândia, levantando as mesmas bandeiras do movimento nacional, fazendo críticas duras e com bastante pertinência à gestão que está aí, em exercício. É preciso que haja transparência nas atitudes, compromisso com o que se faz,  porque o povo está exigente, como deve ser. E é preciso que os políticos tenham  essa consciência. Não adianta dá as costas à população. É preciso que a gente que faz política mude a nossa postura. Então, eu acho que o gestor aqui de Petrolândia tem cometido algumas falhas e é preciso que isso se corrija com uma postura mais próxima do povo, mais atenta ao sentimento do povo, oferecendo serviços de qualidade, principalmente na área da saúde que é a prioridade número um em qualquer município e em qualquer estado. Então eu acho que esse movimento todo, aconteceu em uma boa hora, para que o país saia desse processo mais fortalecido''.

Perguntamos sobre o andamento dos compromissos assumidos na Audiência Pública, realizada no Projeto Icó Mandantes no mês de abril deste ano, e lembramos que o deputado fez duras críticas à empresa terceirizada, Hidrosondas, dizendo que ela teria que ser substituída na assistência aos produtores, por não estar prestando bons serviços. Além disso, no último sábado (13), uma bomba teria sido danificada, deixando os produtores daquela região (Limão Bravo) sem água. 

"Assis, tivemos aquela audiência em que você esteve presente, em que contamos também com a deputada Isabel Cristina (PT), o deputado Diogo Moraes (PSB) e o deputado Manoel Santos (PT), onde a Comissão de Agricultura esteve presente em peso, vendo de perto os problemas das Agrovilas do Icó-Mandantes, ao lado do vereador Rogerinho Novaes (PSL). Naquela oportunidade, nós pudemos verificar realmente que a Hidrosondas não cumpria mais com o contrato como devia. Nem na parte de assistência técnica, nem na parte de captação. E então solicitamos o afastamento da Hidrosonda, para que outra empresa pudesse prestar os seus serviços com qualidade. E agora ficou mais claro do que nunca, onde tivemos nesta semana (sábado, 13) esse problema na bomba e realmente deixa claro que a Hidrosonda não cumpre com a sua função de prestar um bom serviço de assistência técnica e fazer a manutenção como deve. Portanto, tudo isso já foi encaminhado ao Ministério da Integração. Eu estive com o Ministro da Integração (Fernando Bezerra Coelho) solicitando as providências. A Hidrosondas já foi notificada para que, em 30 dias ou 60 dias, agora me falha a memória, para que ela se pronuncie e para que a gente possa chamar a segunda colocada (na licitaçaõ), ou realizar uma nova licitação para que a empresa seja substituída. Nós fomos bem recebidos pelo Ministro Fernando Bezerra, e a gente está animado para que a Hidrosondas possa ser substituída, para que o Projeto Icó Mandante possa caminhar com toda força, através dos produtores rurais que realmente orgulham toda a nossa região."

Perguntamos sobre as providências tomadas para melhorar a PE-375 (Tacaratu-Inajá), que está em péssimas condições.

"Assis, eu tenho me preocupado muito com as situações das estradas. A gente tem solicitado, tem buscado trazer empreendimentos, investimentos privados, na verdade existe uma dificuldade. As rodovias não têm a qualidade que deveriam ter, e sem estradas boas a gente não vai conseguir progredir nem se desenvolver em canto algum. Nós conseguimos tirar do papel a PE-360, a PE-390, Floresta a Ibimirim, Floresta a Serra Talhada. Estamos lutando, agora, pelo acesso ao município de Serrita, que foi uma solicitação nossa também, o acesso entre Cabrobó e Terra Nova, na Rodovia da Cebola, como também o acesso de Floresta a Carnaubeira da Penha. Sobre a sua pergunta em relação à estrada que liga Tacaratu a Inajá, ela realmente está em péssimas condições. Eu tenho andado por ela e tenho visto de perto, (sentido) na pele, as condições péssimas daquela estrada. Isso me fez procurar Izaltino Nascimento (Secretário de Transportes do Estado de Pernambuco), fiz a indicação na Assembleia Legislativa, no Plenário, e foi aprovado. Procurei o Secretário Izaltino para que fossem tomadas as providências o mais breve possível, e ele me prometeu que agora no mês de julho para começo de agosto iria ser feito um tapa-buraco, um serviço paliativo, mais que no mês de setembro, já estava com a licitação pronta, inclusive já tinha a empresa vencedora. O governador (Eduardo Campos) quando veio aqui (no Sertão) no mês passado, autorizou a realização desta obra que vai custar mais de R$ 10 milhões e isso será feito porque o Secretário (Izaltino) já me garantiu. Então, eu creio que agora no máximo até o mês de outubro a gente vai ter aquela estrada nova como o nosso povo merece."

Perguntamos sobre a solicitação do deputado ao Governo do Estado para reduzir o ICMS cobrado sobre mantas e redes do município de Tacaratu.

"Pois é, Assis, para novos empreendimentos a gente tem um programa específico de desenvolvimento, que cria isenções para novos investidores. Na verdade a gente tem um polo muito importante aqui em Caraibeiras (Tacaratu), que é a produção de manta, de rede, que é exportado para todo o país e também para o exterior. Então foi solicitado ao Secretário da Fazenda e também ao Governador do Estado, para que seja diminuído o tributo de ICMS de circulação da mercadoria, para que a gente possa competir de igual para igual com outros estados, como a Paraíba e o Rio Grande do Norte, que também têm polos de produção de mantas e de redes. Essa foi uma solicitação que fizemos pessoalmente ao Secretário, e ele gostou da ideia e pediu que eu fizesse a indicação. Foi feita e aprovada em Plenário, e eu quero crer que, mais uma vez, a gente vai contar com a sensibilidade do governador para que seja diminuído esse tributo, porque, isso acontecendo, o empresário vai ter mais condições de dar mais emprego, circular mais riqueza, poder comprar mais, produzir mais, e eu entendo isso como uma medida muito importante para incentivarmos cada vez mais a produção de mantas e redes de Caraibeiras e Tacaratu."

Perguntamos se está otimista para conseguir a reeleição em 2014.

"Pois é, Assis, eu encaro essa reeleição de uma maneira muito simples, porque é a minha primeira reeleição que eu vou enfrentar. Eu tive minha primeira eleição como vice-prefeito, depois como deputado e hoje, na verdade, é uma situação diferente, porque a gente deve colher aquilo que a gente plantou, que foi o trabalho que a gente desenvolveu. Então, eu estou muito tranquilo, muito esperançoso pelo reconhecimento dos nossos esforços. Eu sou o único deputado aqui, da região (do Sertão) de Itaparica. O povo me fez deputado majoritário da eleição passada, e eu tenho procurado levantar as boas causas, levantar a bandeira do desenvolvimento em nosso Sertão. Defendemos com toda força o Sertão de Itaparica, o Sertão do São Francisco, que é uma região onde a gente tem uma sintonia íntima. Eu sou florestano, cidade vizinha à querida Petrolândia, e a gente procurou exercer o nosso mandato com coragem e garra, e estamos preparados. A gente conseguiu ampliar a nossa atuação em relação à eleição passada. Hoje contamos com o apoio em diversos municípios onde a gente não teve votação na eleição passada. É claro que não é hora de a gente fazer campanha e pedir voto, mas chegará o tempo em que iremos armar os palanques, subiremos nos palanques, prestaremos contas à população sertaneja de todo trabalho que foi desenvolvido e, de forma natural, o povo vai entender e julgar se deve dar continuidade ao nosso trabalho ou se não. Mas eu estou otimista, porque eu só recebo carinho e reconhecimento das pessoas por onde eu ando. Eu tenho me esforçado com toda humildade, Assis, com muita dedicação. Eu gosto de servir, eu gosto de ajudar, eu gosto de trabalhar pela minha região e no momento próprio eu tenho certeza que o povo, os meus amigos, as lideranças políticas que nos dão suporte, vão me ajudar para que a gente saia com uma votação expressiva e a gente possa renovar o mandato para a Assembleia Legislativa de Pernambuco''.

Agradecemos a entrevista e pedimos as considerações finais do deputado.

"Obrigado a você, Assis, é sempre um prazer. E eu quero lhe parabenizar mais uma vez , porque toda vez que eu falo com você eu não deixo de registrar que eu sou leitor assíduo do seu Blog, que é um importante instrumento de informação da nossa região, e você está de parabéns. Quero também aproveitar a oportunidade para mandar um abraço carinhoso para todo o povo de Petrolândia, para os amigos, as lideranças políticas, ao mais simples cidadão que está tendo acesso a essa entrevista, e que todos renovem as esperanças por dias melhores, porque eu tenho certeza que há uma luz no fim do túnel, e a gente poderá ter uma Petrolândia cada vez mais desenvolvida e funcionando como a gente deseja."

Agradecemos também ao deputado por ter indicado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, requerimento para registro de Voto de Aplauso ao Blog de Assis Ramalho pela marca de 1 milhão de acessos, conquistada no dia 16 de abril de 2013.

"Foi um voto de aplauso ao Blog de Assis Ramalho que a gente fez e foi aprovado na Assembléia Legislativa de Pernambuco pelos deputados. Foi merecido e registrado porque quem não conhecia ainda o Blog de Assis Ramalho, passou a conhecer. O Blog conseguiu uma marca espantosa de um milhão de acessos e agora já chegando a quase um milhão e quatrocentos mil acessos. Então realmente é algo assustador que demonstra a força da internet e dá legitimidade e credibilidade à notícia que você veicula. Então você e sua equipe, todas as pessoas que lhe ajudam, e quero lhe parabenizar mais uma vez pela forma como o Blog é administrado e pelo compromisso que tem com a verdade. Parabéns e muito obrigado."


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria do Deputado Rodrigo Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário