domingo, junho 02, 2013

Naza Pão com Ovo é nova prefeita do município pernambucano de Primavera

Severina Moura Batista Peixoto, a “Naza Pão com Ovo” (PRTB), é a nova prefeita de Primavera, depois de eleição realizada neste domingo (02) na cidade da Zona da Mata Sul pernambucana, a 60 quilômetros do Recife. O processo de votação ocorreu sem maiores problemas, com apenas a detenção de um homem que foi flagrado fazendo transporte irregular de eleitores.

A candidata do PRTB obteve 4.226 votos, seguida por Galego do Gás (PR), com 3.116 votos; Fernando Dentista (PDT), com 223; e Doutora Tânia (PSC), com 144. De acordo com o TRE-PE, houve 182 votos brancos e 168 nulos, além de um total de 2.161 abstenções.

Ao todo, 8.059 eleitores foram às urnas de um total de 10.238 pessoas aptas a votar. Quem não votou deve se apresentar no dia seguinte para justificar ou enviar uma carta ao juiz eleitoral, no prazo de até 60 dias.

Por volta das 17h40 deste domingo, a apuração em Santa Maria da Boa Vista, a outra cidade pernambucana que realizou eleições, ainda estava em 16% dos votos, sem definição de vencedor.

A eleição complementar em Primavera aconteceu quase oito meses após as eleições de 2012. Na ocasião, Rômulo Pereira, conhecido como Pão com Ovo, obteve mais de 50% dos votos válidos. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o registro da candidatura dele por compra de votos. Jadeíldo Gouveia (PR) ficou em segundo lugar e seria empossado, mas o TRE-PE também cassou a liminar de Jadeíldo por enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa, e decidiu que era necessária outra eleição.

Mais eleições

As cidades de Água Preta e Brejo da Madre de Deus também devem ir às urnas mais uma vez, ainda este ano. “Já está marcado para o dia 7 de julho também em Brejo da Madre de Deus. Quarta-feira passada, o TRE decidiu que Água Preta também terá nova eleição e, tão logo seja comunicado oficialmente, será definida uma nova data dentro dos nossos domingos disponíveis", explica Orson Lemos, assessor da Corregedoria do TRE-PE.

As eleições podem ser canceladas se os candidatos enfrentarem problemas judiciais depois de eleitos. “Quando uma eleição acontece numa cidade e depois se define que o candidato que ganhou teve algum problema judicial, todo o pleito é cancelado, se ele teve mais de 50% dos votos”, diz Lemos.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário