sexta-feira, junho 28, 2013

Frases do dia 28/06/13: Coletânea IHU

Barbeiragem

“Constituinte foi barbeiragem do governo, diz Lula a aliados” – título de primeira página – Folha de S. Paulo, 28-06-2013.

Triste relatividade

“Moradores do Complexo da Maré estão reivindicando balas de borracha nas incursões do Bope na favela carioca depois que 10 morreram a tiros de fuzil numa dessas batidas policial” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 28-06-2013.

Consultas

"Consultas populares deveriam se tornar mais frequentes na prática institucional brasileira, pois o exercício da cidadania representa um dos fundamentos expressivos do Estado Democrático de Direito" – Celso de Mello, ministro do STF – Folha de S. Paulo, 28-06-2013.

Participação ativa

“A participação ativa do cidadão traduz medida estimulada pela própria Constituição brasileira, que consagrou a ideia de que o povo tem o direito de exercer diretamente o poder nas hipóteses previstas em nossa lei fundamental" –Celso de Mello, ministro do STF – Folha de S. Paulo, 28-06-2013.

Recall

“Este não é um modelo inédito no Brasil. O recall já funcionou no país, previsto expressamente nas constituições estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, de 1891, e na de Santa Catarina, de 1892” – Celso de Mello, ministro do STF – Folha de S. Paulo, 28-06-2013.

Adivinhação

“Essa grande manifestação surgiu principalmente de um crescimento absolutamente inexplicável e inesperado do Movimento Passe Livre. Se você me perguntasse no primeiro dia, em que 200 pessoas se reuniram, se eu seria capaz de dizer que, uma semana depois, teríamos 300 mil pessoas na Candelária [no Centro do Rio de Janeiro], ninguém seria capaz de dizer. Inteligência não é adivinhação nem exercício de futurologia, é uma atividade técnica. Você trabalha com base em dados disponíveis” – Wilson Roberto Trezza, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência – Abin – Valor, 28-06-2013.

Interessante

"O presidente Lula fez uma reunião ontem [anteontem] com os jovens, que eu soube que foi muito interessante. Acho natural os partidos procurem nesse momento articular as suas bases, suas militâncias para fazer esse debate, fazer essa disputa que está dada na sociedade” – Gilberto Carvalho, ministro – Folha de S. Paulo, 28-06-2013.

Defasagem

“Parece não haver dúvida de que vivemos um tempo em que as instituições se mostram defasadas em relação às aspirações sociais. Excetuados os países mais ricos da América do Norte ou do Norte da Europa, onde problemas sociais são menos agudos, e países fechados politicamente, autoritários - a China é o exemplo mais forte -, o panorama em toda parte só desperta aflições. E o que se anuncia para o Brasil não parece ainda mudar o panorama” – Washington Novaes, jornalista – O Estado de S. Paulo, 27-06-2013.

Pressão

“O Congresso está dando a demonstração empírica de por que os protestos são importantes. Em poucas horas, foram resolvidas matérias cuja tramitação se arrastava havia anos, como a PEC 37, ou décadas, a exemplo das novas regras para o Fundo de Participação dos Estados. Nada como um pouco de pressão para fazer deputados e senadores esquecerem suas agendas pessoais e trabalharem” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-06-2013.

Calma, gente

“Ontem, no hotel da seleção brasileira em BH, ao lado de um cartaz com a inscrição “welcome” (bem-vindo), um manifestante escreveu “to hell” (ao inferno)” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 27-06-2013.

Análise de conjuntura

“Lula se reuniu estes dias com sua equipe econômica: Antonio Palocci e Nelson Barbosa” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 27-06-2013.

PIB do Papa

“A Jornada Mundial da Juventude, em julho, deverá injetar R$ 273,9 milhões no varejo do Rio, segundo estudo que a Confederação Nacional do Comércio divulga hoje. O setor de supermercados deve ficar com a maior parcela desta conta (40,2%). Em seguida, vêm combustíveis e lubrificantes (11,4%), seguidos de vestuário e calçados (10,5%)” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 27-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário