sexta-feira, junho 14, 2013

Frases do dia 14/06/13: Coletânea IHU

Gleisi e os fazendeiros

"Visivelmente, a ministra-chefe da Casa Civil [Gleisi Hoffmann], com seu poder de coordenação interministerial, tem se alinhado sistematicamente com o ponto de vista dos fazendeiros" – Paulo Vannuchi, ex-ministro do governo Lula, Recém-eleito para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) –Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Candidata

"Ela (Gleisi) é do Paraná, região onde essa agricultura, a agroindústria, é muito desenvolvida, os fazendeiros são muito fortes. Ela é provável candidata a governadora do Paraná no ano que vem” – Paulo Vannuchi, ex-ministro do governo Lula, Recém-eleito para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) – Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

De governo

"Há uma orientação expressa da presidente Dilma de tornar os critérios de demarcação de terras mais claros e disciplinados, para que haja mais segurança jurídica nessas e em futuras disputas de terra” – Gleisi Hoffmann, ministra Chefe da Casa Civil, afirmando que sua posição não é pessoal, mas “de governo” – Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Terminologias

“A diferença entre a terminologia petista e a terminologia tucana pra dizer a mesma coisa. Haddad: "Essa manifestação violenta fere o Estado Democrático de Direito". Alckmin: "Baderneiros!". Rarará!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Medo

"Ao voltar de Paris, Alckmin e Haddad agem com violência e mostram que seus governos têm medo do descontentamento popular" - Ivan Valente, deputado federal - PSOL-SP, sobre a ação do governo e da prefeitura diante de protestos contra a alta das tarifas de ônibus e metrô - Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Corte radical

"Há a visão de que a democracia é corrupta e os partidos monopolizam o poder. A elite política quis a integração - levada à frente por nomes como [o francês Jacques] Delors, [o espanhol Felipe] González e [o alemão Helmut] Kohl - mas esqueceram dos cidadãos. Há uma crise de envelhecimento populacional e institucional. Há um corte radical com os jovens, que estão mais separados do sistema político e econômico do que em qualquer outro lugar" – Manuel Castells, sociólogo – Valor, 14-06-2013.

Sem líderes

"Uma marca destes movimentos é que eles não aceitam líderes, e quando surge a presença de algum, logo há uma reação contrária dos participantes" – Manuel Castells, sociólogo – Valor, 14-06-2013.

Horizontal

"O conjunto dos movimentos sociais quer uma política mais horizontal" – Manuel Castells, sociólogo – Valor, 14-06-2013.

Caos

"O Brasil tem um segmento pequeno, mas muito atuante de vendedores do caos" – Dilma Rousseff, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 14-06-2013.

Olho nos olhos

"Posso dizer olhando pra vocês como se estivesse olhado pros meus filhos. Nenhum deles tem a competência da companheira Dilma Rousseff” – Lula, ex-presidente da República – O Estado de S. Paulo, 14-06-2013.

Solidão

“Pelo que posso notar daqui de longe e conversando com amigos que trabalham no Palácio do Planalto, o maior problema do governo Dilma, fora todos os outros, é a solidão” – Ricardo Kotscho, jornalista, em seu blog, 13-06-2013.

Ouvir mais

“Gostaria de dar um conselho á minha amiga Dilma: conversar mais, com mais gente, ouvir mais e se aborrecer menos com as críticas” – Ricardo Kotscho, jornalista, em seu blog, 13-06-2013

Ciumeira entre petistas

“Anfitrião do Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), encheu o palco principal de líderes de sua corrente, a Socialismo 21, durante a palestra do ex-presidente Lula, ontem. As reclamações de outras alas petistas nos bastidores foram grandes. Alguns se sentiram preteridos por figuras de menor expressão. Faltou sensibilidade a Jairo Jorge, que disputa a presidência do PT” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 14-06-2013.

Aliás

“Na passagem por Canoas, ontem, Lula deixou em amigos do PT a impressão de que, se for preciso, está pronto para ser candidato. Lula defende a reeleição de Dilma Rousseff, mas é sempre lembrado como opção se ela desistir” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 14-06-2013.

Água e caninha

“Depois do câncer, começo a falar, e a minha garganta fica seca. Quando era mais novo, tomava uma caninha e melhorava logo da garganta. Eu acho que a água, em vez de curar, está me enferrujando” – Lula, ex-presidente da República – Zero Hora, 14-06-2013.

Ministérios

“Por que posso ter o Ministério da Indústria e não o da Mulher? Por que posso ter um Ministério do Exército e não posso ter um Ministério do Negro? Por que não posso fazer com que a sociedade seja representada dentro do governo? Tem de colocar pessoas específicas para cuidar de coisas específicas. Num país de costa marítima de oito mil quilômetros, não fazia sentido não ter o Ministério da Pesca” – Lula, ex-presidente da República – Zero Hora, 14-06-2013.

Fortalecida

"Para mim foi muito importante o apoio da presidente. Saí da conversa fortalecida" – Luiziane Lins, ex-prefeita de Fortaleza - PT, que ameaça migrar para o PSB do governador Eduardo Campos (Pernambuco), ao Dilma lhe oferecer uma cadeira na assessoria especial da Secretaria de Políticas para Mulheres – O Estado de S. Paulo, 14-06-2013.

Lupa

"Relatório elaborado a partir de uma pesquisa feita com entidades de defesa dos direitos humanos, como o Instituto Vladimir Herzog e a Anistia Internacional, faz críticas à CNV (Comissão Nacional da Verdade). Entre elas, obstáculos à participação de movimentos sociais nos trabalhos e pouca transparência nas investigações. O documento será divulgado hoje pelo Iser (Instituto de Estudos da Religião), no Rio" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Lupa 2

"Outra reclamação é a de que o balanço de atividades já publicado pelo colegiado tem "informações precárias". Entre os pontos positivos, estão "o esforço da comissão em analisar o material disponível e coletar depoimentos" e resultados práticos como a correção do atestado de óbito do jornalista Vladimir Herzog" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Alicerce

"Rosa Cardoso, coordenadora da CNV, diz que o primeiro ano foi de "construção e organização" do grupo. Segundo ela, o colegiado pôs textos sobre os trabalhos no site e atende a pedidos de informações. Ela afirma que pedirá aos membros rapidez na publicação das conclusões e que irá propor debates com as comissões criadas no país" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Mão pesada

"Nove pessoas com 60 anos ou mais são internadas por semana em hospitais públicos no Estado de São Paulo por agressões físicas, aponta levantamento da secretaria estadual de Saúde. Em 2012, 126 idosos foram atendidos por esse motivo" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 14-06-2013.

Bota pra…

"Dilma Rousseff tem nesta sexta-feira no Palácio do Planalto a grande chance de se recuperar nas pesquisas de opinião. Ganhará a simpatia de praticamente todos os brasileiros se falar grosso no despacho com o presidente da Fifa, Joseph Blatter!" - Tutty Vasques, humorista - O Estado de S. Paulo, 14-06-2014.

Super-herói traidor

"Em Hollywood, só fala em Edward Snowden, o cara que dedurou o Big Brother do Obama!
O roteiro original do ex-agente da CIA que abandona no Havaí seu maior tesouro – uma jovem loura dançarina de pole dance – para detonar em Hong Kong uma rede ultrassecreta de espionagem comandada pela Casa Branca, francamente, James Bond perde!" - Tutty Vasques, humorista - O Estado de S. Paulo, 14-06-2014.

O livro do Eike

“O tropeço de Eike Batista nos negócios deve cancelar o projeto de uma biografia sobre sua trajetória, encomendada ao famoso jornalista Alan Riding, brasileiro, filho de ingleses, que cobriu a vida cultural europeia por 12 anos para o “New York Times”. Ele já tinha recebido 50 mil dólares adiantados” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 13-06-2013.

Nas quebradas

"Um grupo de ativistas que lutam contra o amianto denunciou que o telhado do novo Museu de Arte do Rio (MAR) seria deste material cancerígeno. Fiscais da Secretaria estadual do Ambiente foram lá, ontem, mas... era alarme falso" –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 13-06-2013.

Na verdade...

"O que há no MAR é uma instalação artística com telha de amianto. A obra “Nas quebradas” foi feita por Hélio Oiticica (1937-1980) em 1979, uns 15 anos antes da primeira lei sobre a fibra mineral.
O secretário Carlos Minc diz que não há risco à saúde: "O que contamina é a inalação de fibra de amianto. Recomendamos que ninguém lixe as telhas" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 13-06-2013.

Dia de Santo Antônio

“Diálogo ouvido ontem numa clínica de fisioterapia em Botafogo entre uma mulher de uns 40 e outra mais nova, de cerca de 30: 'Amanhã (hoje) vou à igreja de Santo Antônio', disse a mais velha. 'Pra quê?', indagou a mais nova. “Pra ver se consigo arrumar um marido”, respondeu a devota. 'Deixa quieto. Você vai arrumar é problema'. Baixa o pano” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 13-06-2013.

Ateu, graças a Deus

“Este pensador marxista Jacob Gorender, que morreu anteontem, fez parte de um grupo de pracinhas brasileiros na Itália recebidos pelo Papa Pio XII assim que acabou a II Guerra Mundial. Aliás, Gorender contou certa vez que, por ser judeu, tinha plena consciência de que estaria liquidado se fosse feito prisioneiro pelos nazistas. “Meu nome é inconfundível.” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 13-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário