segunda-feira, abril 16, 2018

Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza participa de entrega do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos pela SEMAS e CPRH


A Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, agradeceu o apoio do Governo de Pernambuco pela elaboração do estudo que traz diretrizes sobre a gestão dos resíduos por região


O Secretário da SEMAS, Carlos Cavalcanti, e o Presidente da CPRH, Eduardo Elvino, fizeram na última quinta-feira (12), em Salgueiro, no Sertão Central,a entrega do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos do agrupamento sete, beneficiando 22 municípios da região. Participaram do evento Geraldo Júnior, secretário municipal de planejamento representando o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, Ferdinando Carvalho, Coordenador da Casa Civil, 10 prefeitos da região, presidentes consórcios de resíduos, além de diversos gestores e secretários das pastas de planejamento, administração e infraestrutura e outros 90 convidados.

Os Planos referentes a sete regiões de Pernambuco foram elaboradoras pela SEMAS, com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e realizados pela consultorias RECITEC e FECOPE, com coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Foram investidos na elaboração R$ 1.082.601,75 do Ministério do Meio Ambiente – MMA/Caixa Econômica Federal, com contrapartida do estado no valor de R$ 799.134,33, beneficiando um total 153 municípios, quando forem entregues os dois últimos PIRS das regiões da Mata Norte e Sertão do Araripe, previsto para os meses de junho e julho.

O Secretário Carlos Cavalcanti destacou “que é com muita alegria que Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade faz a entrega dos Planos representando o Governador Paulo Câmara para que tenhamos os 153 municípios do interior de Pernambuco com este instrumento de gestão na área de resíduos sólidos. É fundamental que as prefeituras tenham em mãos este Plano para captar recursos da União para melhorar os seus equipamentos, os serviços de limpeza urbana e a coleta seletiva, na perspectivada da destinação adequada dos resíduos. Tudo isto está no Plano que estamos entregando hoje. É importante que os municípios conheçam o diagnóstico elaborado por região e comecem a pensar de maneira integrada o seu território, envolvendo os municípios do entorno, para que possamos ganhar escala na destinação correta dos resíduos sólidos ”, ressaltou.

O Diretor Presidente da CPRH, Eduardo Elvino, agência responsável pelo licenciamento e fiscalização dos equipamentos de gestão de resíduos como aterros sanitários, unidades de triagem e de compostagem, fez uma apresentação aos prefeitos e convidados sobre a situação dos resíduos sólidos no estado. 

A Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, agradeceu o apoio do Governo de Pernambuco pela elaboração do estudo que traz diretrizes sobre a gestão dos resíduos por região:”É tudo que a gente precisava para garantir o cumprimento da legislação. Estamos para iniciar a coleta seletiva e o planejamento já pode ser feito de acordo como Plano que o estado está nos oferecendo. Falo aqui em meu nome e de todos os prefeitos que estão neste evento, que este é o primeiro passo. Esta é uma ferramenta muito importante para que possamos trabalhar de forma integrada, para que todos possam fazer o seu planejamento tendo em vista o desenvolvimento sustentável, o cumprimento da Agenda 2030 e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos por ocasião da Cúpula das Nações Unidas).
Participaram do Seminário de Salgueiro os seguintes Prefeitos do Sertão Central e região:
Tácio Carvalho Sampaio Pontes - Parnamirim
Rafael Antônio Cavalcante - Afrânio
Antônio Leite - Cedro
Marcílio Rodrigues Cavalcante -Cabrobó
Erivaldo Oliveira - Serrita
Janielma Souza - Petrolândia
Ricardo Ferraz - Floresta
Vilmar Cappellaro - Lagoa Grande
Humberto Mendes - Santa Maria da Boa Vista
José Gerson da Silva - Tacaratu




SEMAS-PE
Fotos: Flávia Cavalcanti, RECITEC e Prefeitura de Parnamirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário