segunda-feira, abril 23, 2018

Petrolândia: Vacinação contra a gripe acontece de 23 de abril a 1º de junho; Veja quem deve tomar e onde se vacinar


PROCURE O POSTO DE SAÚDE DA SUA COMUNIDADE E LEVE O CARTÃO DE VACINA

Começa nesta segunda-feira (23/4) em todo o país a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As mais de 54 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacina devem procurar os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para se vacinar gratuitamente. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina que estão sendo entregues em etapas aos estados. O Dia D da mobilização nacional será no sábado, 12 de maio. A campanha termina dia 1º de junho e não haverá prorrogação.

POSTOS DE VACINAÇÃO EM PETROLÂNDIA
Zona Urbana
- Sala de Vacina do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima
- PSF Santa Inês
- PSF Renascer
- PSF Antonio Firmino
- PSF Dr. José Hermínio Ferreira Neto

Zona Rural
PSF Icó-Mandantes
PSF Agrovila 04
PSF Afonso Francisco Xavier/Projeto Barreiras (Agrovila 01 Bloco 01)
PSF Projeto Apolônio Sales

A Coordenadora do Programa Nacional de Imunização-PNI em Petrolândia, Silvania Silva, orienta que as pessoas integrantes dos grupos prioritários procurem o posto de vacinação de sua comunidade e lembre-se de levar o Cartão de Vacina.

GRUPOS PRIORITÁRIOS
Integram o grupo prioritário da campanha:
- pessoas a partir de 60 anos
- crianças de seis meses a menores de cinco anos
- trabalhadores de saúde*
- professores das redes pública e privada*
- povos indígenas*
- gestantes*
- puérperas (até 45 dias após o parto)*
- pessoas privadas de liberdade – inclusive, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas
- funcionários do sistema prisional.
* Este público deve apresentar documento que identifique que se enquadra no grupo prioritário

- portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

DIA D
No dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional, estarão abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

PREVENÇÃO
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

REAÇÃO ADVERSA
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 h. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para orientações.

Assessoria da Prefeitura de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário