segunda-feira, abril 02, 2018

Petrolândia: Solenidade na Câmara Municipal marca lançamento do site do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia


Fotos: Assis Ramalho

Preocupados em garantir a preservação e permitir o acesso a documentos, registros fotográficos, publicações e estudos acadêmicos existentes sobre a história e geografia de Petrolândia, um grupo de amigos resolveu criar o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH Petrolândia). O lançamento do site oficial do IGH Petrolândia, espaço virtual que é a principal fonte de disponibilização desse material, aconteceu no dia 14 de março, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Petrolândia.

A Diretoria do IGH Petrolândia, composta por Paula Francinete Rubens de Menezes – Presidente, Antonio Francisco de Lima (Tony) – Vice-Presidente, Maria Lúcia Xavier Feitosa – Secretária, Ezequiel Carlos de Oliveira – Segundo Secretário e Maria Liduína da Silva – Tesoureira, fez-se presente à cerimônia, realizada em sessão da Câmara dos Vereadores. Estiveram presentes os vereadores Delano Santos (presidente da Mesa Diretora), Joilton Pereira (secretário), Toinho de Eugênio, Sílvio Rogério, José Luiz (Zé Pezão) e Jorge Viana. 

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Aureliano de Menezes, Delano Santos. O primeiro pronunciamento foi do vice-presidente do IGH, Tony, que apresentou o IGH Petrolândia ao público reunido no plenário Pedro Cavalcante da Silva. Em seguida, a presidente do IGH, Paula Rubens, explicou a iniciativa de criar o Instituto que tem como finalidade preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências afins, especialmente do município de Petrolândia, assim como a defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio.

Antes da apresentação do site, a presidente do IGH apresentou o depoimento em vídeo da , enviado por vídeo, da historiadora Bartira Ferraz Barbosa, que exaltou a criação do Instituto e prontificou-se a incluir o IGH em projeto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Licenciada e bacharel em História pela UFPE, com mestrado em História do Brasil Colonial pela UFPE e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP, a Professora Associada do curso de História da UFPE, com vários livros publicados, é referência em história indígena e fez parte do levantamento de sítios históricos, a maioria deles destinado a desaparecer após a inundação para a criação da Barragem de Itaparica.

Em seguida, Paula Rubens iniciou a apresentação, com projetor, do site do IGH Petrolândia, com navegação entre as diversas páginas e opções disponíveis para consulta.

Confira no vídeo abaixo os trechos principais do lançamento do site do IGH Petrolândia

Após o anúncio do lançamento do IGH Petrolândia, foram recebidos elogios à iniciativa dos fundadores do Instituto, entre eles, em rede social, registram-se os do coirmão IGH Paulo Afonso-BA e do ex-pároco de Petrolândia, Pe. José Maria.

"Parabéns pelo lançamento do IGH de Petrolândia! Gostaria de estar com vocês, prestigiando a festa. Já é orgão importante da cidade é espero parcerias! Tudo de bom para todos que fazem parte desta instituição!!" IGH Paulo Afonso

"Meu Deusssss!!!! Vi e reli todos os documentos... viajei pelas fotos de Antiga cidade... E a saudade bateu forte! Parabéns e muito feliz fiquei com esse iniciativa de preservação histórica. A Memória preservada é história viva!" Padre José Maria, ex-pároco de Petrolândia.

Conheça o site em https://ighpetrolandia.org/


Redação do Blog de Assis Ramalho
Assessoria do IGH Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário