segunda-feira, abril 02, 2018

Museu de Arte Sacra de Pernambuco lança seu primeiro catálogo nesta terça (03)

Publicação conta com o apoio cultural da Cepe e destaca obras dos séculos XVII ao XX

Prestes a completar 41 anos de atividades, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) se prepara para lançar o primeiro catálogo reunindo parte significativa do seu acervo permanente. A publicação, que tem apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), destaca, em 225 páginas, quase duzentas peças representativas das artes sacra e religiosa, em diversas tipologias e estilos, sobretudo o barroco e o rococó, que datam dos séculos XVII ao XX. O lançamento acontecerá nesta terça-feira (03), às 19h30, na sede do Maspe, Alto da Sé, em Olinda.

O catálogo foi organizado pelo diretor do Museu, padre Rinaldo Pereira, e pelos historiadores Iron Mendes de Araújo Jr. e Anazuleide Ferreira. Consumiu um ano e meio de trabalho para a seleção das obras, que tiveram como critério de escolha a importância histórica, idade e relevância artística. Graficamente, a publicação foi ordenada de forma didática, em divisões que permitem ao leitor/visitante compreender aspectos da produção sacra (culto ao sagrado) e religiosa (devoção ao sagrado) e sua influência na evolução histórica e cultural de Pernambuco. “Uma peça carrega muito mais do que o seu valor. Por trás dela encontramos uma escola artística, um contexto social, além da religiosidade do povo”, afirma padre Rinaldo Pereira.


Em suas subdivisões, que acolhem imagens, quadros, utensílios e vestimentas, quadros, relíquias e vestígios de edificações, o catálogo reserva preciosidades, como o Santo Antônio dos Arcos, imagem do antigo Arco de Santo Antônio do Recife (entrada da atual Rua 1º de Março), demolido em 1917; o conjunto de imagens que revelam o culto aos santos negros no Brasil e em outros países; o tabernáculo furtado da Igreja da Madre de Deus em 1976 e recuperado 40 anos depois; imagens decapitadas encontradas em escavações e cuja danificação é atribuída aos holandeses, entre outras.

Patrimônio - No próximo dia 11 de abril, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco completará 41 anos de criação. O prédio, construído no século XVII e tombado como patrimônio histórico, uma das primeiras edificações da Vila de Olinda. Abrigou a Casa de Câmara e o Palácio Episcopal (1616), cujos painéis de azulejos portugueses, que resistiram ao tempo, também são destacados no catálogo a ser lançado.

SERVIÇO:
Lançamento do Catálogo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Quando: 03.04.2018
Horário: 19h30
Local: Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Carmo (Alto da Sé), Olinda

Assessoria de Imprensa CEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário