sábado, abril 07, 2018

Lula diz que vai se entregar e provar sua inocência: 'Não estou escondido'

Lula durante discurso em frente ao sindicato: (Reprodução TVT/Veja SP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou neste sábado (7) em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo, negou os crimes pelos quais foi condenado, disse que vai se entregar e provar sua inocência. Foi a primeira vez que ele falou desde sua ordem de prisão, expedida na quinta-feira (5).

"Não estou escondido. Vou lá na barba deles, pra eles saberem que eu não tenho medo e vou provar a minha inocência", afirmou.

Para o ex-presidente, a Justiça julgou seu caso pressionado pela opinião pública.

O ex-presidente pediu que que o juiz Sérgio Moro mostrasse alguma prova, e diz dormir com a consciência tranquila.

“Eu não tenho medo deles, eu até já falei que gostaria de fazer um debate com Moro sobre a denúncia que ele fez contra mim, gostaria que ele me mostrasse alguma prova. Qual o crime que cometi neste país? [...] porque sonhei que era possível governar esse país envolvendo milhares de pessoas pobres, dar vagas nas universidades e empregos para os pobres?"


“Nenhum deles [Moro, Dallagnol] tem coragem ou dorme com a consciência tranquila, com a honestidade e inocência que eu durmo, nenhum deles. Eu não estou acima da Justiça, se eu não acreditasse da justiça, eu não teria feito um partido político, teria proposto revolução, acredito na Justiça, mas na a Justiça justa, baseada nas acusações, na prova concreta, que tem arma do crime, o que não posso admitir um procurador que fez um power point que o PT é uma organização criminosa criada para roubar o país e que o lula é o chefe: ‘ eu não opreciso de provas, eu tenho convicção’, disse ele. Eu quero que ele guarde a cinviccao dele para os comparsas e acelas dele. Naoo pra mim, certamente um ladrão não estaria exigindo provas, estaria com a boca fechada, torcendo para a imprensa não falar dele

Lula saiu do prédio do sindicato às 10h40 deste sábado, após ficar dois dias dentro do prédio, desde quando o seu mandado de prisão foi expedido, na quinta-feira (5).

Ao lado do ex-presidente, em cima do caminhão, estavam a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, o líder do MTST Guilherme Boulos, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, o senador Lindberg Farias, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o vereador Eduardo Suplicy, entre outros.

O ex-ministro Gilberto Carvalho fez a leitura da biografia de Marisa Letícia e um padre fez uma celebração religiosa e disse que trata-se “de uma súplica pela paz justiça e solidariedade e principalmente pelo amor fraterno. Estamos reunidos para celebrar o amor fraterno com a certeza que vencerá o ódio”

Artistas, como Tulipa Ruiz e Thaide cantaram músicas, como “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha, e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Asa Branga, de Luiz Gonzaga.

Dilma também falou durante o ato: “Nós somos da paz, nós não somos nem da injustiça, nem da violência”, disse Dilma.

G1 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário