segunda-feira, abril 16, 2018

Fonoaudiólogos comemoram Dia Mundial da Voz - 16 de abril

Data será lembrada com diversas ações de orientação

Utilizada por todos, mas, principalmente, por aqueles que trabalham com o público, a voz é um dos principais instrumentos do corpo humano. Por isso, é de fundamental importância que a população tenha consciência que bons hábitos são fundamentais para uma boa saúde vocal.

Alertar a população e promover ações de prevenção acerca da temática é um dos objetivos da Campanha da Voz, em comemoração ao Dia Mundial da Voz (16 de abril), que assim como nos últimos anos, traz como tema central “Em todos os ciclos da vida, seja amigo da sua voz!”.

A voz é um dos mais importantes fenômenos da comunicação humana. Por meio dela manifestamos nossos pensamentos, intenções e emoções. O uso da voz é fundamental na profissão, na escola e nas interações sociais.


A campanha incentiva homens e mulheres, crianças, adultos e idosos, a observarem a saúde vocal e a manterem hábitos saudáveis de voz. Ainda assim, é comum que as pessoas cometam abusos vocais, fumando, gritando, bebendo, ou mesmo, usando a voz profissionalmente sem qualquer cuidado ou técnica.

ORIENTAÇÕES PARA UMA BOA SAÚDE VOCAL

1. Hidrate-se. Beber muita água durante todo o dia é a melhor maneira para se manter hidratado.

2. Não grite. Gritar é sempre ruim para a voz, já que se coloca uma grande pressão sobre o delicado revestimento de suas pregas vocais.

3. Utilize um microfone para falar em público. Quando você é convidado para falar em público, especialmente em uma grande sala ou ao ar livre, use um microfone. A amplificação permite-lhe falar no volume de conversação, mas ainda assim chegar a todo o público.

4. Aqueça sua voz. Aquecer a voz não é apenas para os cantores, já que ajuda a voz durante a fala do dia a dia, também.

5. Não pigarreie. O pigarro funciona como bater ou golpear as pregas vocais em conjunto. Em vez de limpar a garganta, tomar um pequeno gole de água ou engolir saliva para saciar o desejo.

6. Não fume. O fumo é, provavelmente, a pior coisa que você pode fazer para que sua voz. A fumaça é algo que provoca danos permanentes aos tecidos das pregas vocais e é o primeiro fator de risco para o câncer de laringe (pregas vocais).

7. Não realize competição sonora. Quando você está em um lugar com ruídos de fundo, você não percebe o quão alto você pode estar falando. Preste atenção em como sua garganta se ressente nestas situações, pois muitas vezes há uma sensação de ressecamento e irritação antes de notar o esforço vocal que você está fazendo.

8. Tenha uma boa respiração. Fale devagar e pronuncie bem as palavras.

9. Seja um bom ouvinte. Se você ouvir a sua voz rouca, não se esqueça de descansar tanto quanto possível. Forçar a voz quando você tem laringite pode levar a mais problemas vocais sérios.

10. Se a sua voz é rouca persistente, procure a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.

Assessoria de Comunicação do CREFONO 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário