sexta-feira, abril 13, 2018

Campus Floresta do IF Sertão-PE disponibiliza 30 vagas para curso gratuito de LIBRAS


O campus Floresta do IF Sertão-PE publicou o edital nº 05/2018 que abre processo seletivo para 30 vagas do curso de Formação Continuada (FIC) de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 160h. O curso tem por objetivo capacitar em Libras os alunos, a fim de favorecer a inclusão dos surdos no convívio social, e divulgar a segunda língua oficial do Brasil.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período de 17 a 19 de abril de 2018. Os interessados deverão comparecer ao laboratório de Biologia do campus Floresta do IF Sertão-PE, das 8 às 17h, portando Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II do edital nº05/2018); Fotocópia e original da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; Fotocópia e original do CPF; Fotocópia de comprovante de residência atualizado; Fotocópia e original do Histórico Escolar ou Diploma de Ensino Fundamental, Médio ou Superior, ou ainda comprovante que ateste conclusão do ensino fundamental II. O edital pode ser visualizado no link: https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/campus/floresta/604-editais-flo/6340-editais-2018


As aulas vão ocorrer às terças-feiras, das 13h às 17h, a partir do dia 8 de maio, no campus Floresta do IF Sertão-PE. O curso vai abordar O Sujeito surdo e sua identidade: conceituação; características e peculiaridades da cultura surda; desconstrução dos mitos acerca das Línguas de Sinais; Aspectos sócio-históricos da Educação dos Surdos: história da educação de surdos no Brasil e no mundo; Abordagens na educação de surdos; Legislação; e a A Língua: parâmetros fonológicos; produção e compreensão de Sinais; a estruturação da LIBRAS; noções linguísticas da língua; descrição dos níveis linguístico-gramaticais; tipos de frases em LIBRAS e léxicos do dia a dia.

Segunda Língua Oficial


Em 2005 o Decreto Presidencial 5.626 dispõe sobre a LIBRAS determinando sua inserção como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O decreto ainda diz que a formação de instrutor de Libras, em nível médio, pode ser realizada por meio cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior, como é o caso do IF Sertão-PE.

Confira também no site os outros cursos FIC que estão sendo oferecidos gratuitamente pelo campus Floresta do IF Sertão-PE: Violão (10 vagas), Técnicas Vocais(10 vagas), Laboratório de Biologia (15 vagas), Tênis de Mesa (10 vagas), Xadrez (4 vagas), Vôlei (24 vagas), Vôlei de Areia (8 vagas), Operador de Computador (25 vagas), Atletismo masculino (5 vagas) e Atletismo feminino ( 5 vagas). Em breve será publicado também o edital para o curso de Espanhol (25 vagas). https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/campus/floresta/604-editais-flo/6340-editais-2018.

Atenciosamente,
Elidiane Poquiviqui
Tecnóloga em Comunicação Institucional
Jornalista e Radialista
IF Sertão-PE Campus Floresta


Nenhum comentário:

Postar um comentário