terça-feira, 10 de abril de 2018

Bolsonaro é o presidenciável com mais intenções de voto no Twitter


A Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, realizou um monitoramento no Twitter para identificar a manifestação dos usuários sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis nas eleições de 2018. Lula e Bolsonaro foram os candidatos com mais comentários que indicavam a possibilidade de voto ou não voto. No total foram capturadas 7.727 interações com o tema.

O candidato do PSC, Jair Bolsonaro, foi o mais mencionado entre os 20 nomes listados. Dos 3.237 tweets que continham a hashtag com o seu nome, 60,4% indicou uma intenção positiva de voto e 39,6% indicaram que não votariam nele. Dessas interações, 38,34% expressavam um sentimento positivo quando falavam do candidato, contra 24,07% que postaram frases com um tom mais negativo e 37,58% neutro.

Já o Lula (PT) ficou em segundo lugar na quantidade de menções, com um resultado bem equilibrado com relação a intenção de voto. Dos 1.347 tweets com o seu nome, 48,50% indicaram que votariam nele contra 51,50% que não votariam. No entanto, a maioria dos comentários eram neutros (42,66%), contra 24,18% de comentários positivos e 33,15% negativos. A quantidade que expressou que votaria nulo também foi bastante relevante, ficando em terceiro lugar na lista, com 740 menções.


Com 430 menções, a pré-candidata a presidente pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, teve uma alta intenção de voto, com 88,4% de tweets favoráveis a ela. Outros candidatos monitorados, que tiveram menos menções porém com a maioria indicando o voto, foram Marina Silva (Rede), João Amoêdo (Partido Novo), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL).

Mesmo já afirmando que não irá se candidatar à presidência e, sim, à governadoria do Estado de São Paulo, o prefeito João Dória (PSDB) teve um dos maiores índices de rejeição. Dos 533 comentários sobre ele, 65,80% afirmaram não ter intenção de votar no tucano.

O monitoramento

Realizado durante o mês de março, o monitoramento detectou tweets que continham hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”, dentre outras.

O processo também identificou algumas expressões de sentimento positivas ou negativas relacionadas a cada post, que expressavam o sentimento do usuário com relação à sua declaração. Os termos usados em comentários positivos encontrados foram votar, melhor, jair, acabar e bandidagem. Já os termos negativos foram candidato, contra, nenhum, claro e gosto.

O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.

Sobre a Scup Social

Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.

AssessoriaScup Social


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