quinta-feira, abril 26, 2018

Aos 95 anos, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial Acilon Gomes dos Santos recebe Título de Cidadão de Paulo Afonso

Fotos: Carlos Alexandre/PA4



Em Sessão Solene realizada na noite dessa terça-feira (25/04/2018), na Câmara Municipal de Paulo Afonso, foi concedido ao Sr Acilon Gomes dos Santos o merecido Título de Cidadão Pauloafonsino. O homenageado é natural de Delmiro Gouveia -AL e mora em Paulo Afonso há 53 anos, desde o ano de 1965.

O título, de autoria do vereador Edilson do Hospital (MDB) foi aprovado por unanimidade, e se justifica pela excepcional prestação de serviços na 2º Guerra Mundial no ano de 1945, na qual o então soldado Acilon, na época com 22 anos, contribuiu na Força Expedicionária Brasileira – FEB, como atirador de peça de metralhadora Madson nos campos da Itália.

Para o vereador Edilson é mais do que justo homenagear Acilon, um dos últimos soldados da 2ª Guerra Mundial, “Este é um reconhecimento de um cidadão pauloafonsino que fez história em nosso Exército Brasileiro, você imagina o ano de 1945, o jovem rapaz ser deslocado para Itália para representar o nosso país, e graças a Deus hoje está contando a sua história com 95 anos de idade. Desde 1965 reside em nossa cidade, ele é um dos últimos soldados daquela época, ex-combatente que participou da força expedicionária brasileira para defender nossa pátria na Itália. Então mais do que justo este reconhecimento e gratidão por este homem existir e Paulo Afonso só tem a agradecer e é mais do que justo ser reconhecido como cidadão pauloafonsino”, concluiu.

A sessão foi presidida pelo vereador Bero do Jardim Bahia (vice-presidente da Câmara), e contou com a presença dos colegas Pedro Macário, Zé Carlos e Jean Roubert. A solenidade teve também a participação da esposa, filhos, parentes, amigos, empresários e a imprensa local. Destaque ainda para o Coral das Crianças Pauloafonsinas que acompanhadas da Banda Marcial do Exército cantaram a Canção dos Expedicionários.

Soldados e ex da 1ª Companhia de Infantaria liderados pelo comandante Major Kauê também abrilhantaram a sessão. Major Kauê falou do privilégio em participar do que chamou de momento especial: “Foi uma noite especial, a sociedade pauloafonsina e a câmara municipal estão de parabéns por essa iniciativa de enaltecer a figura do seu Acilon, um ex-combatente e consequentemente todos os nossos pracinhas, a nossa força expedicionária brasileira que tantos feitos heroicos fizeram nos campos da Itália na 2ª Guerra Mundial. É um privilégio participar deste momento especial”.

Após a entrega do título, o agora cidadão pauloaofonsino oficializado, agradeceu emocionado pela honraria: “Muito obrigado e que Deus ajude todos vocês”.



PA4

Nenhum comentário:

Postar um comentário