terça-feira, março 20, 2018

Projeto Chuá e livro com alerta sobre rios são lançados na Semana da Água em Pernambuco


Com muitas atividades envolvendo estudantes, lançamentos ocorreram na segunda (19), em Moreno, abrindo a programação conjunta da Semas, CPRH e PEDI (Foto: Divulgação/CPRH)

Com a realização de nova etapa do seminário para construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco, no Recife, e os lançamentos do Projeto Chuá e do livro “Água e eu com isso?”, em Moreno, Região Metropolitana, foi iniciada nesta segunda-feira (19) a programação dedicada à Semana da Água, uma iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI). As atividades prosseguem até o sábado (24), envolvendo gestores, alunos e professores das redes estadual e de seis municípios da Região Metropolitana e da Mata Sul.

O Projeto Chuá contempla diversas atividades de Educação Ambiental, contação de histórias, jogos e teatro ambiental , todas destacando a importância dos rios, reforçando assim a conscientização ambiental. O projeto foi articulado com a Ondunorte, num processo de reversão de multa, e a ênfase é para o rio Jaboatão, bacia hidrográfica onde fica localizada a unidade Ondunorte-Moreno. O lançamento, no auditório da Escola Estadual Dom Jaime, naquele município, reuniu centenas de estudantes das redes estadual e municipal de ensino, além de gestores municipais, o prefeito Vavá Rufino, o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Hellder Hallender, e a gestora Carmem Lucena, da Ondunorte, entre outros.

Junto com o Chuá, o Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental da CPRH lançou sua mais nova publicação infantil, o livro “Água! E eu com isso?”, um esquete teatral onde três personagens – Joãozinho, Formigão e Dona Água – falam do tema recursos hídricos, de maneira a promover a informação de forma lúdica. O livro – disponível para download no site da CPRH (www.cprh.pe.gov.br) – chama a atenção para a responsabilidade de todos com os cuidados com a água, buscando uma reflexão sobre com reagimos frente ao que nos indigna, como a poluição de um bem finito que garante a vida no Planeta Terra. Envolvendo os estudantes na reflexão, o esquete movimentou alunos e professores, todos compartilhando as mesmas preocupações colocadas em forma de alerta pelos atores. Ele será apresentado em várias escolas ao longo da programação.

Já o seminário para a construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE) vem sendo realizado em várias etapas, de forma colaborativa e abrangendo todo o Estado, envolvendo gestores públicos, professores e diversas instituições relacionadas com o tema. A etapa desta segunda foi realizada na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, com a participação do secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, do professor Fábio Pedrosa, da Universidade de Pernambuco (UPE) – com alunos do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável – de Daniel Vicente, da Gerência de Vigilância de Riscos Ambientais da Secretaria Estadual de Saúde; do presidente da ONG Onda Limpa, de Itapissuma, Estevão Paixão, além da gestora Maria Selma, da Secretaria de Educação de Olinda.

SEMANA DA ÁGUA – PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA (19/03)
8h30 – Seminário para construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE)
Local – Fundação Joaquim Nabuco – Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife
14h30 – Lançamento do Projeto Chuá, com lançamento do livro “Água! E eu com isso?”; narração da história “Quem vai salvar o rio?” e a atividade Pescaria Pesque e Pense (jogo de Educação Ambiental)
Local – Auditório da Escola Estadual Dom Jaime - Moreno

TERÇA (20/03)
9h30 – Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense
Local – Escola Municipal Jornalista Édson Régis – Moreno
14h30 – Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense
Local – Escola Estadual Sofrônio Portela – Moreno

QUARTA (21/03)
9h – Reunião do Conselho Gestor da Esec Caetés e plantio de mudas da Mata Atlântica
Local – Fábrica Frisabor – Av. Doutor Rinaldo de Pinho Alves, 60 – Paratibe - Paulista
9h30 – Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense
Local – Colégio Municipal Baltazar Moreno – Moreno
10h30 e 16h30 – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água (atividade com alunos)
Local – Colégio Estadual Dom Bosco – Casa Amarela - Recife
13h – V Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente, da EREM Professor Arnaldo Carneiro Leão – Palestrantes: Andreza Félix (CPRH), Francisco Machado, Amélia Tavares, Mozart Machado, Roberto Cavalcanti (EREM) e Severino Ramos (líder comunitário).
Local – Faculdade Joaquim Nabuco (Bloco B) – Paulista
14h - Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e soltura de animais silvestres
Local – Escola Municipal Engenho Jardim – Moreno

QUINTA (22/03)
9h30 – Projeto Chuá - “Água! E eu com isso?”
Local – Escola Estadual Artur Mendonça - Moreno
10h – Projeto Chuá – “Quem vai salvar o rio?” - Água e pontes do rio Capibaribe – aula-passeio no catamarã, com adolescentes atendidos pela Organização do Auxílio Fraterno (OAF) – Recife
10h – Lançamentos da mostra Água no Meu Caminho e do projeto O Sertão Vai Virar Mar – exposição fotográfica e mostra cultural
Local – Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife
10h – Aula-prática – Aprendendo sobre Recursos Hídricos em uma Unidade de Conservação – com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Augusta Dutra, de Jaboatão dos Guararapes.
Local: Sede do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho
15h – Oficina de mudas
Local - Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife
16h - Exibição do Curta O Sertão Vai Virar Mar *
Local - Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife
(* de 22 a 31 de março)

SEXTA (23/03)
9h às 12h – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água
Local: Espaço Ciência – Olinda
10h – Projeto Chuá – Palestra sobre rios de Pernambuco – monitoramento, fiscalização e licenciamento – Palestrantes: Sonali Pereira, Graça Cruz, Rodrigo Martins – Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras/CPRH
Local – Moreno

SÁBADO (24/03)
14h – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água e trilha nas margens do Rio Una, nas imediações da Reserva Eduardo Campos, em Barreiros

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário