quinta-feira, março 01, 2018

Produção literária e exposição individual de J.de Moura em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco

Lançamento do livro/catálogo e abertura da individual acontecem na no dia 1º de março, às 19h, com apoio da Cepe (Divulgação/Cepe)

Ao longo dos últimos 45 anos, o artista plástico pernambucano José de Moura (J. de Moura) recorreu à pintura e ao desenho para verter sua profícua produção criativa. Agora, envereda por novos caminhos, e através da literatura dramática, apresenta o texto para teatro Dr. Aluísio - profissão palhaço, escrito em coautoria com o dramaturgo baiano Romualdo Lisboa. Através da peça, resgata a fantástica história do seu tio Aluízio, pobre, negro e que cansado de ser humilhado, abandona o emprego de bancário para virar palhaço de circo, na esperança de aplacar a tristeza do mundo. O livro/catálogo e a exposição, que reúne 70 quadros inéditos relacionados ao tio e ao seu lúdico universo circense, ganham noite de lançamento/abertura na próxima quinta-feira, 1º de março, às 19h, no Museu do Estado.

Com curadoria de João Câmara, o livro/catálogo reúne textos assinados por Raul Henry, Ariano Suassuna, João Câmara, Romualdo Lisboa, Weidson de Barros, Marcos Vinícius Vilaça, do próprio José de Moura (”Sempre que estou pintando, estou contando uma história. Pintar é criar, é inventar histórias em formas e cores.”) e poemas Maria de Lourdes Hortas e Jaci Bezerra. Além de relacionar os quadros que compõem a exposição individual, a publicação traz ainda obras especialmente criadas por outros grandes nomes das artes plásticas, como Pragana, Maurício Arraes, Pedro Dias, Gil Vicente, João Câmara, entre outros.“Produzir uma exposição do artista José de Moura não é apenas produzir uma atividade ligada às artes plásticas, ela se expande, vai além, é uma verdadeira homenagem à cultura popular”, destaca Rinaldo Carvalho, responsável pelo projeto expográfico.

A exposição, que ficará aberta à visitação pública até o dia 12 de abril, ocupará das três galerias do Museu do Estado, revelando os personagens presentes no texto teatral, as obras dos artistas convidados e quadros da série Mangue, que também dialogam com o universo do Dr. Aluísio. A abertura também contará com performance circense, apresentação de mamulengos e encenação da peça teatral. O projeto conta com o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

Serviço

Lançamento do livro/catálogo e abertura da exposição Dr. Aloísio, profissão palhaço
Data: 01.03.2018, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Mepe)
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças

Assessoria de Imprensa da Cepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário