sábado, março 31, 2018

Petrolândia é mais uma vez destaque na TV Asa Branca com preparo da buchada de tilápia





Segundo o extensionista rural do IPA Tito Antônio Ferraz Jota, gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Serra Talhada, os municípios de Jatobá, Petrolândia e Itacuruba, em Pernambuco, tornam o Sertão de Itaparica uma das maiores regiões produtores de tilápia no Brasil. A produção é estimada em cerca de 22 mil toneladas de tilápias por ano e movimenta o mercado de insumos, com valor agregado pelo artesanato e também pela culinária, com geração emprego e renda para o povo sertanejo.

No dia 22 deste mês de março, o gerente regional e a equipe técnica do escritório do IPA - Ivo e Adriano - em Petrolândia acompanharam a reportagem da TV Asa Branca/Caruaru, afiliada da Rede Globo - repórter Caren Diniz e cinegrafista Pedro Ângelo, em mais uma reportagem sobre a cadeia produtiva da piscicultura no Sertão de Itaparica. De acordo com Tito Jota, já foram veiculadas na emissora de TV reportagens sobre o cultivo da tilápia em tanques-redes, o artesanato em couro de tilápia e, nessa oportunidade, foi destacada a buchada de tilápia, prato que enriquece a culinária da região. 

A reportagem de Caren Diniz mostrou o trabalho da artesã Fátima Belém, presidente da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, entidade acompanhada pelo IPA. A artesã, que também trabalha com artesanato em couro de tilápia, ensinou como fazer da buchada de tilápia, demonstrando diante das câmeras desde o seu preparo até a degustação. 

O vídeo da reportagem foi exibido no ABTV 1ª edição, na última quarta-feira (28). Assista ao vídeo da TV no catálogo da emissora>http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/receita-de-buchada-de-peixe-e-tradicional-durante-a-semana-santa-no-sertao-de-pe/6617602/


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos: Tito Antonio Ferraz Jota
Vídeo: TV Asa Branca/TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário