quinta-feira, 22 de março de 2018

Massa combinada com bacalhau é a sugestão da Marca Fortaleza para o almoço em família nesta Páscoa

São duas receitas perfeitas para celebrar a sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. Agradeça este período de união com pessoas importantes

Há várias formas de preparar e saborear receitas especiais com os diversos tipos de cortes de massa. Nesta época, é comum optarmos pelo consumo de peixes, ainda mais no tradicional almoço do feriado, que neste ano acontece dia 30 de março, data conhecida como Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão.

A Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, selecionou duas receitas para ajudar e inspirar na hora de montar o encontro com a família: Penne com Bacalhau desfiado ao Creme de Cebolas e Vinho Branco e Lasanha de Bacalhau com Farofa de Biscoito e Ervas.

Ingrediente preferido para esta celebração, o bacalhau é de fácil digestão e tem alto valor nutritivo, rico em minerais como o ferro e fósforo e vitaminas A, E e D. Contém ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico, e ômega-3, importante para diminuir o LDL e triglicerídeos, além de aumentar o HDL, fundamental no prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes.

Dica de chef: compre bacalhau demolhado e limpo ou deixe-o de molho coberto com água por no mínimo 12 horas, trocando cerca de 3 a 4 vezes a água (dentro da geladeira). Cozinhe em água nova até ficar macio. Escorra e desfie.

Veja o modo de preparo abaixo e agrade até os paladares mais exigentes.

Penne com Bacalhau desfiado ao creme de cebolas e vinho branco
Ingredientes:

Molho Branco
3 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor (60g)
2 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento) (20g)
1 e meia xícara (chá) de leite (360ml)
meia xícara (chá) de creme de leite (120ml)
sal e noz moscada a gosto

Refogado de bacalhau
6 colheres (sopa) de azeite (90ml)
3 cebolas grandes cortadas em gomos finos (450g)
650g de bacalhau demolhado, limpo, cozido e desfiado
meia xícara (chá) de vinho branco seco (120ml)
6 colheres (sopa) de azeitona verde picada grosseiramente (90g)
1 pacote de macarrão Penne Fortaleza (500g)
Modo de Preparo:
Molho Branco:
- Derreta a margarina e junte a farinha. Cozinhe, mexendo sempre, até obter uma pasta ligeiramente dourada (cerca de 1 minuto). Abaixe o fogo e acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre, até dissolver a pasta completamente. Junte o creme de leite e continue o cozimento até começar a encorpar levemente (o molho não deve ficar encorpado). Tempere com sal e noz moscada. Reserve.

Refogado de bacalhau
- Refogue a cebola no azeite até começar a dourar (cerca de 10 minutos). Junte o bacalhau e refogue demoradamente. Acrescente o vinho e refogue até evaporar. Junte a azeitona e o molho branco. Tempere com sal se necessário. Reserve. Cozinhe o macarrão tipo Penne Fortaleza conforme recomendação da embalagem. Escorra a massa e envolva-a no molho bem quente. Sirva em seguida.

Rendimento: 5 a 6 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Calorias: 908 kcal
Variação: Substitua o bacalhau por haddock ou salmão.

Lasanha de Bacalhau com Farofa de Biscoito e Ervas



Ingredientes
1 embalagem de Lasanha Fortaleza Lasanha (500g)
1kg de bacalhau
10 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho grande em cubinhos
5 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
2 litros de leite
10 tomates sem pele e sem sementes e picados
400g de muçarela, em fatias
a gosto sal, pimenta-do-reino, noz moscada, alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco e tomilho
1 embalagem de Fortaleza Cream Cracker
12 colheres (sopa) de azeite
1 pimentão verde grande, em cubinhos
300g de azeitonas pretas, sem caroços e picadas
5 colheres (sopa) de Farinha de trigo Finna Tipo I (sem fermento)
1 cebola, picada
1 litro de polpa de tomate
5 ovos cozidos, picados

Modo de preparo:

- Deixe na véspera 1 kg de bacalhau de molho na água na geladeira, troque a água pelo menos 4 vezes. No dia seguinte, ferva o bacalhau e faça lascas. Em uma panela grande, aqueça 6 colheres (sopa) de azeite, refogue 6 dentes de alho, acrescente as lascas de bacalhau, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 300g de azeitonas pretas, refogue bem e reserve.

- Prepare o molho branco. Em uma panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de margarina e doure 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.
- Prepare o molho de tomate. Em uma panela média aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, junte os 10 tomates, 1 litro de polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.

- Prepare a farofa de biscoitos com ervas. Coloque no processador o biscoito e bata até obter uma farofa. Em uma frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite , refogue 2 dentes de alho, junte a farofa de biscoito, as ervas picadas, mexa delicadamente e reserve.

- Monte a lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela, o recheio de bacalhau e os ovos em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco e molho de tomate.

- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos. Retire o papel-alumínio, acomode por cima a farofa de biscoito com ervas e leve ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Rendimento: 15 porções
Calorias: 642 calorias
Grau de dificuldade: Elaborado
Preparo: Forno e Fogão
Tempo de preparo: 2h

Dica
Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Siga a Marca Fortaleza nas redes sociais para saber mais dicas deliciosas e práticas.
Facebook: http://www.facebook.com/marcafortaleza
Twitter: http://twitter.com/marcafortaleza
Instagram: http://www.instagram.com/marcafortaleza
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509
www.marcafortaleza.com.br

Sobre a Fortaleza

Com mais de 60 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16,5 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Press à Porter Gestão de Imagem


0 comentários:

Postar um comentário