sábado, março 17, 2018

DPU Recife sedia seminário contra o racismo na próxima quinta (22)


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e Fórum de Juventude Negra de Pernambuco (FOJUNEPE) promovem o seminário “Defensoria Pública e Movimentos Sociais: Negritudes, Identidade e Luta contra o Racismo”, na próxima quinta-feira (22), das 9h às 17h, no auditório da sede da DPU no Recife.

No primeiro momento da programação, será tratado do extermínio da juventude negra, com mediação da defensora pública federal, Tarcila Maia, e com participação de Derson Silva (FOJUNEPE), de Nice Nick (ativista digital: 100% negra), de Girlana Diniz (gerente de igualdade racial da Prefeitura do Recife) e de Jaqueline Soares (grupo AdoleScER).

A resistência quilombola será abordada no segundo painel, com mediação do defensor público federal Geraldo Vilar e com a apresentação de Magno Araújo (Comunidade Quilombola Ilha de Mercês), de Fátima Silva (Comunidade Quilombola Onze Negras) e de Bianca Stella Barroso (Ministério Público de Pernambuco).

A terceira mesa de debatedores terá como tema: A solidão da mulher negra. A mediação será da defensora pública federal Fernanda Marques, com o debate de Rivane Arantes (SOS Corpo), de Sara Luz (Grupo de Criminologia Asa Branca), de Talita Rodrigues (Rede de Mulheres Negras de Pernambuco) e de Rivânia Rodrigues (Rede Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais Negras Autônomas e Feministas - Candaces).

A última apresentação do encontro será sobre as faces do racismo institucional, com mediação do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Igor Roque, e com palestras de Liana Lewis (Núcleo de Pesquisa em Relações Raciais Frantz Fanon (NUPPER) da Universidade Federal de Pernambuco, de Henrique Costa (Coletivo Mangueiras), de Vera Baroni (Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco) e de Mônica Oliveira (Federação de Órgão para Assistência Social e Educacional - Fase Pernambuco).

Aos participantes, será emitido certificado ao final do evento. A entrada é gratuita (sujeita ao limite de lotação: 120 lugares).

Serviço: Seminário “Defensoria Pública e Movimentos Sociais: Negritudes, Identidade e Luta contra o Racismo
Data: 22.03.2018
Horário: 9h às 17h
Endereço: Av. Manoel Borba, 640
Entrada gratuita (sujeita à lotação: 120 pessoas)

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
Defensoria Pública da União no Recife/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário