quarta-feira, 21 de março de 2018

Codevasf participa do 8º Fórum Mundial da Água


Foto: Cássio Moreira/Codevasf

Brasília sedia até a próxima sexta-feira (23) o 8º Fórum Mundial da Água. Como parte da programação desta terça-feira (20), uma sessão ligada ao tema Ecossistemas, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), tratou sobre a “Revitalização de bacias hidrográficas para subsidiar a quantidade e qualidade da água e o bem-estar humano”. O diretor de Revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra, mediou os debates.

“Participar ativamente de um evento como esse, como a Companhia participou desde a organização até a execução, nos permite ter uma visão global do que está sendo feito na área de revitalização de bacias, bem como de outros importantes aspectos que envolvem a água no mundo atual. E estamos muito felizes porque, vendo tudo que está sendo feito mundialmente, a importância de nosso trabalho sai reforçada”, afirmou Inaldo Guerra. Ele também agradeceu o apoio do Usace, entidade parceira da Codevasf.

Diversos técnicos da Codevasf estão participando do Fórum Mundial da Água. Segundo o gerente de Meio Ambiente, Sérgio Henrique Alves, que presidiu o grupo de trabalho da Codevasf para acompanhar a organização do evento, a participação é extremamente importante para colocar a empresa em contato não apenas com pessoas ou especialistas no assunto, mas também com novas tecnologias que podem ser aplicadas na área de atuação da Companhia.

“É um grande benefício para a empresa. É muito importante essa exposição positiva, demonstrando a nossa capacidade não apenas de coordenação, mas também de discussão de alto nível de assuntos relacionados à água em um ambiente global, tendo em vista que a Codevasf é uma empresa que pode oferecer serviços de qualidade com relação ao tema de recursos hídricos”, avaliou Alves.

Na sessão sobre revitalização de bacias hidrográficas foram discutidas várias ações, como medidas de conservação do solo, prevenção do fluxo de sedimentos para rios, regeneração da vegetação natural e outros aspectos.

Na avaliação do presidente da Codevasf, Avelino Neiva, a participação num evento desta magnitude demonstra a importância da Companhia como agente de desenvolvimento regional, que tem na área de recursos hídricos um ponto estratégico na sua atuação. “Prova disso é que a Codevasf tem acompanhado de perto e com entusiasmo a evolução do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco). A empresa será a operadora federal do sistema e tem se preparado para assumir essa responsabilidade de modo determinado e com profissionalismo. Para a população beneficiada, o empreendimento representa segurança e desenvolvimento”, destacou.

Integração do rio São Francisco

Durante a abertura do 8º Fórum Mundial da Água, na segunda-feira (19), o presidente Michel Temer afirmou para autoridades brasileiras e chefes de estado estrangeiros que a segurança hídrica está no “cerne” das políticas públicas do governo. Temer destacou a obra de integração do Rio São Francisco e o programa de revitalização na região. Conforme o presidente, “é preciso fazer chegar a água aos lares das famílias”. Ele afirmou que a conclusão da integração do rio São Francisco deve beneficiar 12 milhões de pessoas.

“Trata-se de projeto antigo, que agora estamos finalizando. Estimamos que sejam beneficiados no total, quando as obras estiverem completadas, cerca de 12 milhões de brasileiros no nordeste do país”, disse Temer.

Os visitantes do Fórum poderão visitar o estande do Ministério da Integração Nacional para conhecer a história do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (Pisf) e oficinas de origami, representando os animais resgatados a partir das ações de revitalização na região Nordeste.

Sobre o Fórum

Realizado a cada três anos, o Fórum Mundial da Água tem como objetivo estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade. Considerado o principal encontro para discutir o uso de recursos hídricos no planeta, o evento ocorre pela primeira vez no Hemisfério Sul. O tema desta edição é “Compartilhando Água”.

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água, e promovido pelo governo federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA); pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); e pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Codevasf
Com informações do Portal do 8º Fórum Mundial da Água e do Ministério da Integração Nacional


0 comentários:

Postar um comentário