sexta-feira, março 30, 2018

Apac sedia 1ª reunião anual de análise e previsão climática para o setor leste do Nordeste

Encontro analisou condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera

Foi realizada na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima, entre os dias 26 e 27 de março, a reunião anual para análise e previsão climática para o setor leste do Nordeste, além da apresentação do processo de validação do monitor de seca do Nordeste e construção de um modelo integrado agregando todas as instituições relacionadas à previsão do tempo, baseada nos indicadores focados nos impactos causados na sociedade.

Estiveram presentes na reunião representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet Brasília e 3º Distrito), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep-PE) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), além de técnicos dos centros estaduais de meteorologia do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Ceará.

Durante o encontro foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, nos últimos três meses, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando a elaborar o prognóstico climático para o trimestre que vai de maio a julho deste ano.

A análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros), e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil (Funceme, Inmet, CPTEC/Inpe) e do exterior indicaram o prognóstico climático para o período de abril, maio e junho.

Com o resultado da reunião, os meteorologistas apontam que modelos de previsão climática indicam para o próximo trimestre, em Pernambuco. “A previsão é de chuvas dentro da média no litoral, região metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e parte do Sertão do Pajeú. Já nos sertões do São Francisco, central e Itaparica a probabilidade é de chuvas abaixo da média durante o mesmo período”, afirmou Patrice Oliveira, gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Apac.

Assessoria de Imprensa APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário