quinta-feira, fevereiro 22, 2018

Petrolândia: Acompanhados por FBC e Fernando Filho, vereadores Delano Santos e Dedé de França, e comitiva do município, participam de audiência com Ministro da Integração Nacional



Nessa quarta-feira (21), no gabinete do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Brasília-DF, foram recebidos o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra Coelho, o presidente da Codevasf, Antônio Avelino Neiva, o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, o Coordenador de Produção Sustentável do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mychel Ferraz, acompanhados por comitiva de Petrolândia-PE, composta pela prefeita Janielma Souza, os vereadores Delano Santos e Dedé de França, o representante do Projeto Icó Mandantes, José Hiataedson, o presidente do Distrito de Irrigação do Projeto Apolônio Sales (DIPAS) Renato de Deta e, também representante do Projeto Apolônio Sales, o sr. Manoel Eloi (Seu Zezinho).

O objetivo da audiência com o ministro da Integração foi buscar soluções para manutenção do Sistema Itaparica de Irrigação, que abriga dez perímetros nos estados de Pernambuco e Bahia. Além de recursos para o custeio dos perímetros, foram discutidas medidas relacionadas à titulação das áreas e pavimentação de estradas.

No encontro, o senador defendeu medidas emergenciais e permanentes para garantir não só o funcionamento como também a reestruturação e revitalização do Sistema Itaparica. “Os produtores de Itaparica estão trabalhando e vivendo em condições e instalações inadequadas”, relatou Fernando Bezerra. “Os equipamentos que bombeiam água apresentam defeitos e os sistemas de irrigação estão ultrapassados, o que contribui para o aumento dos gastos de manutenção; principalmente, de energia elétrica”, acrescentou o vice-líder do governo no Senado. 

Segundo Helder Barbalho, o governo federal está empenhado em assegurar, no Orçamento da União deste ano, R$ 40 milhões para a manutenção dos perímetros de agricultura irrigada.

Os representantes de Petrolândia agradecem a recepção e cordialidade do senador Fernando Bezerra Coelho e dos ministros das Minas e Energias e da Integração Nacional e de suas assessorias nesta importante reunião. Destaque-se que todas as pautas de reivindicação apresentadas foram prontamente atendidas pelo Senador e Ministros presentes, demostrando, assim, preocupação com o Sistema Itaparica e a situação das famílias que dependem desses Projetos de Irrigação para sobreviverem.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria do vereador Delano Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário