quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Celpe realiza ações preventivas e de segurança para o Carnaval 2018 no Interior do Estado


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está dando atenção especial aos principais focos de folia no Interior do Estado neste Carnaval. Foram realizadas ações de manutenção ao longo dos circuitos que atendem aos polos de animação, bem como intervenções de melhoria na rede elétrica. Cerca de 500 quilômetros de linhas e redes foram inspecionados. Aproximadamente duas mil podas de árvores foram realizadas ao longo dos circuitos que atendem às maiores agremiações, reduzindo riscos de interferências da vegetação na rede de energia.

Em Bezerros, terra dos Papangus, haverá quatro equipes em revezamento na prontidão durante todo o Carnaval e uma turma para serviços mais complexos. A Celpe inspecionou cerca de 40 quilômetros de linhas de transmissão e circuitos de média tensão que suprem a cidade. Além disso, a Concessionária promoveu a poda de árvores, além da sinalização, com bandeirolas, das redes de alta tensão no corredor da folia.

Em Pesqueira, para o tradicional Carnaval dos Caiporas, a Celpe promoveu a medição dos níveis de tensão e realizou a manutenção dos equipamentos que atendem o pátio de eventos para o Carnaval. Foram executadas ainda inspeções na rede elétrica e podas ao longo dos circuitos de baixa tensão. No município de Triunfo, no Sertão pernambucano, acontece uma das brincadeiras de rua mais conhecidas do carnaval do Estado. Para a folia dos Caretas, a Celpe realizou inspeções e ações de manutenção na rede de distribuição de energia. As ações vão beneficiar também as cidades de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Ao todo, foram promovidas cerca de 5.400 intervenções na vegetação próxima aos fios.

O trajeto dos trios elétricos de Petrolina também recebeu atenção especial da Celpe. Foram instalados espaçadores de baixa e média tensão e bandeirolas de sinalização ao longo de todo o percurso. Inspeções e podas também foram promovidas para garantir o suprimento extra de energia durante o período. Em outros focos de folia, como os polos de Belém de São Francisco, Salgueiro e Floresta dos Navios, a Celpe realizou manutenção preventiva na rede elétrica e executou podas de árvores em mais de 200 pontos. Ações semelhantes, foram implementadas em Nazaré da Mata para receber os maracatus rurais, em Caruaru e em Garanhuns para os desfiles de troças e blocos de rua.

Durante todo o período carnavalesco serão mobilizadas, por dia, 30 equipes de prontidão. Diariamente, um contingente de 60 profissionais, entre eletricistas, coordenadores e engenheiros, estará monitorando o sistema elétrico e preparado para atuar em casos eventuais. O efetivo de profissionais foi reforçado em 40% para as festividades. O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede da Celpe, também foi reforçado e contará com uma estrutura de mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros, disponíveis 24 horas por dia.

SEGURANÇA – A distribuidora realizou vistorias em busca de irregularidades provocadas pelas ligações clandestinas. Ao longo da folia, nos tradicionais polos de concentração, a empresa contará com equipes de inspeção, que devem retornar aos locais onde foram removidas irregularidades para flagrar possíveis reincidências. O rigor visa garantir a segurança da população e preservar a continuidade no fornecimento de energia. O furto de energia, além de representar risco à vida, provoca prejuízos e é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Confira outras orientações para curtir o Carnaval com segurança:

- Não lance serpentina na rede elétrica, especialmente metálicas.
- Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico. O contato com a rede pode ser fatal.
- Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica.
- Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.
- Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.
- Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.
- Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer macaco é crime e coloca sua vida em risco.
- Em caso de fio partido, mantenha distância e avise a Celpe pelo telefone gratuito 116.

Ascom Celpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário