segunda-feira, janeiro 08, 2018

Sorte do ex-presidente Lula poderá ser decidida no dia 24 deste mês

Ex-presidente Lula (Foto: Assis Ramalho/arquivoBlogAR)

O PT prepara uma grande mobilização para o próximo dia 24, em Porto Alegre, onde a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidirá o futuro de Lula. Naquela data, estará sendo julgado um recurso ajuizado pelos advogados do ex-presidente contra a sentença do juiz Sérgio Moro, que o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pelos precedentes que se conhece daquela Turma, ela deverá confirmar o veredicto do magistrado paranaense, com duas consequências imediatas: inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa e prisão amparada no mais novo entendimento do STF, segundo o qual réu condenado em segunda instância deve começar imediatamente a cumprir a pena.

Eventual confirmação da sentença de 1ª instância não causará surpresa aos brasileiros, que já conhecem as virtudes e os defeitos do líder petista. Agora, para explicá-la à imprensa estrangeira dará mais trabalho. É que o ex-presidente foi condenado neste processo por suposto recebimento, a título de propina, de um apartamento tríplex na praia do Guarujá, em São Paulo. Só que o apartamento não é e nunca foi dele. Continua em nome da construtora que lhe teria oferecido a vantagem indevida. E isso não é fácil de explicar a quem não mora no Brasil.

Sem segundo turno
Caso saiam 3 candidatos ao governo estadual, deveremos ter nas próximas eleições pelo menos 6 candidatos a senador, já que duas vagas estarão em jogo. A Frente Popular é favorita para ficar com pelo menos 1 vaga. Basta o governador Paulo Câmara “casar” seus votos com pelo menos 1 de sua chapa. Como não há 2º turno para senador, quem obtiver 35% dos votos estará eleito.

Ação social > Já que não dispõe, no momento, de grandes obras para inaugurar, o governador Paulo Câmara está se “cosendo” com as pequenas: sistemas simplificados de abastecimento d’água em vilas, distritos e povoados. Custa pouco e o efeito social é imenso.

Adeus > Diversos políticos do Araripe foram a Trindade na última sexta-feira para o sepultamento do vereador João Leocádio, presidente do diretório local do PSDB. Ele cumpria o 3º mandato e era filho de Otacílio Leocádio, 1º prefeito do município. O ex-deputado Emanuel Bringel, principal liderança do PSDB na região, representou o partido no sepultamento.

Dobradinha > O presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT), começou a espalhar por Pernambuco as primeiras peças de propaganda ao lado do filho, Guilherme Uchoa Júnior, que vai disputar uma vaga na Câmara Federal. Júnior é um jovem empresário bem sucedido, que resolveu seguir a carreira do pai.

Quinteto > Eventual eleição de Lucas Ramos (PSB) para a Câmara Federal deixaria o governador Paulo Câmara (se for reeleito) com cinco fiéis escudeiros naquela Casa: o próprio, João Campos (PSB), Tadeu Alencar (PSB), Danilo Cabral (PSB) e Fernando Monteiro (PP). Felipe Carreras (PSB) não é do governador e sim do prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Festa de Reis > Os deputados Tadeu Alencar (PSB) e Rogério Leão (PR) circularam neste final de semana por São José do Egito onde se realizou a tradicional Festa de Reis. O 1º será apoiado no município pelo prefeito Evandro Valadares (PSB) e o 2º pelo ex-deputado José Marcos de Lima. O deputado Kaio Maniçoba (MDB), aliado do ex-prefeito Romério Guimarães (PT), não apareceu

Por: Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário