quarta-feira, janeiro 24, 2018

PRF e MPT realizam campanha de conscientização sobre trabalho escravo no CEASA-Recife nesta quinta (25)

Iniciativa contará com palestras e entrega de material informativo à população (Foto: Divulgação/PRF)

Uma campanha de conscientização sobre o trabalho escravo acontece na manhã da próxima quinta-feira (25), no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA), localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. A iniciativa é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), para chamar a atenção da sociedade na Semana Nacional de Combate a esse crime.

A ação contará com orientações e entrega de material informativo, para alertar as pessoas sobre como ocorre o trabalho escravo e de que forma é possível denunciá-lo. Para isso, será utilizado um ônibus adaptado, onde as equipes da PRF e do MPT realizarão palestras sobre o tema.

Entre os anos de 2009 a julho de 2017, a PRF realizou 344 operações em conjunto com o MPT e outros órgãos, que alcançaram 47.750 trabalhadores e ajudaram a resgatar 4.075 vítimas desse crime no Brasil. Desse total, 59 pessoas tinham menos de 16 anos, 74 tinham entre 16 e 18 anos, e 13 eram estrangeiros.

O crime de reduzir alguém a condição análoga à de escravo ocorre quando as pessoas são submetidas a trabalhos forçados ou a uma jornada exaustiva, submetendo-as a condições degradantes de trabalho ou dificultando sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador. Quem pratica este crime está sujeito a uma pena de dois a oito anos de reclusão, e multa, além da pena correspondente à violência praticada.

Antes de aceitar propostas de trabalho, recomenda-se que as pessoas busquem o máximo de informações sobre o empregador, se as condições e o local de trabalho são adequados, bem como qual a carga horária e o salário oferecido. Em caso de denúncia, o trabalhador pode ligar para o Disque 100 ou entrar em contato com o Ministério Público do Trabalho, através do site: www.mpt.gov.br. No campo "Serviços", há uma área destinada à coleta de denúncias.

Serviço: Campanha de conscientização sobre o trabalho escravo
Horário: 8h30 às 12h
Local: CEASA – km 70 da BR 101, no Curado

Núcleo de Comunicação Social PRF-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário