sábado, 27 de janeiro de 2018

Membros da Assiespe comemoram inserção de Autarquias no FIES


Nesta sexta-feira (26), na cidade pernambucana de Caruaru, o ministro da Educação, Mendonça Filho, oficializou a inserção das 13 Autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco no cadastro do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Até esta data, apenas a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape fazia parte do Programa no estado. O presidente da Facape e também da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco – Assiespe, Antonio Habib, acompanhou o ato ao lado dos presidentes de todas as Autarquias do Estado, comemorando mais uma vitória da Assiespe em favor da acessibilidade dos jovens ao ensino superior. Segundo Habib, "este ato poderá beneficiar mais de 5.000 (cinco mil) estudantes universitários, das Autarquias de Pernambuco". Também participaram do encontro o Diretor DIGEF/FNDE, Pedro Pedrosa e Vicente de Paula Almeida Júnior, Diretor da Secretaria de Ensino Superior Sesu.

Além das Autarquias de Pernambuco, outras 98 instituições em todo o país serão beneficiadas. “Nós estamos liberando o acesso ao Fies aos estudantes das autarquias de ensino brasileiras. A partir daqui, esses estudantes terão acesso ao Fies, o que é um grande benefício, porque faculta oportunidade de acessar a educação superior por parte de milhares de estudantes em todo o país”, celebrou Mendonça Filho. “O Fies passa por uma transformação muito grande. É um leque de oportunidade que está sendo ofertado para todo o Brasil”, completou.


A mudança atinge instituições criadas pelo poder público municipal ou estadual antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 e que não são mantidas total ou predominantemente por recursos públicos. A oferta de vagas por meio do Fies deverá ser restrita aos cursos não gratuitos dessas autarquias. Atualmente, apenas 14 autarquias municipais ofertam vagas pelo Fundo.


ASSIESPE - Sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 18 de outubro de 1999 pelo professor Licínio Antônio Lustosa Roriz que abrange treze Autarquias Municipais de Ensino Superior no Estado de Pernambuco. Tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e econômico das instituições em consonância com as políticas nacionais, regionais, estaduais e municipais voltadas para a Educação Superior. Para consecução de seus objetivos promove encontros, fóruns, eventos diversos na área de educação superior, produção cultural, científica e tecnológica, objetivando formação de parcerias, integração, intercâmbio educacional, tecnológico e científico, discussão, avaliação de programas, projetos e políticas, moldadas para o desenvolvimento educacional, econômico e social da região e ainda a formalização de propostas coletivas de interesse dos associados. Estamos abertos a parcerias, convênios com universidades, órgãos e entidades governamentais, objetivando a realização de pesquisas e desenvolvimento de programas voltados para o fortalecimento e desenvolvimento das instituições de Ensino Superior. É nosso maior desejo e firme propósito fortalecer a união entre as instituições de Ensino Superior, Públicas ou Privadas, que concordem com nossos princípios éticos, direcionando esforços à causa da educação, que diminui injustiças, promove cidadania, liberta consciências, nutre o espírito e enobrece o SER. Baixe o Estatuto da ASSIESPE em: https://drive.google.com/file/d/0B-Af43M0jGvaVVNZYTdzSTlYczA/view?usp=sharing

ASSIESPE


0 comentários:

Postar um comentário