segunda-feira, janeiro 29, 2018

Mais de 500 aves apreendidas em fiscalização ambiental chegam ao Cetas Tangara


Agentes da Cipoma realizaram as apreensões no sábado e no domingo, na Linha do Tiro e no Cordeiro, no Recife (Foto: Cipoma)

Duas investidas dos policiais da Cipoma resultaram na apreensão, no fim de semana, de 551 aves, de diversas espécies, que seriam comercializadas ilegalmente no Recife. As ações de fiscalização ambiental ocorreram nos bairros da Linha do Tiro e do Cordeiro, zonas Norte e Oeste da capital, respectivamente. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde passarão por reabilitação e depois serão devolvidos à natureza.

O combate ao tráfico de animais silvestres tem se intensificado no Estado, com ações constantes. A feira livre do Cordeiro, onde neste domingo (28) agentes da Cipoma apreenderam 503 aves e lavraram TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) em desfavor de duas pessoas, já havia sido alvo de outra ação, em dezembro, quando 200 aves – a grande maioria (196) canários-da-terra – foram apreendidas e outras pessoas foram conduzidas à delegacia.

Outras ações recentes, também com apreensões, foram realizadas em Garanhuns, Gravatá, Carpina, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. E , no sábado (27),na primeira investida do fim de semana, as fiscalização foi na Linha do Tiro, no Recife, onde 48 pássaros foram apreendidos e , da mesma forma, encaminhados para reabilitação no Cetas Tangara.

Entre os 551 pássaros que chegaram ao Centro de Triagem da CPRH, com as ações do fim de semana, há galos de campina, canários, cardeais, papa capins, garibaldis, azulões, sibitos, coleirinhos, caboclinhos, tico-ticos, jandaias, concrizes, sabiás, bigodes e bicos-de-lacre, espécie considerada exótica. Serão avaliadas e passarão por reabilitação, antes de serem soltas em seus habitats naturais.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário