quinta-feira, janeiro 11, 2018

Governo de Pernambuco oferece cursos gratuitos em gastronomia, jardinagem, moda e beleza


Projeto IDEIA leva capacitação para 16 municípios em todas as regiões do Estado (Foto: Henrique Lima)

O ano está apenas começando e há muitas oportunidades para todos aqueles que estão empenhados em buscar novos horizontes, melhorar o currículo ou se preparar para empreender. O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), oferece cursos gratuitos em 16 municípios, em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão. Há turmas em diferentes áreas como beleza, moda, gastronomia e jardinagem.

Na área de cuidados com a beleza, há três opções de cursos: Make & Hair para Eventos e Festas nos municípios de Afogados da Ingazeira e Salgueiro; Design de Mechas em Serra Talhada, Belo Jardim e Arcoverde e Corte de Cabelo e Escova na cidade de Floresta. Já quem gosta de moda pode aprender sobre Vitrinismo no Cabo de Santo Agostinho e Toritama.

Outros cursos que serão um sucesso são os de gastronomia. Em Garanhuns e Limoeiro, haverá uma turma de Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet. Já em Ouricuri e Carpina os alunos aprenderão a planejar um negócio de Doces e Salgados para Festas. Em Lagoa Grande, o curso será Preparo de Doces e Licores. E em Paudalho haverá uma turma de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

Em Gravatá, o curso Técnicas Básicas de Jardinagem promete movimentar o espaço público. Isso porque a aula prática será em um dos points da cidade, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, que será devolvido à população mais bem cuidado depois do trabalho que os alunos realizarão no local com atividades para compreender sobre o plantio e cuidados com as plantas, flores e horta. Em Petrolina, os alunos também mexerão com flores dessa vez no curso de Montagem de Arranjos Florais.

O projeto IDEIA tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas serão ministradas em parceria com o Senac e desenvolverão conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas.

Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.

Cabo de Santo Agostinho – Vitrinismo – Manhã
Gravatá – Técnicas Básicas para Jardinagem – Manhã
Afogados da Ingazeira – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
Serra Talhada – Design de Mechas – Tarde
Belo Jardim – Design de Mechas – Tarde
Garanhuns – Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – Tarde
Floresta – Corte de Cabelo e Escova – Noite
Arcoverde – Design de Mechas – Noite
Salgueiro – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
Ouricuri – Doces e Salgados para Festas – Tarde
Toritama – Vitrinismo – Noite
Petrolina – Montagem de Arranjos Florais – a definir
Lagoa Grande – Preparo de Doces e Licores – a definir
Limoeiro - Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – a definir
Carpina - Doces e Salgados para Festas – a definir
Paudalho – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos - a definir

Gerência de Comunicação Sempetq

Nenhum comentário:

Postar um comentário