sexta-feira, janeiro 19, 2018

Estado de PE solicita 10 mil doses extras de vacina contra a febre amarela


Diante da busca pela vacina, a Secretaria Estadual de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 10 mil doses extras a Pernambuco. O estado receberá, em fevereiro, 20 mil doses, o dobro da quantidade habitual. Ontem foi mais um dia de filas nos postos de saúde do Recife. Nas unidades privadas, os lotes já acabaram. Somente no Cidrim Vacinas, que em todo 2017 aplicou 30 doses, foram comercializadas, na semana passada, 170. A Sanofi Pasteur solicitou à Anvisa, em caráter excepcional, a importação de um novo lote da vacina, que estará disponível em cerca de 30 dias.

No Recife, o atendimento têm sido realizado nos postos de saúde por ordem de chegada, das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde da cidade informou que está em contato com a Secretaria Estadual e o Ministério de Saúde, avaliando a demanda e solicitando novos lotes, de acordo com a necessidade. Uma produtora de eventos, de 24 anos, que não quis se identificar, adiantou a compra de uma passagem aérea para garantir a imunização. “Vou viajar a São Paulo em março e minha mãe insistiu para que eu comprasse logo a passagem. Estava esperando uma promoção, mas acabei pagando R$ 200 a mais para obter o comprovante”, disse.


Pernambuco passará a oferecer teste sorológico entre o fim de fevereiro e início de março, para agilizar a confirmação ou descarte de casos. Hoje, o material coletado vai para o Pará e o resultado pode demorar até 45 dias. Com os testes locais, o prazo será de seis dias. “Já está em curso um proceso de licitação. Os testes vão ser feitos para pessoas de alto risco, notificadas. Já temos equipes capacitadas e estamos esperando insumos”, detalhou Iran Costa. No carnaval, haverá distribuição de folhetos.

Por: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário