terça-feira, janeiro 16, 2018

Curso forma Agentes Populares em Educação Ambiental para a APA de Santa Cruz

Formação é uma parceria da CPRH com o Cepan e, após a conclusão, os 50 participantes vão desenvolver ações na Área de Proteção Ambiental (Foto: CPRH/Divulgação)

Depois da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, na Mata Sul, e do Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, é a vez da APA de Santa Cruz, na Região Metropolitana Norte de Pernambuco, iniciar um curso de Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental. Com 50 participantes, em duas turmas, o curso foi iniciado nesta segunda (15) e prossegue até a sexta-feira (19).

A formação é promovida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em parceria com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), dentro dos programas voltados para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado. A iniciativa é tocada com recursos da compensação ambiental.

Com foco na formação, a primeira etapa do curso vai até a sexta (19), com aulas pela manhã e à tarde, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Eurídice Cadaval, em Itapissuma. Foram selecionados 50 atores sociais da sociedade civil e do poder público que possuem envolvimento com atividades e projetos inseridos na APA. Entre eles, agricultores, pescadores, gestores, professores e estudantes das redes municipais de Itapissuma, Itamaracá e Goiana, municípios com territórios na APA.

Entre os temas contemplados na formação, estão: Conservação da Biodiversidade e Serviços Ambientais, Geotecnologias Aplicadas a Conservação, Invasões Biológicas, Legislação Ambiental, Ética e Resolução de Conflitos e Educação Ambiental. Posteriormente, numa segunda etapa ainda a ser agendada, os participantes vão elaborar projetos de intervenção (EA) que serão desenvolvidos na APA.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário