quinta-feira, dezembro 07, 2017

Terezinha Nunes cobra intérprete de libras nos estabelecimentos públicos para atendimento as pessoas surdas


Foto: Detran-MA/Divulgação

Como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, a deputada Terezinha Nunes (PSDB), cobrou durante a reunião ordinária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), desta quarta-feira (6), a aplicação da Legislação estadual que obriga a presença de intérpretes de Libras em órgãos públicos para o atendimento a pessoas surdas. A deputada tucana informou que enviou ofício à Secretaria de Administração do Estado e à Prefeitura do Recife para cobrar o cumprimento da lei e comunicou que está apresentando um projeto de lei para estender a obrigatoriedade da presença de intérpretes também para hospitais, bancos e escolas particulares.

“Pernambuco tem cerca de 300 mil pessoas surdas, sendo que somente 12 mil delas conseguem se comunicar sem a Libras. A lei é de 1999 e não é cumprida. Não podemos mais fechar os olhos para essa questão”, afirmou Terezinha durante discurso. A Lei nº 11.686/1999 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como “meio de comunicação objetiva e de uso corrente” em Pernambuco.

A parlamentar também reiterou pedido para que a Assembleia disponha de intérpretes de libras durante as reuniões plenárias para promover a inclusão da pessoa com deficiência auditiva à Casa Joaquim Nabuco.

Assessoria de Imprensa deputada estadual Terezinha Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário