sábado, dezembro 16, 2017

Solenidade na Assembleia Legislativa celebra os 18 anos do PSB Mulher


Foto: Roberto Pereira Jr

A luta pela igualdade de gênero promovida pela Secretaria Nacional das Mulheres (SNM) do Partido Socialista Brasileiro foi evidenciada na noite desta quinta-feira (14) em solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 2017, a SNM completou 18 anos. Em homenagem ao aniversário, a deputada Estadual Laura Gomes (PSB) propôs uma sessão solene para registrar a data. O evento contou com a participação de membros das executivas nacional e Estadual do PSB Mulher.

Durante seu pronunciamento, a propositora da homenagem, a deputada Laura Gomes destacou que as mulheres são maioria na população brasileira e também entre as eleitoras. Ela frisou que, apesar disso, a participação na política ainda é baixa. Laura destacou o papel do PSB Mulher na luta pelo fortalecimento das políticas de gênero. “Pela primeira vez, a nossa organização partidária feminina está presente em todos os 27 estados do País. Isso mostra o avanço do PSB para concretizar a afirmação da Secretária Nacional, Dora Pires, de que ‘não dá pra fazer política sem as mulheres’”, ressaltou Laura.


Dora Pires, por sua vez, destacou o papel do ex-governador Miguel Arraes na criação do segmento, falou sobre as políticas para mulheres nas gestões do PSB, e dos avanços já conquistados pelo gênero. “Nós, mulheres, já conquistamos a reserva de uma cota mínima de 30% e máxima de 70% para cada sexo nas eleições proporcionais. Conquistamos também a obrigatoriedade da cota de 5% da aplicação do recurso do fundo partidário para promoção de políticas públicas para as mulheres, além da destinação de 10% do tempo fixado da propaganda partidária para promover e difundir a participação política feminina”, disse.

Dora também destacou que o engajamento feminino é primordial para continuar as transformações já iniciadas. “Participar ativamente é fundamental para as mulheres ocuparem os espaços de poder, além de fortalecer as bases sociais para potencializar e concretizar nossa luta através das representantes eleitas”.

Presente na solenidade, o presidente estadual Sileno Guedes ressaltou como as gestões do PSB atuam pelo fortalecimento das políticas de gênero. “Você sabem o que significou a criação da Secretaria da Mulher em 2007, o que representou para a luta das mulheres, o que representou de transformação para milhares de pernambucanos. Foi no Recife, também na gestão do PSB, que se criou a primeira Secretaria da Mulher. Estou dizendo isso pra reforçar que é muito bom quando nós, enquanto militantes, fazemos nossos cursos de formação e escrevemos manifestos, mas é melhor ainda quando temos a possibilidade de executar o que a gente sonha e o que a gente milita”, destacou.

A solenidade contou com a participação da secretária estadual da Mulher, Sílvio Cordeiro, de representantes de diversos segmentos do PSB de Pernambuco, além de membros da Executiva nacional das Mulheres do PSB.

Assessoria de Imprensa do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário