sexta-feira, dezembro 08, 2017

Professores e funcionários recebem certificados no Encontro Territorial do Projeto Cisternas nas Escolas em Cabrobó



Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, compõe, junto com Orocó e Araripina, o território do Projeto Cisternas nas Escolas implementado pela ONG Chapada – Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe, realizado pela ASA Brasil – Articulação no Semiárido Brasileiro, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA. O Projeto tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva.

Nessa quinta-feira (07), professores e funcionários da Secretaria de Educação de Cabrobó participaram de mais um Encontro Territorial do Projeto Cisternas nas Escolas para receberem o certificado de conclusão no curso de aproveitamento e beneficiamento da água captada nas cisternas construídas dentro das escolas.
Estavam presentes o prefeito Marcilio Cavalcanti, a secretária de educação de Cabrobó, Lorena Sampaio, gestores e professores do município; o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais e representante da ASA, Antônio Nestor, representantes da ONG Chapada e da Secretaria de Educação de Orocó.

“A água na escola possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos. Sem água não se quer merenda escolar. Temos nos esforçado para construir parcerias com as organizações de convivência com o semiárido que podem auxiliar o governo municipal e trazer projetos como este. Nossa gestão é participativa e totalmente voltada para as necessidades da população”, argumentou o prefeito Marcilio Cavalcanti.

Cinco escolas de Cabrobó receberam as cisternas e os gestores, professores e funcionários participaram das capacitações para melhor uso dessa água. “Outras escolas receberiam as cisternas, mas devido a nucleação de algumas delas, e outros critérios fomos beneficiados com essas cinco cisternas. Sabemos da importância da água na permanência de alunos e professores em sala de aula, para a merenda escolar e desenvolvimento de outros projetos na escola como as hortas. Estamos satisfeitos com o envolvimento de todos nesse projeto”, destacou a secretária de educação, Lorena Sampaio.

Para o representante da Articulação do Semiárido em Cabrobó, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Nestor, as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento de projetos como este para beneficiar a população. “Estamos aqui todos em parceria para desenvolver esta e outras ações para Cabrobó”, reforçou.

O projeto abrange escolas dos nove estados do Semiárido (PE, PB, AL, SE, BA, CE, RN, PI e MG) que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal. Essa lista inclui as escolas localizadas em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, que devem ser priorizadas nas ações do Cisternas nas Escolas. Os municípios envolvidos no projeto nesta região são: Araripina, Cabrobó e Orocó.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cabrobó

Nenhum comentário:

Postar um comentário